cova beira
Nimbostratus
De servidores não percebo muito, o melhor será perguntar ao staff do meteopt.
Quanto ao resto, nunca lá fui, mas uma parte substancial da Austrália tem clima tipicamente mediterrânico (em que a parte quente do ano é a mais seca), basta ver que são grandes produtores de uvas e vinho, tendo climas até muito parecidos com os nossos.
Numa breve busca na net, percebe-se que existem lá bons sobreiros (https://www.nationalarboretum.act.gov.au/living-collection/trees/tree_stories/cork_oaks), descortiçados por portugueses (https://www.nationalarboretum.act.gov.au/cork-stripping-in-canberra); as oliveiras bravas (zambujeiros) são uma praga na Austrália (https://www.oliveoiltimes.com/olive...-controlling-wild-olive-trees-australia/54931)! E o pinheiro bravo também é uma árvore em grande expansão, pelo menos é tido como uma potencial invasora (https://keyserver.lucidcentral.org/weeds/data/media/Html/pinus_pinaster.ht).
A maior árvore da Europa é portuguesa, sendo um eucalipto que existe perto de Coimbra, com mais de 70m de altura, e é uma variedade da Austrália Ocidental, Eucalyptus diversicolor, de uma parte do país que tem clima mesmo mediterrânico (a zona de onde vem tem clima exatamente igual ao de Coimbra, https://en.wikipedia.org/wiki/Albany,_Western_Australia).
Daí uma boa adaptação dos eucaliptos sudoeste-australianos cá, e das espécies tradicionais portuguesas lá. Apesar dos eucaliptos já cá estarem praí há uns 200 anos, acho que não é isso que lhes dá boa adaptabilidade.
Já no tocante aos eucaliptos próprios para áreas de geada, pelo que circula na net o Eucalipto nitens será o mais utilizado (http://ambio.blogspot.pt/2012/08/eucaliptos-nordicos.html;e http://www.celbi.pt/pt/oeucalipto/20/), pelo menos também é disponibilizado nos viveiros de plantas (eg. https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjV5rr39q_WAhVJcRQKHf4uB-wQFgg0MAE&url=http://www.anadiplanta.com/pdf/eucalipto_nitens.pdf&usg=AFQjCNGDHk2zCxDrOiuzuEXfkyE_XJqjFA)
Se você explicasse o motivo que o leva a defender e elogiar eucaliptos eu ficaria muito mais esclarecido, é que custa-me a crer que seja porque a arvore esta a ser discriminada ou injustiçada.
Não fique ofendido mas é aquilo que penso.


, e já lá vão quase 25 páginas a falar quase sempre no mesmo (sei que estou a exagerar), uns puxam para um lado outros puxam para o outro. Tenho consciência que há muito alarmismo e crendices como o bandevelugo gosta de lhes chamar por aí espalhadas, mas acho que há algumas teorias que não são descabidas de todo, em particular as criticas a esta árvore do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade. Mas pronto, não quero voltar a estar abrir o assunto, até porque já me cansa estar sempre ler os debates/acusações permamentes acerca das opiniões do eucalipto. Bom era passar a discutir mais detalhadamente as formas de reestruturar/reorganizar a nossa floresta. E os mais entendidos que comecem, porque eu tenho poucos conhecimentos de silvicultura