Floresta portuguesa e os incêndios

Este vídeo é antigo, tem pelo menos mais de um ano.

O único grupo aí atear fogo são um grupo de projeções incandescestes, nomeadamente casca e folhas de eucalipto, temos que saber "ver" as coisas como elas são e não aquilo que queremos que sejam. ;)

A propósito do vídeo, é um bom exemplo do avanço e comportamento do fogo, poderia ser mostrado numa de aula da disciplina Fogos Florestais para os novos engenheiros florestais, tomara eu ter visto isto quando estudei essas matérias, torna-se mais fácil perceber como funciona o fogo depois de ver imagens como esta.

Infelizmente já presenciei uma situação semelhante. Num dia de forte nortada, em Julho se não me engano, começou um incêndio próximo da minha casa, do qual poucos minutos depois de se ter iniciado o foco principal, apareceram dois novos focos mais à frente. Quando digo mais à frente foi na direcção de propagação do fogo que é a mesma direcção em que soprava o vento. Felizmente era próximo do quartel dos Bombeiros Voluntários e por isso foi rapidamente controlado.

Duvido muitíssimo da veracidade dessas 524 ignições. Haverá certamente alguma contabilidade criativa.

É muito grave se assim o for.

Sobre as causas, só digo uma coisa: em viagem do Alentejo para Lisboa na tarde de domingo passei por pelo menos 4 queimadas.

Há 2 semanas, desde Lisboa até Aguiar da Beira perdi-lhes a conta. Mas não justifica nem de perto o "bombardeamento" de Domingo.

Duvido muitíssimo da veracidade dessas 524 ignições. Haverá certamente alguma contabilidade criativa.

Sobre as causas, só digo uma coisa: em viagem do Alentejo para Lisboa na tarde de domingo passei por pelo menos 4 queimadas.
A anpc chega a abrir numeros de ocorrencias no mesmo incendio apenas para manter em ataque ampliado um helicoptero de ataque inicial.
E perguntem a Patricia quantas ignicoes, dessas 524, passaram de sabado pra Domingo

• Gosto
Reactions: dahon e MSantos
Ah mas disso eu não tenho qualquer dúvida, muitos destes números são basicamente a quantidade estúpida de queimadas negligentes.

Mas se for a acreditar apenas nessa teoria, tinhas 524 ignições todos os dias deste que o Mês de Outubro começou (De referir que o passado Domingo não foi o dia nem mais quente nem com mais vento). Se quisermos ser meigos, 20% Queimadas 50% mão criminosa e o resto aponto para causas desconhecidas. Não é preciso ser "Engenheiro".

Foi um dia em que a mínima não baixou dos 22ºC, a máxima foi superior a 30ºC, o vento durante a tarde teve rajadas próxima dos 70km/h e a humidade relativa foi inferior a 30%.
Estamos num forum de meteorologia, é muito chato mandar o bitaite sem ter a noção das condições meteorológicas que estavam nas regiões do interior.
Os 3 trintas infelizmente não falham.

Edit: Quanto ás queimadas, desde miúdo que me lembro de o meu avô dizer no outono: "Amanhã vem chuva, hoje é dia de queimadas". E lá se enchia o horizonte de uma quantidade enorme de pequenas colunas de fumo. E não é que estava prevista chuva para segunda.

Última edição:
Foi um dia em que a mínima não baixou dos 22ºC, a máxima foi superior a 30ºC, o vento durante a tarde teve rajadas próxima dos 70km/h e a humidade relativa foi inferior a 30%.
Estamos num forum de meteorologia, é muito chato mandar o bitaite sem ter a noção das condições meteorológicas que estavam nas regiões do interior.
Os 3 trintas infelizmente não falham.

????

352AsI4.jpg

GmZzB9I.jpg

Nesse dia, estive em Coruche. Sei perfeitamente das condições que estavam no Interior. Mal vi as rajadas de vento e o calor que estava na altura disse logo que era um mimo para a propagação de incêndios nesse dia. Felizmente que os Arquivos existem para alguma coisa. Mas vou abster-me de voltar tocar neste assunto porque é notório a Politiquice que impera neste e no outro tópico. Só espero que este Governo não dure muito tempo, assim terei o prazer de ver o comportamento do novo MAI do PSD, (Se for tão bom como o Miguel Macedo bem podemos esperar mais porrada à frente do Parlamento).

????

352AsI4.jpg

GmZzB9I.jpg

Nesse dia, estive em Coruche. Sei perfeitamente das condições que estavam no Interior. Mal vi as rajadas de vento e o calor que estava na altura disse logo que era um mimo para a propagação de incêndios nesse dia. Felizmente que os Arquivos existem para alguma coisa. Mas vou abster-me de voltar tocar neste assunto porque é notório a Politiquice que impera neste e no outro tópico. Só espero que este Governo não dure muito tempo, assim terei o prazer de ver o comportamento do novo MAI do PSD, (Se for tão bom como o Miguel Macedo bem podemos esperar mais porrada à frente do Parlamento).

Estação meteorológica instalada no aeródromo de Viseu.

8H9rLPo.png

https://www.wunderground.com/person...=IVISEUVI5#history/s20171015/e20171015/mdaily

Edit: Os 14.3ºC que aparece no mapa é da estação urbana que está ao pé do rio, logo temos inversão térmica.
A estação oficial do IPMA para Viseu está numa zona próxima do aeródromo. Afastada da cidade e nomeio de uma zona florestal. E como se pode ver na imagem a mínima foi de 21,4ºC.
sYEa4ea.png

Última edição:
  • Gosto
Reactions: criz0r
Madeireiro pago para atear incêndios

Recebia dinheiro de empresários por incêndios para que a madeira queimada pudesse ser adquirida a preços mais baixos.

Aliciado com dinheiro por intermediários ligados ao negócio das madeiras, o homem de 43 anos não hesitou quando o contrataram para incendiar matas, no concelho de Amarante. Por saber que o filho, menor de 13 anos, não poderia ser detido pelas autoridades, resolveu ensiná-lo a atear fogos com recurso a um isqueiro. Em poucas semanas, foram 10 os incêndios provocados pelo adolescente, e que colocaram casas em risco, obrigando à rápida intervenção de bombeiros.
Em causa estava o negócio de compra e venda de madeira. Para depois poderem adquirir lenha das florestas a preços mais reduzidos, empresários do setor mandataram intermediários para darem indicações ao homem, que exerce funções de madeireiro e maquinista, sobre os terrenos que deveriam ser incendiados. O objetivo final era de que a madeira de pinheiro, carvalho e eucalipto queimada pudesse ser depois comprada pelo suspeito – e por outros empresários do ramo – por preços muito mais reduzidos.
"A lenha queimada rende menos aos donos das terras. O valor quase que é reduzido para metade", conforme disse ao CM um vizinho do incendiário. "Ele é um homem que vive com muita inveja e ciúmes no que diz respeito ao comércio de madeira. O negócio era do pai, mas ele agora é o responsável e não se entende com a restante família. Há vários processos em tribunal", disse outra vizinha. A única vez que o homem ajudou o filho a incendiar a floresta foi no dia em que o ensinou. Depois, o menor atuou sempre sozinho, sob indicação do pai, e lançou fogo na zona de Vila Meã – cuja freguesia chegou a estar rodeada pelas chamas. O madeireiro usou o filho por ser menor, mas não ponderou que o adolescente, no âmbito do processo tutelar, pode agora, em limite, ser colocado numa instituição e afastado dos pais.

Fonte: CM (09.09.16)

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Alguém falou mais atrás que deveria haver uma 'TV Rural moderna', mas a verdade é que há um programa na RTP 2, mas que provavelmente tem um horário de transmissão que não interessa nem ao menino Jesus, é uma pena porque pelo que tive a ver, tem vídeos com informação muito boa.

Vou deixar aqui dois vídeos desse programa que têm a ver com este tópico.

Sobre a prevenção dos incêndios, transmitido ainda este ano:
http://www.rtp.pt/play/p1995/e231152/biosfera

Sobre o eucaliptal, depois da lei proposta pelo ministério de Assunção Cristas que fez aprovar uma lei que, na prática, permite que os proprietários possam plantar eucaliptos em áreas com menos de cinco hectares sem dar conhecimento ou pedir autorização ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

Diria exatamente a mesma coisa.

As pessoas incendeiam a mata por 1001 motivos.

Para o dispositivo de combate o motivo é irrelevante.

Como já escrevi, não ficaria surpreendido se houvessem algumas pessoas que, organizadamente, pegam fogo à mata. Mas isso está longe de considerar a maioria dos incêndios como 'terrorismo'. Esse tipo de argumento advém do desespero e da falta de provas para outra qualquer teoria.

Então, quem ateia deliberadamente fogo a uma mata não está a cometer um acto de terrorismo? Se é terrorismo organizado, não sei, mas é um acto de terrorismo, isto ou sendo consciente dos actos ou algum " maluquinho" que não sabe o que faz, coitadinho..e só lhe falta ser "condecorado" pelo Juiz..

É obvio que há muitas ignições que são resultado de negligência ou descuido, mas a maioria é fogo posto, ou por vingança , ou por débeis mentais, ou pagos por alguém para o fazer ou o "raio que os parta" aliás basta ver quantos incendiários ou supostos incendiários são detidos todos os anos..... não é normal tanta ignição quase em simultâneo, isto não pode ser apenas o resultado de descuido ou projecções..

E a isto tudo junta-se a incompetência dos governos, sim dos governos, não falo só deste, como não sou de esquerda, do meio, ou da direita, estou à vontade para falar, não me interessa a porcaria dos partidos, nem a "cegueira"que isso causa em alguns, mas sim as pessoas, os seus actos, e a sua capacidade de efectivamente governar.Onde é que já se viu, e estando o País seco como a palha, uma redução tão drástica de meios?

• Gosto
Reactions: luismeteo3 e dahon
Então, quem ateia deliberadamente fogo a uma mata não está a cometer um acto de terrorismo? Se é terrorismo organizado, não sei, mas é um acto de terrorismo, isto ou sendo consciente dos actos ou algum " maluquinho" que não sabe o que faz, coitadinho..e só lhe falta ser "condecorado" pelo Juiz..

É obvio que há muitas ignições que são resultado de negligência ou descuido, mas a maioria é fogo posto, ou por vingança , ou por débeis mentais, ou pagos por alguém para o fazer ou o "raio que os parta" aliás basta ver quantos incendiários ou supostos incendiários são detidos todos os anos..... não é normal tanta ignição quase em simultâneo, isto não pode ser apenas o resultado de descuido ou projecções..

E a isto tudo junta-se a incompetência dos governos, sim dos governos, não falo só deste, como não sou de esquerda, do meio, ou da direita, estou à vontade para falar, não me interessa a porcaria dos partidos, nem a "cegueira"que isso causa em alguns, mas sim as pessoas, os seus actos, e a sua capacidade de efectivamente governar.Onde é que já se viu, e estando o País seco como a palha, uma redução tão drástica de meios?

Melhor post que vi acerca disto nos últimos tempos.

• Gosto
Reactions: Snifa

Esta demissão, como se diz na gíria popular, não aquece nem arrefece. Nada vai mudar se não houver empenho dos governantes e a história diz-nos que facilmente se esquece em Portugal. Nunca se viu neste país uma manifestação de desagrado com estas tragédias que todos os anos acontecem. Temos que olhar para o exemplo dos espanhóis e como eles ser mais pró-ativos na defesa da nossa floresta.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: dahon
Esta demissão, como se diz na gíria popular, não aquece nem arrefece. Nada vai mudar se não houver empenho dos governantes e a história diz-nos que facilmente se esquece em Portugal.

Sim, não vai efetivamente resolver nada, nem solucionar o problema de fundo e estrutural.

Ha uns anos atrás, aqui na minha zona, estava sempre arder o mesmo sitio, que por sinal segundo consta é dos sitios onde o m2 de terreno é dos mais caros de Portugal e em área protegida.
Falo da zona da Biscaia e Figueira do Guincho, duas aldeias em pleno parque natural Sintra-Cascais, anos mais tarde lá apareciam brutas mansões com vista para a praia do Guincho. Um pequeno exemplo no meio de tantos, basta estarmos atentos.