Floresta portuguesa e os incêndios

Aqui em Portugal não deve ser muito diferente::rolleyes:

Espanhol gravou momento em que grupo ateia fogo.

Cada vez existem mais provas de que há grupos organizados por detrás dos incêndios florestais. Este momento não foi gravado em Portugal, mas poderia ter sido, já que o vídeo mostra cinco focos de incêndio exatamente à mesma distância, a começar ao mesmo tempo e ao longo da lateral de uma montanha.

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/espanha/espanhol-gravou-momento-em-que-grupo-ateia-fogo

Este vídeo é antigo, tem pelo menos mais de um ano.

O único grupo aí atear fogo são um grupo de projeções incandescentes, nomeadamente casca e folhas de eucalipto, temos que saber "ver" as coisas como elas são e não aquilo que queremos que sejam. ;)

A propósito do vídeo, é um bom exemplo do avanço e comportamento do fogo, poderia ser mostrado numa de aula da disciplina Fogos Florestais para os novos engenheiros florestais, tomara eu ter visto isto quando estudei essas matérias, torna-se mais fácil perceber como funciona o fogo depois de ver imagens como esta.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e dahon
Não quero parecer arrogante, mas começa a fartar a paciência de ler tanto disparate sobre fogos e incêndios por todo lado (MeteoPT incluído quando devia ser um fórum de ciência)...

Como se pode ter uma opinião de uma coisa que se desconhece por completo?

Mas porque é que toda a gente acha que deve opinar sobre fogos? Falar do que não faz a mais pálida ideia?

Eu tive formação florestal e abstenho-me na maioria das vezes de falar de forma mais técnica sobre fogos (porque não sei). O comportamento do fogo é um mundo complexo, dá para escrever infinitas teses de doutoramento sobre o tema..

Doi ver tanta a gente a falar do tema com total leviandade e sem qualquer noção, do ridículo do que está a dizer...
Para dar um exemplo, eu não falo sobre construção civil, engenharia aeroespacial ou física quântica...Porque será? :rolleyes: Será porque não sei nada sobre o tema?:intrigante:

Desculpem o desabafo, se a moderação entender pode apagar o post. ;)

Última edição:
Este vídeo é antigo, tem pelo menos mais de um ano.

O único grupo aí atear fogo são um grupo de projeções incandescestes, nomeadamente casca e folhas de eucalipto, temos que saber "ver" as coisas como elas são e não aquilo que queremos que sejam. ;)

A propósito do vídeo, é um bom exemplo do avanço e comportamento do fogo, poderia ser mostrado numa de aula da disciplina Fogos Florestais para os novos engenheiros florestais, tomara eu ter visto isto quando estudei essas matérias, torna-se mais fácil perceber como funciona o fogo depois de ver imagens como esta.

Sao projecções muito certinhas, praticamente à mesma distancia umas das outras...ou então há aqui alguma montagem..

Sao projecções muito certinhas, praticamente à mesma distancia umas das outras...

Snifa, acredita no que quiseres... Calhou ser em linha, o que até pode nem ser verdade! Pode ser apenas a ideia que dá da perspetiva em que foi filmado.

O Galileu também dizia que a terra girava e ia morrendo por causa disso...

Os incendiários agora andam de régua e esquadro para largar os fogos com rigor milimétrico... :rolleyes:

• Gosto
Reactions: dahon
O único grupo aí atear fogo são um grupo de projeções incandescestes, nomeadamente casca e folhas de eucalipto, temos que saber "ver" as coisas como elas são e não aquilo que queremos que sejam. ;)

Respeito a opinião de cada um. Mas sinceramente, acreditar no que acabas-te de referir é surreal. Basicamente quer dizer que 524 fogos num dia foram projecções?

....

Não quero parecer arrogante, mas começa a fartar a paciência de ler tanto disparate sobre fogos e incêndios por todo lado (MeteoPT incluído quando devia ser um fórum de ciência)...

Como se pode ter uma opinião de uma coisa que se desconhece por completo?

Mas porque é que toda a gente acha que deve opinar sobre fogos? Falar do que não faz a mais pálida ideia?

Eu tive formação florestal e abstenho-me na maioria das vezes de falar de forma mais técnica sobre fogos (porque não sei). O comportamento do fogo é um mundo complexo, dá para escrever infinitas teses de doutoramento sobre o tema..

