Floresta portuguesa e os incêndios

O litoral Algarvio e o Barrocal devem ser das zonas do Algarve com mais ocorrências. Há zonas com muito mato e grande propensão para arder mas é claro que com os acessos melhores e mais população a resposta é mais rápida e eficaz. Ainda assim aqui à poucos anos ocorriam incêndios consideráveis e curiosamente quase sempre nos mesmos sítios. Actualmente deixaram de existir incêndios nesses locais, o que fizeram não sei?...

Quanto à discussão sobre incêndios no Alentejo existem claramente zonas com grande propensão para incêndio embora na generalidade seja claramente inferior ao Norte, Centro ou serras Algarvias. Se os há e a resposta é mais eficaz, rápida ou a dimensão é menor isso já não sei. O relevante aqui é o número de ocorrências que é claramente inferior e isso perdoem-me mas o potencial de gerar incêndio, fogo o que queiram chamar em diversos dias do nosso Verão é praticamente igual em grande parte do território. Onde está o problema não sei mas não menosprezem um facto em relação a outro. Facto é que conheço zonas atoladas de mato, pinheiros, eucaliptos, tudo o que queiram lá meter que nunca arderam na "vida" ou pelo menos na minha e outras que estão sempre a arder. Penso que temos de pensar nisso e na cabeça do problema está a falta de respeito que temos pela nossa floresta e pelos nossos recursos. Esse é o maior problema e depois vêm os outros!

Todos os dias, tem ocorrido incêndios no litoral algarvio ou no Barrocal. Mas, também, os acessos são rápidos e não existe o tal isolamento como existe no interior Norte e Centro. Já, as nossas serras algarvias, temos poucas ocorrências, mas quando temos é logo para bater recordes de área ardida.

Neste momento, a zona mais sensível para mim no Algarve e que o @trovoadas , deve conhecer bem, é entre Salir->Querença e Barranco de Velho,

• Gosto
Reactions: luismeteo3
David sf, ouve dois incêndios? dois? e no resto do país?

Não, eu não ouvi dois incêndios, de um deles senti apenas o cheiro, mas soube das ocorrências no site fogos.pt.

A velocidade de propagação no Alentejo é mais lenta porque sobreiros e oliveiras, as árvores mais comuns em grande parte da sua área, ardem muito mais devagar.

Ainda não percebi a teoria; são os comunistas alentejanos que pegam em aviões e vão atear fogos para a Beira e para Trás-os-Montes porque têm inveja da neve no inverno? Não há imagens de aviões incendiários na net porque o Sócrates não foi condenado?

• Gosto
Reactions: AnDré e MSantos
Ainda não percebi a teoria; são os comunistas alentejanos que pegam em aviões e vão atear fogos para a Beira e para Trás-os-Montes porque têm inveja da neve no inverno? Não há imagens de aviões incendiários na net porque o Sócrates não foi condenado?

Essa foi má :D

Há que diferenciar entre o David sf 'moderador' e o David sf 'participante'. As eventuais queixas são previsíveis não?

Em termos de terrorismo e crime organizado qual é o objetivo? É para construir ventoinhas em todas as serras? Torrar as florestas para o governo fazer má figura e eventualmente cair?

Última edição:
Essa foi má :D

Há que diferenciar entre o David sf 'moderador' e o David sf 'participante'. As eventuais queixas são previsíveis não?

Escrito isto, e novamente, todos os anos é a mesma coisa. Tomem lá um artigo de 2010.

Em termos de terrorismo e crime organizado qual é o objetivo? É para construir ventoinhas em todas as serras? Torrar as florestas para o governo fazer má figura e eventualmente cair?

Não percebi mesmo a teoria, estava-se a discutir causas de incêndios e começou-se a falar de comunistas e de que os alentejanos se queixavam de tudo e nada e exploravam os beirões...

• Gosto
Reactions: MSantos
Boas questões, muito sinceramente também não consigo encontrar respostas.

Provavelmente a realidade é mais caótica e menos interesseira. Há umas semanas houve uma velhota que pegou fogo a uma mata porque gostava de ver os bombeiros.

Não percebi mesmo a teoria, estava-se a discutir causas de incêndios e começou-se a falar de comunistas e de que os alentejanos se queixavam de tudo e nada e exploravam os beirões...

