Expectativas para o Outono/ Inverno

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por manelmeteo 24 Set 2015 às 20:11.

1. StormyAlentejo

StormyAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    19 Set 2014
    Local:
    Beja/Lisboa
    Lembro-me de quando era puto, havia grandes trovoadas secas em Agosto. Os meus avós diziam sempre que vento a soprar de Espanha era sinal de trovoadas e o que era certo é que lá apareciam elas vindas de Espanha!
    Agora a temperaturas entre litoral e interior, sei bem o que é essa diferença... Seja de inverno ou verão, ao fim-de-semana quando regresso ao Alentejo, é uma diferença abismal de extremos. Tantas vezes que costumo sair de Lisboa no verão e chegar ao Alentejo já noite e estar mais calor lá do que em Lisboa em plena hora de almoço. E de inverno é um gelo terrível... Mas no que toca a chuva, o litoral ganha sempre...

Collapse Signature Expandir Assinatura
    Tiagolco e joralentejano gostaram disto.
  2. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches | Leiria
    Lembro-me de ir para as partes mais altas da vila, ver as trovoadas secas que de vez em quando se concentravam na zona de Elvas e Badajoz, mas agora já nada disso acontece....Nos somos um país pequeno mas os climas no litoral e no interior são muito diferentes

Tiagolco gostou disto.
  3. Tiagolco

Tiagolco
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Jul 2015
    Local:
    Carnaxide, Oeiras/ Sta Mta de Penaguião, Vila Real
    Desculpem o off-topic: Não tenhas muitas esperanças...aquilo pode desaparecer tudo na próxima saída. O mar ajuda muito a manter as temperaturas, e nós também temos o vento, que vem de norte, que nos afeta,bastantes dias, e que ajuda a amenizar a temperatura. Quanto a trovoadas, por aí há mais insolação e isso é um factor que também ajuda no seu desenvolvimento, e nós aqui temos o problema da brisa marítima que atrapalha as nossas amigas :D

joralentejano gostou disto.
  4. Tiagolco

Tiagolco
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Jul 2015
    Local:
    Carnaxide, Oeiras/ Sta Mta de Penaguião, Vila Real
    Lisboa no inverno é terrível. Houve dias, em Janeiro, em que a temperatura máxima não passou dos 5 graus, por causa do nevoeiro gélido proveniente do interior. Foi um dia difícil de esquecer, não só por causa do frio mas também da paisagem com o nevoeiro :D

joralentejano gostou disto.
  5. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches | Leiria
    Nao ganho porque já sei o que a casa gasta... Agora nos meteogramas estão previstos 24,6mm na próxima saída já deve estar tudo no 0.... A culpa de nao termos neve a cotas baixas é dessa brisa marítima e de nao termos instabilidade com mais frequência tambem

Tiagolco gostou disto.
  6. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches | Leiria
    Lembro -Me desses dias, ouve um dia que a máxima nao chegou aos 4°C

Tiagolco gostou disto.
  7. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Peço à moderação para mover este tópico para a "Meteorologia Geral", visto que não é um tópico de seguimento meteorológico. ;)

Mas vamos ao que interessa!
    Por mim o Outono começava ameno e com umas boas trovoadas até Novembro. Depois as duas primeiras semanas de Novembro gostava de ter umas boas superfícies frontais, seguidas de generosos pós-frontais. Nas duas ultimas semanas de Novembro podíamos ter algum tempo anticiclonico, com uma entrada fria e seca, para termos as primeiras geadas, depois com o frio já instalado podia vir nos primeiros dias de Dezembro uma entrada fria mas húmida de componente Atlântica que com o frio já instalado daria neve a cotas acima dos 600/700m. :D

O Inverno deixo para mais tarde. :D

#22 MSantos, 25 Set 2015 às 00:26
    Última edição: 25 Set 2015 às 00:47
    Tiagolco gostou disto.
  8. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Também o tópico de Seguimento Livre tornou-se num tópico de desejos e não de seguimento :facepalm:

EDIT: Introduz-se qualquer outro tema e corta-se qualquer assunto que se esteja a debater.

#23 Gerofil, 25 Set 2015 às 00:32
    Última edição: 25 Set 2015 às 00:45
  9. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    No "Seguimento Livre" vale tudo o que seja sobre meteorologia e não se enquadre nem nos tópicos de seguimentos nem no de previsões. ;)

#24 MSantos, 25 Set 2015 às 00:38
    Última edição: 25 Set 2015 às 00:48
    StormyAlentejo gostou disto.
  10. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    A primeira foto difinitivamente não é de 2013 (para já não falar de ter muitas dúidas da localização de tal forma que é usada há anos a fio em centenas de sites)...

StormRic gostou disto.
  11. squidward

squidward
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    4 Abr 2007
    Local:
    Unhos - Loures \ Lisboa
    Por aquilo que vivi, contínuo a acreditar no "síndrome dos anos acabados em 5" ou seja, um paralelismo com 1995 e 2005, anos de seca em que só voltou a chover a partir de Outubro.

12. Dias Miguel

Dias Miguel
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Jan 2015
    Local:
    Portalegre
    Off-Topic: A foto que tenho de perfil é do nevão de 2010 na minha linda aldeia, no dia 10 de janeiro.

Quanto às fotos que vi, sinceramente não me recordo de um nevão tão forte em 2013, na zona da Serra de S. Mamede...
    Este ano nevou a partir dos 700 mts, no dia 6 de fevereiro, que tive a sorte de ver e sentir, com temperaturas negativas nessa noite.

Quanto às minhas expectativas para o Outono/Inverno, sem dúvida vão no sentido de precipitação acima do normal, mas em períodos longos, pois sabemos o que fazem as precipitações fortes e repentinas. O solo e os aquíferos estão a necessitar de água urgentemente.
    Claro que também desejo algum evento de neve em cotas baixas mas, apesar de ser um ano de El Niño e haver mais probabilidades para isso, há que ser realista e não esperar nada de excepcional... :):rain::cold:

13. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Trovoada, chuva, muito frio e neve em quantidades generosas a cotas baixas.

MSantos gostou disto.
  14. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Não faço a minima que Outono/Inverno está para vir, só posso aqui deixar os meus desejos, basicamente um pouco de tudo,trovoada, chuva, geada, e pronto, já fico satisfeito.
    Vamos la ver se consigo bater o registo do inverno ano passado, -3,3ºC.

Não quero vento, dado que foi dos verões mais ventosos os dos últimos anos.

StormRic e MSantos gostaram disto.

Partilhar esta Página