Expectativas para o Outono/ Inverno

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Lembro-me de quando era puto, havia grandes trovoadas secas em Agosto. Os meus avós diziam sempre que vento a soprar de Espanha era sinal de trovoadas e o que era certo é que lá apareciam elas vindas de Espanha!
Agora a temperaturas entre litoral e interior, sei bem o que é essa diferença... Seja de inverno ou verão, ao fim-de-semana quando regresso ao Alentejo, é uma diferença abismal de extremos. Tantas vezes que costumo sair de Lisboa no verão e chegar ao Alentejo já noite e estar mais calor lá do que em Lisboa em plena hora de almoço. E de inverno é um gelo terrível... Mas no que toca a chuva, o litoral ganha sempre...
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Lembro-me de quando era puto, havia grandes trovoadas secas em Agosto. Os meus avós diziam sempre que vento a soprar de Espanha era sinal de trovoadas e o que era certo é que lá apareciam elas vindas de Espanha!
Agora a temperaturas entre litoral e interior, sei bem o que é essa diferença... Seja de inverno ou verão, ao fim-de-semana quando regresso ao Alentejo, é uma diferença abismal de extremos. Tantas vezes que costumo sair de Lisboa no verão e chegar ao Alentejo já noite e estar mais calor lá do que em Lisboa em plena hora de almoço. E de inverno é um gelo terrível... Mas no que toca a chuva, o litoral ganha sempre...
Lembro-me de ir para as partes mais altas da vila, ver as trovoadas secas que de vez em quando se concentravam na zona de Elvas e Badajoz, mas agora já nada disso acontece....Nos somos um país pequeno mas os climas no litoral e no interior são muito diferentes
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
A trovoada nao foi nada de jeito, desde dia 14 de junho que nao chove nada de jeito...Hahaha pode ser que sim, estou a ver que o dia das eleições talvez seja a mudança, mas nao vou ganhar esperanças senão acontece como este fim de semana... Olha que não, o litoral no verão tem sempre mais sorte principalmente num verão como este... Enquanto o litoral tinha temperaturas que nao passavam dos 30°C o interior tinha temperaturas acima dos 40°C, o tempo das trovoadas ao longo do verão já la vai, agora resume-se apenas a calor e céu limpo
Desculpem o off-topic: Não tenhas muitas esperanças...aquilo pode desaparecer tudo na próxima saída. O mar ajuda muito a manter as temperaturas, e nós também temos o vento, que vem de norte, que nos afeta,bastantes dias, e que ajuda a amenizar a temperatura. Quanto a trovoadas, por aí há mais insolação e isso é um factor que também ajuda no seu desenvolvimento, e nós aqui temos o problema da brisa marítima que atrapalha as nossas amigas :D
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Lembro-me de quando era puto, havia grandes trovoadas secas em Agosto. Os meus avós diziam sempre que vento a soprar de Espanha era sinal de trovoadas e o que era certo é que lá apareciam elas vindas de Espanha!
Agora a temperaturas entre litoral e interior, sei bem o que é essa diferença... Seja de inverno ou verão, ao fim-de-semana quando regresso ao Alentejo, é uma diferença abismal de extremos. Tantas vezes que costumo sair de Lisboa no verão e chegar ao Alentejo já noite e estar mais calor lá do que em Lisboa em plena hora de almoço. E de inverno é um gelo terrível... Mas no que toca a chuva, o litoral ganha sempre...
Lisboa no inverno é terrível. Houve dias, em Janeiro, em que a temperatura máxima não passou dos 5 graus, por causa do nevoeiro gélido proveniente do interior. Foi um dia difícil de esquecer, não só por causa do frio mas também da paisagem com o nevoeiro :D
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Desculpem o off-topic: Não tenhas muitas esperanças...aquilo pode desaparecer tudo na próxima saída. O mar ajuda muito a manter as temperaturas, e nós também temos o vento, que vem de norte, que nos afeta,bastantes dias, e que ajuda a amenizar a temperatura. Quanto a trovoadas, por aí há mais insolação e isso é um factor que também ajuda no seu desenvolvimento, e nós aqui temos o problema da brisa marítima que atrapalha as nossas amigas :D
Nao ganho porque já sei o que a casa gasta... Agora nos meteogramas estão previstos 24,6mm na próxima saída já deve estar tudo no 0.... A culpa de nao termos neve a cotas baixas é dessa brisa marítima e de nao termos instabilidade com mais frequência tambem
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Lisboa no inverno é terrível. Houve dias, em Janeiro, em que a temperatura máxima não passou dos 5 graus, por causa do nevoeiro gélido proveniente do interior. Foi um dia difícil de esquecer, não só por causa do frio mas também da paisagem com o nevoeiro :D
Lembro -Me desses dias, ouve um dia que a máxima nao chegou aos 4°C
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Peço à moderação para mover este tópico para a "Meteorologia Geral", visto que não é um tópico de seguimento meteorológico. ;)

