Fenómenos ópticos atmosféricos

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
No local que estava, Barosa, as fotos tinham de ser contra o sol.
As fotos foram tiradas com telemóvel sem nenhum ajuste. Foi ligar e tirar antes que desapareça
Cada conjunto de fotos do mesmo minuto foi tirada quase em consecutivo, pois não queria perder nada e como não via nada pois não tinha os óculos de sol, era melhor tirar varias.
Comecei por tirar as fotos aos riscos,a cortar da foto o sol verdadeiro para tentar ver alguma coisa.
Tirei as primeiras 4 fotos e só depois vi o sol numero 2

Espectacular registo! :palmas:

Parece que andaram a brincar às batalhas aéreas a grande altitude, isto é algo muito invulgar.

Um sun dog deveras brilhante (o que chamas de sol #2?). Não vejo o #3, referes-te ao pequeno reflexo interno da objectiva? Repara como está sempre diametralmente oposto ao sol em relação ao centro da imagem.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Local
Arronches, Portalegre (272m)
Hoje, por volta das 15h:
9Rj0yNP.jpg

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
No local que estava, Barosa, as fotos tinham de ser contra o sol.

As fotos são de hoje?
Às 12:15 era esta a imagem de satélite na banda visível. Nota-se alguma nebulosidade alta na região oeste mas o detalhe não é suficiente para se distinguir o traçado dos rastos:
5MDmqjd.jpg

Edição:

Na imagem do Aqua às 13:05, a mais próxima daquele momento, os rastos já se tinham deslocado, expandido e talvez dissipado, não se consegue ver formas circulares:

N1WaLog.jpg

Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Local
Tondela-290m
Sun dogs de ontem (20/11/2015):
mvzfZbM.jpg

jZQuhJ1.jpg

AAZfGUx.jpg

bpDJC5o.jpg

zWi9z5Q.jpg

PPaNKCV.jpg

NVopMHr.jpg

CSvPdv1.jpg

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Local
Tondela-290m
Halo lunar 26/12/2015:
K0yxH1U.jpg

u7KwiBX.jpg

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Local
Elvas (~300m)
Excelentes registos pessoal! :palmas:

Peço desculpa pelo off-topic: Um reparo/pedido ao colega Mr. Neves, as fotos que aqui costumas colocar (sempre de grande qualidade!) são gigantes e com mais de 3 MB!! Tens de as redimensionar, senão em ligações lentas ou com tráfego limitado é péssimo! Eu por vezes quando estou em locais com net a passo de caracol, chego a levar 5 minutos para carregar páginas onde tenhas fotos publicadas!!
Acho que em tempos houve por cá um post ou tópico com a explicação de como fazer para as redimensionar-mos, mas não o encontro...
Deixo aqui um link do youtube com uma possível solução sem instalar nada.
Outra, que é a que tenho, é instalar o Image Resizer.

Espero que não leves a mal e que as minhas dicas possam ser úteis.
Abraço e desde já o meu obrigado.

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Local
Tondela-290m
Excelentes registos pessoal! :palmas:

Peço desculpa pelo off-topic: Um reparo/pedido ao colega Mr. Neves, as fotos que aqui costumas colocar (sempre de grande qualidade!) são gigantes e com mais de 3 MB!! Tens de as redimensionar, senão em ligações lentas ou com tráfego limitado é péssimo! Eu por vezes quando estou em locais com net a passo de caracol, chego a levar 5 minutos para carregar páginas onde tenhas fotos publicadas!!
Acho que em tempos houve por cá um post ou tópico com a explicação de como fazer para as redimensionar-mos, mas não o encontro...
Deixo aqui um link do youtube com uma possível solução sem instalar nada.
Outra, que é a que tenho, é instalar o Image Resizer.

Espero que não leves a mal e que as minhas dicas possam ser úteis.
Abraço e desde já o meu obrigado.

Olá actioman. Não te preocupes, não levo a mal:). Devo de facto um pedido de desculpas:hehe: . Ultimamente tenho publicado fotos com 4000x3000:o ao selecionar a opção de ''alta qualidade'' no Imgur, na tentativa de as fotos ficarem com mais qualidade e não sofrerem tanta compressão, mas por outro lado reconheço que para alguns as fotos podem perder o interesse já que nem as conseguem carregar. Para quem tem máquinas como a minha que que não possuem formato Raw ou TIFF as imagens de cores delicadas ficam com artefactos de compressão. Mas isto já é um problema meu e não da comunidade:(.

Quanto ao redimensionamento no próprio Imgur dá para fazer, vou passar a usar no máximo dimensões de 1600x1200 tal como o StormRic me chegou a aconselhar em Setembro do ano passado, espero que assim já seja mais simples abrir as fotos.

E já agora votos de um ótimo 2016!!

Última edição:
  • Gosto
Reactions: actioman e StormRic