Floresta portuguesa e os incêndios

Antes de mais peço desculpa pelo offtopic... mas tem de ser.

Moro perto de Leiria e desde a tarde de ontem que fui tentando seguir a evolução dos incêndios no Pinhal de Leiria... Sei que não há meios humanos suficientes para tragédias desta dimensão, é impossível haver... Mas porque não há mais informação na Internet? Por exemplo no site da Protecção Civil há informação da zona onde começaram os incêndios, dos meios envolvidos, etc. Mas nenhuma informação sobre a localização das frentes activas nem das localidades em perigo... se não houver 2 gnr para lá ir, ou se tiverem um contratempo pelo caminho, mais uma tragédia...
Ontem tinha uns colegas que íam do Alentejo para o Minho, como havia informação da A1 e IP3 cortados e a nacional IC2 parecia um parque de estacionamento, estavam a pensar ir pela A17. Note-se que nos sites de informação apenas hoje de manhã havia informação de cortes na A17. Como li alguns testemunhos no Facebook de muito perigo junto à A17 e N109 pedi para ficarem a dormir em minha casa... Felizmente aceitaram, seguiram viagem às 6:00 pela A1 (que entretanto abriu) e lá chegaram em segurança a casa.
Falta informação!

Respondo aqui para não criar mais off-topic.

As empresas de telecomunicações só servem para o "Tachinho"?? Porque não enviam mensagens a nível nacional(ou num conjunto de antenas da zona afectada!) para os numeros que estejam ligados nessas antenas? Pois,dá trabalho,não dá dinheiro.

Ideias há muitas,dinheiro também. Depois é canalizado para os locais errados!

A minha resposta em relação a isso está um pouco mais a cima.

Não tinha lido, desculpa.

Mas a verdade é que as pessoas estão indignadas, eu estou indignado porque tenho razões pessoais para isso. Mas não é política! Se fosse política, tinha de culpar todos os governos anteriores, mas neste âmbito são todos iguais.

Mas não interpretes tudo como sendo aproveitamento político. É apenas e só a mais pura tristeza, indignação, frustração, consternação.

A minha resposta em relação a isso está um pouco mais a cima.

Mas a verdade é que as pessoas estão indignadas, eu estou indignado porque tenho razões pessoais para isso. Mas não é política! Se fosse política, tinha de culpar todos os governos anteriores, mas neste âmbito são todos iguais.

Mas não interpretes tudo como sendo aproveitamento político. É apenas e só a mais pura tristeza, indignação, frustração, consternação.

• Gosto
Reactions: Teya e Zulo
Não sou político,não pretendo vir a ser e não acho que estarmos indignados tenha algo que ver com politiquices.
Também acho que um desabafo de alguém pode ser deixado de fora dessas tais "politiquices".

Vamos esperar para ver o resultado final desta tragédia.
Mas eu não disse nada disso, simplesmente isto ainda não acabou e ainda há muitos incêndios activos.

• Gosto
Reactions: Teya
Agora on topic: freguesia de Maceira (Leiria) debaixo de fumo muito espesso, não se consegue ver mais de 50 metros e assim é muito difícil detectar novas ignições.

Enviado do meu Xtouch através de Tapatalk

Acho que a indignação é geral, é um sentimento total de impotência e isso é compreensível. Também entendo que isto seja uma forma de exteriorizar essa frustração, só não acho que tenhamos todos que levar com um atestado de estupidez, quando é óbvio que vários factores levaram a este infeliz cenário. Eu estou triste e desolada com tudo isto e, partilho do sentimento de solidariedade mas, o que para uns é consternação, para outros é uma caça às bruxas e por isso eu dei a resposta que dei, peço desculpa por isso.

Isso de dizer que Portugal tem floresta é de rir.

Este país não passa de um eucaliptal à beira mar plantado absolutamente atirado aos desvaneios do clima e dos extremos a que a nossa posição maioritariamente mediterrânica implica.

50 anos de ZERO planeamento nem prevenção florestal, um absoluto vácuo de ausência de responsabilização dos proprietários pelas condições dos seus terrenos.