Nada contra as intervenções mais provocadoras. Mas, como tens bem noção, as coisas facilmente assumem proporções desconcertantes.

A meu ver os incêndios advêm da inveja da malta do sul que gostava de ter eucaliptos mas a meteorologia não permite. E se eles não podem ter mais ninguém pode :D E que tal construir uma parede? Comunas a sul e liberais a norte :D

Última edição:
Pelo menos agora a indústria papeleira, em teoria, agora não tem incentivos para torrar mata. Agora é que as leis são 'duras' e 'exigentes'.

Como não acredito que a GNR se desloque para as colinas aquando das fiscalizações ao menos que metam os treinos dos comandos na mata. É 2 em 1 :D

Pessoalmente fico indignado com o duplo critério pelo qual a esquerda lida com os diferentes seres vivos. Da mesma maneira que não há humanos 'ilegais' nem 'não-indígenas' também não existem árvores 'invasoras' nem 'nefastas' para a flora 'indígena'.

A eucaliptofobia é algo deplorável no século XXI. Tudo contribui para a diversidade e, como toda a gente sabe, os elementos estrangeiros nunca trazem mudanças nem consequências negativas :D

Última edição:
Neste momento, na sic noticias,debate sobre as causas dos incêndios em Portugal.

Há uns anos recordo-me de alguém ter apresentado esse tema das eleições e incêndios mas pareceu-me pobrezinho, tenho vaga memória que se limitaram a cruzar eleições com área ardida e ocorrências, sem mais nada. Em estatística isso é mediocre, tinham pelo menos que remover a influência meteorológica. Mas teria que rever isso melhor, até posso estar enganado, algum link para isso?

Dos piores anos de sempre, em 2003 não houve eleições e em 2005 houve mas foram antes dos incendios. Evidentemente há de haver sempre algum maluco que é movido por isso ou outra coisa qualquer nem que seja porque a namorada o deixou, afinal até se tem apanhado bombeiros incendiários, mas estatisticamente será relevante?

Há dias assisti ao lançamento de pequeno fogo artifício numa romaria e fiquei a dizer em voz baixa meio a cantarolar para os meus acompanhantes, "vai dar barraca", "vai dar barraca", "vai dar barraca", ficaram todos a olhar para mim sem perceberem enquanto eu continuei assim uns minutos, e pronto, deu barraca, a certa altura caiu num terreno com ervas e pegou instantaneamente fogo, é impressionante, a vegetação parece gasolina. Como era um lançamento legal/autorizado, a viatura dos bombeiros presente resolveu o assunto em poucos minutos. Em termos de biomassa e secura este ano deve ser parecido com 2005 senão mesmo pior, está explosivo.

• Gosto
Reactions: MSantos e dahon
Sobre as avionetas o que o Davidfs referiu é lógico, em alturas como as actuais a biomassa está tão seca que basta um fósforo pelo que para quê arriscar faze-lo com uma aeronave que deixa rasto e pode ser testemunhada por muita gente? Nonsense.

Num tom mais didático, em finais Maio/Junho há voos bastante invulgares nalgumas zonas que levam muita gente a estranhar e a telefonar para as autoridades, recordo-me que na semana de Pedrogão ler nuns comentários dum jornal alguém a falar de avionetas numa região e depois fui ver e era algo do género

sK5nJZX.png

Trata-se de calibração de rádio-ajudas e outras. Também há voos nocturnos de instrução de navegação por instrumentos que costumam causar alguma estranheza e é apenas isso, novos pilotos a aprender a voar à noite com instrumentos.

Atentem que não estou a negar a origem criminosa, claro que há, eu mesmo já vi testemunhei pessoalmente nos anos 80 ou 90 com multiplas ignições nocturnas ao longo de alguns quilometros num incêndio sem que houvesse desenvolvimento para projecções e que me afectou directamente e ainda hoje perdura bem na minha memória, e com exposição tão mediática certamente a origem criminosa é bastante superior ao normal.

Pessoalmente acho que a criminosa nem é tanta como a população em geral acha que é, mas também não é tão pouca como alguns estudos sugerem, sobretudo quando a situação é tão mediática acredito que haja muito "efeito copycat".

