Boa tarde,
Vamos então esclarecer alguns pontos, que pelos vistos estão a causar "comichão" a muita gente.
1º Ponto, Portugal é o País da Europa com maior percentagem de área ardida (Isto não é por acaso e temos 27 Países atrás de nós,
sublinho 27)
2º Ponto, é óbvio que muitos dos incêndios que afectaram e afectam Portugal são derivados a descaídos da população tais como Foguetes,Churrascos em locais inapropriados ou queimadas não autorizadas fora da época. Outros tantos incêndios que por vezes se tornam "Major Wild Fires" são devido a fortes reacendimentos causados pela influência climática ao nível do vento forte e humidade relativa muito baixa associada a locais já em efeito de seca severa ou extrema.
3º Ponto, deixando a palavra "Teoria" de lado que neste caso não faz qualquer sentido, quero dizer que não tenho absolutamente dúvida nenhuma, que a situação catastrófica de área ardida este ano ou na sua grande maioria, é devido a Terrorismo Ambiental,Crime organizado Piromania ou o que raio lhe queiram chamar com ou sem o Politicamente correcto da palavra.
4º Ponto, madrugada de 4ª feira dia 16/08/2017, estávamos tranquilamente a descansar na nossa casa na aldeia da Torre Fundeira, quando pelas 2h e 04m da madrugada é despontada uma ignição numa zona de mato na Torre Cimeira. Quero desde já salientar, que a essa hora não estão 40ºC e a única celebração que era suposto ocorrer na zona e não aconteceu devido à calamidade do incêndio era a festa das santas relíquias de Belver.
Ora, pegando por aqui penso que chegamos facilmente à conclusão que alguém tentou atear um incêndio naquela zona que viria a arder na sua totalidade dias mais tarde, mas que devido a uma viatura de patrulha dos Bombeiros de Gavião o pior não chegou a acontecer.
5ºPonto, Noite de 4ªfeira e madrugada do dia 15/08/2017, o suposto incêndio de Mação que teria sido dado como dominado e que eu bem acreditei visto que pelas 11h da manhã não havia sequer colunas de fumo branco ou preto ao redor da aldeia, tornou-se um monstro a partir (mais uma vez) das 14h e fez um trajecto desde o Penhascoso/Aboboreira até ás bombas da gasolina do intermarché no Mação em pouco mais de 1h. Pelas 20h da noite de 4ªfeira, uma outra frente descia de forma quase explosiva Vale da Abelha com destino a Ortiga, nessa mesma noite eu e familiares ouvimos uma série de explosões na zona de Ribeira D'Eiras que ainda não tinha sido afectada. Minutos depois os cerca de 4km que distam Vale da Abelha da Torre Fundeira eram "Piece of Cake" para a frente cujo clarão e barulho do fogo se ouvia já ali perto. Tive de arrumar tudo à pressa e subir até ao Gavião para verificar se existiam condições para passar a noite na aldeia. Qual é o meu espanto quando chego ao miradouro da vila, dou de caras com uma serpente de fogo nas Mouricas e uma outra ignição a mais de 10km á frente ou seja, perto do Castelo de Belver ignição essa que foi prontamente combatida pelos Bombeiros de Gavião que felizmente estariam a patrulhar toda aquela área. Projecções do incêndio das Mouriscas? Claramente que
NÃO.
6ºPonto, os valentes operacionais no terreno executaram um corta fogo perto da Anta do Penedo Gordo e impediram que nessa noite de 4ª feira o fogo chegasse ao distrito de Portalegre e a população da Torre Cimeira,Fundeira e Belver tal como eu pôde dormir descansada.
7ºPonto, 5ªfeira 16/08/2017, depois de uma noite de aflição e quando nada fazia prever devido a mais uma manhã relativamente calma, eis que pelas 14h o incêndio supostamente dominado perto da Ortiga, desce violentamente a mesma aldeia até ao Tejo, arrasa por completo a Ribeira D'Eiras e chega mesmo a cercar as aldeias de Torre Fundeira e Cimeira cuja Floresta foi carbonizada na sua totalidade.
8ºPonto, a população de Belver um pouco mais tarde ouve algumas explosões junto à aldeia do Cadafaz na outra margem do Rio e a partir dai, ocorre uma violenta frente de fogo que em cerca de 1h chega à Praia Fluvial do Alamal (zona com imenso turismo) e chega ao Gavião contornando a Vila e seguindo para Atalaia. Pelo caminho o fogo carbonizou o ex-libris da região, o PR1 Arribas do Tejo com o seu magnifico passadiço ao longo do Rio.
9ºPonto, nesse mesmo dia o panorama diurno do Gavião era duas violentas frentes de fogo no Mação e outras tantas em Belver e Gavião, e outros 2 focos de incêndio na outra margem do Tejo que eu vi surgirem num espaço de 5 minutos. (Cerca de 10 locais que comentavam a situação estavam ao meu lado e disseram a mesma coisa).
Conclusão, por mais desculpas que queiram arranjar, por mais mato que possam limpar por essas matas e florestas fora, por mais meios de combate que se comprem ou mandem vir do estrangeiro, se realmente existir a intenção por parte de um Singular ou Colectivo o fogo vai persistir. Eu não consigo entender é que após uma tragédia da envergadura de Pedrógão Grande, a 1ª opção de alguns partidos Políticos, é mentir e fazer aproveitamento da situação e isso seja azul,vermelho,rosa ou laranja é simplesmente deplorável.
Outra situação que me deixa pasmado, é ver alguns autarcas que tão bem conhecem a sua região, serem alvo de chacota quando duvidam da origem dos incêndios. Eu sei que aos poucos a ferida abre e acaba por doer e provavelmente nunca se chegará ao processo sumário mas as evidências já transbordam e se as manchetes ou telejornais nos invadem as televisões com informações acerca de vários suspeitos por fogo posto e num País em que o nº de ignições por dia chega a superar os 200 e 40% delas na parte nocturna.. é só abrir portas à imaginação e chegar à conclusão que não.... não é um vidro, nem um foguete, nem um pastor a fazer queimadas ás 2h da manhã que os vão causar. Não, não estou emocionalmente alterado, até porque já vivi o violento incêndio de 2003 no Mação, o de 2005 também que devastou tudo até perto da Ortiga e este pela 3ª vez e sei perfeitamente do que estou a falar. Não tenho, nem nunca tive o hábito de atirar pedras ao ar quando sei perfeitamente que a gravidade as vai colocar em rota de colisão com a minha cabeça.
Para finalizar, queria apenas deixar aqui esta foto de um painel informativo no Parque Biológico de Gaia que como todos devem imaginar não é de Esquerda,Direita,Centro etc (Aconselho vivamente a quem quiser visitar).