Até o próprio governo não sabe nem quis saber quais são os baldios da sua responsabilidade.

Meio século ao Deus dará, literalmente a brincar com o fogo até que uma seca histórica com condições nunca vistas desde que há registo simplesmente tratou de criar esta tragédia.

Que este seja o dia em que um governo se veja forçado a alterar radicalmente a política do território por muito dantesca que seja a tarefa.

• Gosto
Os meus comentários não são aproveitamento político.

Em 2003 e 2005 quantos hectares arderam e quantas pessoas morreram directamente dos incêndios? Não houve cenários dantescos na altura?

Avisar as pessoas que têm de defender as suas propriedades? Quando temos aldeias onde o habitante mais novo tem 70 anos? Desculpem...não admito.

Onde está o exército? Onde andam os autotanques(10) do aeroporto de Beja que não são usados? Os carros anti motim com bombas que disparam agua a 50Metros,onde estão?
Na hora do aperto,meus amigos,usemos o que temos,e coordenemos como deve ser.

• Gosto
Reactions: TekClub
Se não há meios,que houvessem,pagamos impostos suficientes para isto não acontecer.

Desculpem o offtopic!

Desculpa prosseguir o offtopic, e fazer uma avaliação da tua pessoa sem te conhecer:
Tu, e todos aqueles que aqui vêem falar que se devia acautelar tudo isto, que os meios deviam ser mais para não serem insuficientes, e que teimam em tentar encontrar responsáveis nas autoridades, NÃO FAZEM A MÍNIMA IDEIA DO QUE É UM INCÊNDIO DESCONTROLADO, muito menos serão capazes de imaginar o que são perto de uma centena desses incêndios em simultâneo.

De onde vivo, avistei quatro incêndios (mais aquele que estava a 500metros de minha casa), e em todos eles dizia a mim próprio que não se tratavam de pirócumulos, mas sim de nuvens, tal a extensão que estes tinham.

Ontem, METADE DA POPULAÇÃO DE PORTUGAL poderiam ser bombeiros equipados, poderiam todos os veículos pesados ser carros dos bombeiros, poderiam todas as aeronaves deste país serem de combate a incêndio. Nada, nem ninguém seria capaz de travar aquilo que ontem testemunhei, perto, e à distância.

Encontrar culpados para estes dias infernais, é comparável às civilizações antigas, que aquando de catástrofes naturais (sismos, vulcões, secas, inundações, etc), culpavam os próprios homens, por estes não prestarem correctamente homenagem aos antigos deuses.

Repito, e deixo vincada a minha opinião, AQUILO QUE ONTEM VI COM OS MEUS OLHOS ERA IMPOSSÍVEL DE MINIMIZAR POR ACÇÃO HUMANA! E quem pense o contrário, desculpem se vos ofendo, mas não fazem a mínima ideia do que estão a falar.

• Gosto

Eu acho que não há um Português decente que não partilhe dessa tristeza e indignação. A questão é que toda esta indignação tende a desaparecer sempre que há uma ou duas demissões. O que se pretende é apurar responsabilidades e alterar as coisas, não é encontrar culpados. Até agora ficou-se sempre pela rama e isso é o caminho mais fácil. É essa a estratégia dos governos. Trocam-se uns nomes e já está. Como tragicamente podemos todos constatar, isso não resolve os problemas. Pode ser que seja desta mas tenho muitas dúvidas.

Assino por baixo.. Mas sendo assim não resta outra opção que é penas severas para os incêndiários. Que obviamente a culpa também não é do tempo.

Desculpa prosseguir o offtopic, e fazer uma avaliação da tua pessoa sem te conhecer:
Tu, e todos aqueles que aqui vêem falar que se devia acautelar tudo isto, que os meios deviam ser mais para não serem insuficientes, e que teimam em tentar encontrar responsáveis nas autoridades, NÃO FAZEM A MÍNIMA IDEIA DO QUE É UM INCÊNDIO DESCONTROLADO, muito menos serão capazes de imaginar o que são perto de uma centena desses incêndios em simultâneo.

Respondo assim: Estás completamente errado e já devo ter combatido mais incêndios do que os que viste até hoje.
Cumprimentos