Fenómenos ópticos atmosféricos

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
12190031_1512523712400113_3056340472317905743_n.jpg

Granizo e no meio um arco-íris!
 


vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Sem esquecer obviamente aquele arco-íris incompleto da Vamm e o outro registo que nem sei como classificar. :shocking:
Não é a primeira vez que vejo uma espécie de arco-íris no meio do nada. Aquilo foi à hora do poente, então acho que poderá ser alguma virga naquela zona ou algo do género para obter o efeito... mas se houverem mais peritos no assunto, eu gostava de saber também :p
Btw, tenho de concordar, há belíssimos registos aqui e este último do @jotajota com a foto em HDR está um máximo! :palmas:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
12190031_1512523712400113_3056340472317905743_n.jpg

Granizo e no meio um arco-íris!

Realmente belíssima! :surprise:

É onde jotajota e foi recente?

Obrigado pela partilha! ;)

Não é a primeira vez que vejo uma espécie de arco-íris no meio do nada. Aquilo foi à hora do poente, então acho que poderá ser alguma virga naquela zona ou algo do género para obter o efeito... mas se houverem mais peritos no assunto, eu gostava de saber também
Btw, tenho de concordar, há belíssimos registos aqui e este último do @jotajota com a foto em HDR está um máximo!

Sim vamm é de uma virga. A que eu não sei classificar é a outra que tens ao por do sol.
 

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Realmente belíssima! :surprise:

É onde jotajota e foi recente?

Obrigado pela partilha! ;)



Sim vamm é de uma virga. A que eu não sei classificar é a outra que tens ao por do sol.
Acho que foi no ano passado, penso eu! Na altura ainda nem tinha máquina fotográfica profissional para registar o momento, teve que ser com o telemóvel.
Foi na barragem do Enxoé.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,180
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Grandes registos pessoal!

Dos últimos destaco as belíssimas nuvens iridescentes do João Pedro e este magnifico arco-íris do Teles!
Sem esquecer obviamente aquele arco-íris incompleto da Vamm e o outro registo que nem sei como classificar.

É dos tópicos que com mais gosto sigo. Realmente com um pouco de sorte e alguma atenção sob as nossas cabeças há todo um mundo incrivelmente belo por descobrir!

Obrigado colegas!
Obrigado actioman! ;)
Falando em arco-íris, ontem, ou antes de ontem, vi um como nunca tinha visto, estava muito baixo e muito aberto, quase junto à linha do horizonte. Achei curioso.
 
  • Gosto
Reactions: actioman

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Sundog de ontem pelas 16h:07m:
ZMuRD1K.jpg

qWGvjjl.jpg

k9yhmbL.jpg

loBvokE.jpg

Rhfd76O.jpg

ecurs0M.jpg

3mYDstp.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Invulgar!

Ontem perto das 15h

Esta filigrana de cirrus deve ser extremamente fina para fazer este efeito, aliás as irisações em geral necessitam que cada raio de sol atravesse apenas um cristal de gelo.

Ambas estas capturas estão perfeitas.

Sundog de ontem pelas 16h:07m

Impressionante! E com o brilho branco (reflexão, sem decomposição do espectro, ao contrário do sundog que é uma refracção) do arco parélio. Este cenário e composição é sempre lindo, valoriza muito o registo dos fenómenos.
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
No local que estava, Barosa, as fotos tinham de ser contra o sol.
As fotos foram tiradas com telemóvel sem nenhum ajuste. Foi ligar e tirar antes que desapareça
Cada conjunto de fotos do mesmo minuto foi tirada quase em consecutivo, pois não queria perder nada e como não via nada pois não tinha os óculos de sol, era melhor tirar varias.
Comecei por tirar as fotos aos riscos,a cortar da foto o sol verdadeiro para tentar ver alguma coisa.
Tirei as primeiras 4 fotos e só depois vi o sol numero 2

As 12:13h

gAbKlex.jpg

I7IxKyK.jpg

KT4QBgK.jpg

s3vTLAV.jpg


As 12:14h

w1dwOVA.jpg

r5HEfCU.jpg

gpSZbtV.jpg


As 12:15h
fZvz8sV.jpg


As 12:17H
P94CwPG.jpg



Repararam no sol numero 3 ??
foto 3, 5, 6,7,8
Só reparei agora que passei as fotos para o pc.
????