Extremos da pressão atmosférica em Portugal e no Mundo

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
sinceramente acho que a pressão em nada altera a condição física, o corpo ajusta-se a pressão e como a concentração é igual em nada altera

Claro que não existe qualquer impacto no ser humano da pressão ser baixa ou alta, tem muito maior impacto a variação da humidade em pessoas que sofrem de reumatismo.
 
Última edição:


camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
penso que o assunto veio a baila por associação ao mal de altitude, que se deve não a pressão mas pela diminuição de O2, mas também só aparece se a subida for muito rápida. Por exemplo o mal dos mergulhadores só se manifesta em quem usa garrafa, em apeneia é muito difícil acontecer
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
"Dores de cabeça principalmente com esta pressão atmosférica muito elevada sobre nós." Luis Henrique Serrano.

No seu Facebook pessoal, o nosso amigo Serrano postou isto, creio que ele saberá mais do que grande parte de nós aqui :)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Veremos se hoje é o dia em que o nosso IPMA confirma os máximos de pressão do dia de ontem... eles é que têm os registos. :)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Por Moscavide, o máximo registado foi de 1043,2 hPa, ontem.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...ticias/textos/clima-extremo-press-012014.html

Para quem queria a menção do IPMA da pressão.

2015-01-13 (IPMA)



Desde o dia 16 de dezembro de 2014 que a Península Ibérica e a região Atlântica adjacente tem estado sob a influência de um anticiclone de bloqueio, registando-se valores altos da pressão atmosférica no território do Continente.

O posicionamento do núcleo principal daquele anticiclone no norte da Península Ibérica a partir do início do ano de 2015, associado a uma forte subsidência na baixa e média troposfera, até cerca dos 3000 metros de altitude, originou um aumento da pressão à superfície, registando-se valores superiores a 1040 hPa no nordeste transmontano, nos dias 1 a 4 de janeiro, e em quase todo o território continental, de 8 a 10. No dia 9, com o núcleo do anticiclone localizado entre Bragança e Salamanca, registou-se, às 10 UTC, em Bragança e em Chaves, 1050,3 hPa de pressão ao nível médio do mar, sendo o valor mais elevado de pressão da rede de estações meteorológicas do IPMA.

De referir ainda que no dia 9 de janeiro às 10 UTC a pressão atmosférica ao nível médio do mar foi superior a 1040 hPa em todo o território do Continente (Figura 1).

m07fPLv.jpg


MTqtxee.jpg
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Só um pequeno erro, na imagem do mapa aparece 2014 e não 2015. Para quem for guardar a imagem para mais tarde recordar, se calhar terá de fazer uma alteração na imagem ou algo do género.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
IPMA já informou sobre as altas pressões e... Temos um RECORDE! Parabéns a todos que o presenciaram no dia 9 de Janeiro de 2015 e vai ser muito dificil esquecer uma pressão de 1050 hPa bem como quebrar esse recorde!

qAZbZZO.png

;):thumbsup::w00t::winner:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Mas isso tanto te pode acontecer hoje como outro dia qualquer, ainda mais no Inverno.
Daí a necessidade de um estudo, que isole o ruído estatístico e encontre alguma correlação.

Eu por exemplo tenho um familiar que tem dores de cabeça com entradas de leste, durante algum tempo pensei que era a temperatura alta no verão, mas no Inverno também as tem. Presumi então que não seria a temperatura, mas a baixa humidade.

As pressões certamente tem efeito, afinal quando mergulhamos ou voamos, sentem-se logo efeitos físicos da mudança pressão, numas pessoas com pouco efeito, noutras pode ser bastante doloroso. Mas aí são variações muito significativas e bruscas da pressão, pouco a ver com o que falamos.
Pelo que gostaria de ver algo mais rigoroso, cientificamente falando.
A Biometeorologia é uma área muito interessante de investigação do efeito dos vários parâmetros meteorológicos na saúde humana. Aliás nos primórdios da meteorologia científica foram médicos que desenvolveram estudos sobre o efeito do clima de uma região na saúde de doentes. A construção de sanatórios em zonas montanhosas é um exemplo. Ultimamente a "dedicação" é mais sobre efeitos das ondas de calor ou de frio sobre pessoas de risco. Não tenho qualquer duvida que pressões atmosféricas elevadas ou baixas, em regiões, onde as pessoas não estão sujeitas normalmente a esses valores, têm influência no seu organismo. No caso concreto de valores elevados do campo da pressão reforçada pelas características térmicas (temos o anticiclone como centro de altas pressões em que o campo se intensifica devido ao ar ser mais frio - portanto mais denso; fenómeno inverso das depressões térmicas de verão....) pode-se falar de anticiclone térmico como de depressão térmica. A influência que me parece mais clara é sobre a tensão arterial das pessoas. Por motivos de saúde faço medições diárias da tensão arterial e, nestes dias, cheguei a preocupar-me com os valores atingidos, é uma especulação que ponho mas sem hipóteses não há conhecimento, não sei se mais alguém sabe de literatura sobre o tema....
 
  • Gosto
Reactions: Vince