Já se é organizada, tenho muitas dúvidas sobre isso. Já houve alturas em que isso era mais evidente, anos 80 havia muito madeireiro incendiário, hoje o modelo negócios em geral, no que gera mais riqueza e empregos não passa pela madeira queimada embora acredite que pontualmente exista aqui e ali.
Mais tarde estive convencido que o próprio combate aos incêndios era um negócio que factura com mais e mais incêndios mas o estado da nossa floresta é hoje em dia tão mau e os contratos tão generosos que me parece que nem é preciso tal, e seria um risco fatal para o negócio alguém ser apanhado.

• Gosto
Reactions: dahon
Nas declarações da ministra do MAI ela referiu um caso que um senhor que transportava um fogareiro com as brasas mal apagadas e que originou 6 focos de incêndio.
Este tipo de negligência tem de ser punido criminalmente é inconcebível tal acto.
Faz lembrar no ano passado o senhor alcoolizado que tinha um pneu do carro furado e as faúlhas do contacto da jante com a estrada provocaram vários focos de incêndio.

No proximo fim de semana havera aumento das ignicoes norurnas!
Sera que isso significa aumento da mao criminosa?
Fazem se "filmes" com a questao do numero de ignicoes e tudo e explicado numa curta metragem!

Valha-me Nossa Senhora dos engenhos explosivos voadores. Fogos em Portugal - assassinato de Kennedy - Incêndios no Alentejo - Comunismo - 9/11 - Ida à lua. :wacko:
ClaudiaRM, afirmaram que eram teorias da conspiração quando referi que alguns dos fogos mais importantes são postos de forma consciente, metódica, precísa e planeada. Por esse motivo dei o exemplo de teorias da conspiração são reais. E no que diz respeito ao alentejo, apenas sublinhei a realidade dos media em portugal. Agora com a altice vai ser ainda pior...
Não sei porque o espanto, já li comentários seus sobre politíca...

Não, eu não ouvi dois incêndios, de um deles senti apenas o cheiro, mas soube das ocorrências no site fogos.pt.

A velocidade de propagação no Alentejo é mais lenta porque sobreiros e oliveiras, as árvores mais comuns em grande parte da sua área, ardem muito mais devagar.

Mais do mesmo, argumentar com perguntas e absurdas por sinal...
Tente ser mais claro nos seus argumentos, é que nota-se que tem alguma alergia a lidar com FACTOS. Algo me diz que está ligado de algum modo à política...;)
Eu não sou omnipresente nem omnisciente, já o seu caso é diferente. Sabe tudo até o que os outros sabem ou vêem, por isso AFIRMA que FACTOS como o testemunho e artefactos encontrados são MENTIRAS, ALUCINAÇÕES.
A velocidade de propagação no Alentejo é mais lenta. FALSO. No caso dos sobreiros e oliveiras é verdade mas e as outras espécies? pinheiros, mato? arbustos? ou vai afirmar que o alentejo apenas tem sobreiros, azinheiras e oliveiras?
Finalmente quanto à teoria se são os comunistas alentejanos que pegam em aviões e vão atear fogos para a Beira e para Trás-os-Montes porque têm inveja da neve no inverno?? A teoria é sua porque eu não escrevi nada do que fala. Falei nos comunistas alentejanos porque o alentejo representa quase a totalidade dos votos no PCP no país. FACTO.
Falei no alentejo pelo facto de não haver o número de incêndios que deveria haver estatisticamente e pelo motivo de quem vê ou lê os media portugueses é levado a crer que o alentejo é a única região de que se pode falar de calor ou da seca. Quem vê os noticiários da tv ou lê jornais, sempre que se fala de calor ou seca, fala-se invariávelmente do alentejo. FACTO
E não há imagens de aviões incendiários na net porque o Sócras não foi condenado?? a teoria é sua novamente.:D
O David sf, AFIRMA que os acontecimentos que descrevi, os testemunhos de engenhos incendiários largados por aviões ligeiros é MENTIRA, que os estrondos ouvidos onde mais tarde surgiram focos de incêndio são MENTIRAS. E AFIRMA que são mentiras porque não existem imagens! Como sabe? é omnipresente e omnisciente?
Por isso falei no sr. Sócras, porque já no caso dele existe até um video, escutas e documentos, mas está em liberdade.
Na sua lógica, apenas acreditaria nos testemunhos de engenhos incendiários largados por aviões ligeiros se existissem imagens.
Logo suspeito que deve acreditar que Sócras & C. são culpados. Ou não...
Mas a sua forma de argumentar faz lembrar a de um tal Dr. Ezequiel Valadas, autarca de Vila Nova da Rabôna.:lmao:
Quando surgem comentários a concordar com Marta Soares, que portugal está a ser vítima de uma onda terrorista,
logo responde: É MENTIRA!! Ele é o Professor Chibanga!!! ah, e tal foi uma velhota que pegou fogo a uma mata porque gostava de ver os bombeiros!!

