algarvio1980
Furacão
O litoral Algarvio e o Barrocal devem ser das zonas do Algarve com mais ocorrências. Há zonas com muito mato e grande propensão para arder mas é claro que com os acessos melhores e mais população a resposta é mais rápida e eficaz. Ainda assim aqui à poucos anos ocorriam incêndios consideráveis e curiosamente quase sempre nos mesmos sítios. Actualmente deixaram de existir incêndios nesses locais, o que fizeram não sei?...
Quanto à discussão sobre incêndios no Alentejo existem claramente zonas com grande propensão para incêndio embora na generalidade seja claramente inferior ao Norte, Centro ou serras Algarvias. Se os há e a resposta é mais eficaz, rápida ou a dimensão é menor isso já não sei. O relevante aqui é o número de ocorrências que é claramente inferior e isso perdoem-me mas o potencial de gerar incêndio, fogo o que queiram chamar em diversos dias do nosso Verão é praticamente igual em grande parte do território. Onde está o problema não sei mas não menosprezem um facto em relação a outro. Facto é que conheço zonas atoladas de mato, pinheiros, eucaliptos, tudo o que queiram lá meter que nunca arderam na "vida" ou pelo menos na minha e outras que estão sempre a arder. Penso que temos de pensar nisso e na cabeça do problema está a falta de respeito que temos pela nossa floresta e pelos nossos recursos. Esse é o maior problema e depois vêm os outros!
Todos os dias, tem ocorrido incêndios no litoral algarvio ou no Barrocal. Mas, também, os acessos são rápidos e não existe o tal isolamento como existe no interior Norte e Centro. Já, as nossas serras algarvias, temos poucas ocorrências, mas quando temos é logo para bater recordes de área ardida.
Neste momento, a zona mais sensível para mim no Algarve e que o @trovoadas , deve conhecer bem, é entre Salir
Querença e Barranco de Velho,