Doi ver tonta a gente a falar do tema, com total leviandade e sem qualquer noção, do ridículo do que está a dizer...
Para dar um exemplo, eu não falo sobre construção civil, engenharia aeroespacial ou física quântica...Porque será? :rolleyes: Será porque não sei nada sobre o tema?:intrigante:

Desculpem o desabafo, se a moderação entender pode apagar o post. ;)
Concordo totalmente contigo! Como é que num forum destes., com tantos membros com formacao e conhecimento elevado escrevem tanta asneira tecnica! Perdoem a minha sinceridade mas dizer que nesse video ha mao criminosa é a mesma coisa que dizer que as condicoes climaticas do dia de hoje sao más

• Gosto
Reactions: MSantos e dahon

Portugal é um país de tudólogos. Quase toda a gente acha que deve botar faladura sobre tudo e mais alguma coisa e às vezes parece um crime não ter opinião sobre determinado assunto. Bom é saber uma coisinha de nada sobre tudo. O problema é que depois há pouco quem saiba muito sobre coisas 'mais pequenas'. Reparemos, até, nos comentários na TV (dos quais já desisti): temos as mesmas caras a comentar assuntos dos mais díspares. Sabem de tudo, claro. Desconfio seriamente que é também por existirem muitos desses tudólogos em muitos cargos de responsabilidade que há coisas neste país a funcionar tão mal.

Respeito a opinião de cada um. Mas sinceramente, acreditar no que acabas-te de referir é surreal. Basicamente quer dizer que 524 fogos num dia foram projecções?

....

Foi essencialmente uso do fogo, uma das piores causas dos fogos em Portugal, ou se preferires negligência.

Exemplo ficticio:

- "Oh Maria vou ali queimar os restos da poda da vinha que parece que vem chuva amanha.."
- "Mas está tanto calor Manel, vé-lá se dá asneira..."
- "Dá nada, se arder um pouquinho de mato que está lá não faz mal, dá para as cabras terem erva fresca para o ano"

.... meia hora depois....

- " oh Maria... o pinhal está a arder... chama os bombeiros, acho que deixei aquilo mal apagado..."

Qualquer semelhança desta história com pessoas ou locais é pura coincidência.

Relativamente ao video: entao os terroristas andavam a pegar focos de fogo a frente do foco principal de fogo? Entao mas se o incendio ja se dirigia pra la pra que colocar essas ignicoes?? E ainda por cima a correrem risco de vida!! Absurdo.
Pa, ta tudo escrito no relatorio da cti, leiam pf!

• Gosto
Reactions: MSantos e dahon
Foi essencialmente uso do fogo, uma das piores causas dos fogos em Portugal, ou se preferires negligencia.

Exemplo ficticio:

- "Oh Maria vou ali queimar os restos da poda da vinha que parece que vem chuva amanha.."
- "Mas está tanto calor Manel, vé-lá se dá asneira..."
- "Dá nada, se arder um pouquinho de mato que está lá não faz mal, dá para as cabras terem erva fresca para o ano"

.... meia hora depois....

- " oh Maria... o pinhal está a arder... chama os bombeiros, acho que deixei aquilo mal apagado..."

Qualquer semelhança desta história com pessoas ou locais é pura coincidência.
Muito bom!

• Gosto
Reactions: MSantos
Ah mas disso eu não tenho qualquer dúvida, muitos destes números são basicamente a quantidade estúpida de queimadas negligentes.

Mas se for a acreditar apenas nessa teoria, tinhas 524 ignições todos os dias deste que o Mês de Outubro começou (De referir que o passado Domingo não foi o dia nem mais quente nem com mais vento). Se quisermos ser meigos, 20% Queimadas 50% mão criminosa e o resto aponto para causas desconhecidas. Não é preciso ser "Engenheiro".

So o incendio de castelo de paiva tem pelo menos 3 ocorrrencias associadas na anpc. Depois aparecem 500 e tal...mal do povo que cai nesta lenga lenga

Peguem a coisa por onde quiserem pegar e o resultado acaba sempre por ser muito negativo para as estruturas do estado. Essa conversa de organizações terroristas já a ando a escutar há mais de 30 anos. A ser verdade, era mais um caso de monumental incompetência, tantos anos e não descobrem nada.

Parece-me mais uma manobra de diversão, algo para desviar a atenção dos verdadeiros responsáveis.

• Gosto
Reactions: MSantos e AJB
Duvido muitíssimo da veracidade dessas 524 ignições. Haverá certamente alguma contabilidade criativa.

Sobre as causas, só digo uma coisa: em viagem do Alentejo para Lisboa na tarde de domingo passei por pelo menos 4 queimadas.

• Gosto
Reactions: dahon e MSantos
Vejam a entrevista a pouco na sic noticias ao Tiago Oliveira