O último país comunista vai deixar de existir, e comunismo em portugal vai continuar no alentejo. Se qualquer pessoa procurar TODA a informação sobre o comunismo, quem esteve na sua génese, porque falhou, porque não é exequível, rápidamente entenderá que é apenas mais uma manobra para divídir para conquistar.

Começo por enfatizar os 2 tópicos que te são extremamente importantes -> o Alentejo e o PCP/comunismo. Eventualmente interessante e relevante mas é discutível se este é o tópico mais apropriado.

Desmontando as intervenções, esta aqui é-me mais próxima :nono:

ah, e tal foi uma velhota que pegou fogo a uma mata porque gostava de ver os bombeiros!!

http://www.sabado.pt/portugal/detalhe/suspeita-de-atear-fogo-em-castelo-branco-em-prisao-preventiva

O último país comunista vai deixar de existir, e comunismo em portugal vai continuar no alentejo. Se qualquer pessoa procurar TODA a informação sobre o comunismo, quem esteve na sua génese, porque falhou, porque não é exequível, rápidamente entenderá que é apenas mais uma manobra para divídir para conquistar.

Insinuações vagas sem qualquer tipo de prova concreta. Do que percebi a melhor forma de combater o comunismo (o tal dividir e conquistar) em PT é torrar o centro-norte, localização geográfica onde os comunas não têm tanta força.

Pessoalmente acharia o contrário mais plausível. Os comunas torram o centro-norte para comprovar a sua narrativa de que a ideologia neo-liberal é a responsável pelo abandono do interior. A excessiva utilização do eucalipto é mais um capítulo da exploração capitalista voraz.

Proponho-lhe um exercício simples: verifique o número de ocorrências no Alentejo desde 1974 e veja a diferença. Não repita a mesma cassete da vegetação porque é uma falsidade.

O teu fact-check minucioso ficaria bem mais jeitoso com uns gráficos, tabelas... Já que tens todo o conhecimento certamente não te custa muito partilhar as fontes.

Quando surgem comentários a concordar com Marta Soares, que portugal está a ser vítima de uma onda terrorista, logo responde: É MENTIRA!! Ele é o Professor Chibanga!!!

A tua abordagem não é muito diferente das que criticas. Acho que a frase acima publicada reflete bem o meu ponto de vista.

Usar o processo do Sócrates para justificar/desculpar a inexistência e/ou utilidade de fotos que comprovariam as alegações de bombardeamentos fogosos do céu perpetrados por elites anti-comunas (para quem tiver dúvidas é mesmo um exagero deliberado da minha parte) é algo absurdo e, lamento, risível. As escutas podem não chegar para formalmente condenar o Sócrates mas informalmente é preciso ser-se muito ingénuo para acreditar na idoneidade do indivíduo.

O Marta Soares falou em 'onda terrorista' em 2016. O tipo não tinha nem tem provas nenhumas para comprovar o que disse e tu também não tens a não ser conjeturas. Qualquer pessoa que concorde com o Marta Soares está também a manifestar a sua opinião sem qualquer tipo de provas. Duvido que a teoria do Marta Soares tenha por base o teu 'dividir e conquistar'.

Acrescento que começo a achar piada ao negrito. De facto enfatiza aquilo que achamos ser o mais importante. Contudo, parece-me que a utilização excessiva de sublinhados e de negritos dá um ar de snobismo. Quando a mensagem depende tanto de certos acessórios, algo vai mal.

Última edição: