Floresta portuguesa e os incêndios

Cri0r,

Como técnico florestal, já tive a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns dos técnicos que fazem parte da Comissão Técnica. Desculpa mas estas completamente errado (não leves isto como um ataque pessoal), não há inconsistências nenhumas no relatório, não houve partidarismos. O relatório foi feito por técnicos muito competentes sendo que parte deles foram nomeados pelos partidos que constituem a assembleia, incluindo os partidos do governo:

Frutuoso Pires Mateus (PSD)
Marc Castellnou Ribau (PS)
Joaquim Sande Silva (BE)
José Manuel do Vale Moura Ferreira Gomes (CDS-PP)
Francisco Manuel Cardoso de Castro Rego (PCP)
Paulo José Vaz Rainha Mateus (PEV)

Agradeço estas informações,tinha efectivamente conhecimento da maior parte destes nomes mas desconhecia completamente as suas cores partidárias.

Eu referi apenas que este relatório convém a muita cor política, prova disso foi a autêntica "Carnificina" que as bancadas de direita durante e após os incêndios.

A ProCiv falhou redondamente, tal como o ICNF, o IPMA, as câmaras, bombeiros, GNR... falha geral, de uns mais que outros mas de todos, isto aliado a condições meteorológicas extremas deram aquele terrível resultado que todos sabemos.

100% de acordo.

Mas agora vou colocar as coisas por este prisma: Demissão da Ministra -> Demissão do Secretário de Estado -> Desestabilização do Governo -> Queda do Governo

Alguém duvida deste objectivo? Alguém duvida que qualquer MAI que lá estivesse seria exactamente a mesma coisa? Não existe nenhum cargo deste tipo que possa sobreviver a 524 ignições em apenas 24h. Nem cargo, nem operacionais nem nada. Porque é que não pedem à PJ uma investigação à origem de todos estes fogos antes de solicitarem a demissão de um membro do governo? Por mais ou menos meios que existam sejam aéreos,terrestres é humanamente impossível combater isto perante o número abissal de incêndios que como referis-te e bem decorrem em locais extremamente secos.

https://www.publico.pt/2017/10/16/s...panha-chamalhe-terrorismo-incendiario-1789082

Também devemos demitir o MAI Espanhol (Que é de direita) por causa disto?

@Orion se continuas a editar os teus post's 10m depois de os colocares ninguém vai perceber nada. Se queres editar edita logo na altura.

É interessante que só consegues postar impropérios contra o governo... que tal uma ideiazita que seja relacionada com soluções?

Repara, esta revolta é natural e compreensível. É, diria, catártico e humano. Também é verdade que não resolve os problemas e normalmente acaba em si mesma.

• Gosto
Reactions: vitoreis e criz0r
Eu confesso que até acho estranha esta renitência de António Costa em despachar a Ministra. Seria o caminho mais fácil para aliviar, pelo menos ligeiramente, a pressão. É o que acontece quase sempre e por uma razão: costuma ser a melhor forma de deixar tudo que na mesma. Será só teimosia ou outra coisa?

Eu confesso que até acho estranha esta renitência de António Costa em despachar a Ministra. Seria o caminho mais fácil para aliviar, pelo menos ligeiramente, a pressão. É o que acontece quase sempre e por uma razão: costuma ser a melhor forma de deixar tudo que na mesma. Será só teimosia ou outra coisa?
Não é teimosia. No meio da tempestade faz sentido demitir o timoneiro? Estou convencido que não se vai manter depois dos incêndios terminarem.

• Gosto
Reactions: ClaudiaRM

"Depois de uma noite caótica (...) pegas no carro pra ir trabalhar e em menos de 2 km consegues perder a conta ao número de fogueiras. "
É disto que se está a falar, um típico dia de outubro de um ano passado. Agora somem-lhe a seca e o efeito Ofélia.

Tenho conhecimento por parte de um colega que mora em Porto de Mós, que tem vizinhos que já lhe disseram que a partir de ontem(dia 15) já vão começar a fazer fogueiras, agora pergunto, onde está a responsabilidade destas pessoas.

O fumo aqui na rua é tanto, que só me faz tossir.

Dois detalhes passíveis de discussão mas pouco abordados:

Muitos dos que defendem um estado bem mais magrinho são os mesmo a dizer que o estado, no que diz respeito a estas questões, devia ser muito mais gordo. Em que ficamos?

Alterações climáticas, não terão nada a ver com isto?

Apenas duas coisas de que me lembrei.

• Gosto
Reactions: luismeteo3