Mas vamos ao que interessa!
Por mim o Outono começava ameno e com umas boas trovoadas até Novembro. Depois as duas primeiras semanas de Novembro gostava de ter umas boas superfícies frontais, seguidas de generosos pós-frontais. Nas duas ultimas semanas de Novembro podíamos ter algum tempo anticiclonico, com uma entrada fria e seca, para termos as primeiras geadas, depois com o frio já instalado podia vir nos primeiros dias de Dezembro uma entrada fria mas húmida de componente Atlântica que com o frio já instalado daria neve a cotas acima dos 600/700m. :D

O Inverno deixo para mais tarde. :D
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Peço à moderação para mover este tópico para a "Meteorologia Geral", visto que não é um tópico de seguimento meteorológico. ;)

Também o tópico de Seguimento Livre tornou-se num tópico de desejos e não de seguimento :facepalm:

EDIT: Introduz-se qualquer outro tema e corta-se qualquer assunto que se esteja a debater.
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Também o tópico de Seguimento Livre tornou-se num tópico de desejos e não de seguimento :facepalm:

No "Seguimento Livre" vale tudo o que seja sobre meteorologia e não se enquadre nem nos tópicos de seguimentos nem no de previsões. ;)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormyAlentejo

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja




Deixo por exemplo aqui 3 fotos do ultimo grande nevão por aqui em 2013, este ano e o ano passado também nevou mas foi só lá no alto da serra.


A primeira foto difinitivamente não é de 2013 (para já não falar de ter muitas dúidas da localização de tal forma que é usada há anos a fio em centenas de sites)...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Por aquilo que vivi, contínuo a acreditar no "síndrome dos anos acabados em 5" ou seja, um paralelismo com 1995 e 2005, anos de seca em que só voltou a chover a partir de Outubro.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Esse nevão e o de 2010, mas o de 2010 foi grande evento, nevou a contas 0 e na serra acho que nao nevou... Foi estranho

Off-Topic: A foto que tenho de perfil é do nevão de 2010 na minha linda aldeia, no dia 10 de janeiro.
30895900.jpg


30895806.jpg


30896078.jpg


30895987.jpg


Quanto às fotos que vi, sinceramente não me recordo de um nevão tão forte em 2013, na zona da Serra de S. Mamede...
Este ano nevou a partir dos 700 mts, no dia 6 de fevereiro, que tive a sorte de ver e sentir, com temperaturas negativas nessa noite.

Quanto às minhas expectativas para o Outono/Inverno, sem dúvida vão no sentido de precipitação acima do normal, mas em períodos longos, pois sabemos o que fazem as precipitações fortes e repentinas. O solo e os aquíferos estão a necessitar de água urgentemente.
Claro que também desejo algum evento de neve em cotas baixas mas, apesar de ser um ano de El Niño e haver mais probabilidades para isso, há que ser realista e não esperar nada de excepcional... :):rain::cold:
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Trovoada, chuva, muito frio e neve em quantidades generosas a cotas baixas.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Não faço a minima que Outono/Inverno está para vir, só posso aqui deixar os meus desejos, basicamente um pouco de tudo,trovoada, chuva, geada, e pronto, já fico satisfeito.
Vamos la ver se consigo bater o registo do inverno ano passado, -3,3ºC.

Não quero vento, dado que foi dos verões mais ventosos os dos últimos anos.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e MSantos