Floresta portuguesa e os incêndios

Governo anuncia 600 novos GNR para prevenir incêndios
Leonor Mateus Ferreira
15:54
O ministro da Administração Interna anunciou esta quinta-feira, na Assembleia da República, que a formação do novo grupo começa já na próxima segunda-feira, em Portalegre.

Vai começar na próxima segunda-feira a formação de 600 novos oficiais da Guarda Nacional Republicana (GNR), em Portalegre, que irão reforçar o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS). O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo ministro da Administração Interna num debate no Parlamento sobre segurança interna.

Eduardo Cabrita sublinhou que os oficiais irão trabalhar na prevenção de incêndios e reforçar a área do ambiente. Segundo o ministro, haverá pela primeira vez 1.050 pessoas em simultâneo a serem formadas para esta área. Cabrita garantiu ainda que o Governo vai continuar a investir no setor do ambiente.
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...-600-novos-gnr-para-prevenir-incendios-272856

"Fogo controlado em eucaliptal da Altri em Santo Tirso. É bom ver a indústria a avançar, ainda que para já apenas em modo experimental. As condições de queima estiveram dentro da prescrição recomendada e resultante do projecto FireGlobulus."

TOMAR – Preço por limpeza de cada hectare passou de 1200… para 3500 euros! Concelho está entre os territórios que mais preocupam o Governo

Sem-T%C3%ADtulo-42-640x477.jpg

O preço de limpeza de terrenos por hectare aumentou exponencialmente. No que a serviços solicitados pela Câmara de Tomar, por exemplo, os valores triplicaram. Aquilo que antes custava 1200 euros fica agora em… 3500!

https://radiohertz.pt/tomar-preco-p...-os-territorios-que-mais-preocupam-o-governo/

Já li relatos também no facebook, que já existe terrenos á venda a 10 centimos o m2, deve ser pelo facto de desvalorizarem, visto que existe muitas pessoas agora que se querem ver livres do terrenos para não pagarem multas e limpezas.
Só tenho pena, é que aqui os meus vizinhos não queiram vender os seus terrenos por esses preços, pois assim comprava já uns quantos.
Aqui um serviço de tractorista com corta-mato, já no ano passado já era a 40 euros á horas, mas agora tenho visto que ele deve ter muito trabalho, pois são 2 pessoas, a trabalharem o dia inteiro, aos fins de semana, e possivelmente até já aumentou o preço.

TOMAR – Preço por limpeza de cada hectare passou de 1200… para 3500 euros! Concelho está entre os territórios que mais preocupam o Governo

Sem-T%C3%ADtulo-42-640x477.jpg

O preço de limpeza de terrenos por hectare aumentou exponencialmente. No que a serviços solicitados pela Câmara de Tomar, por exemplo, os valores triplicaram. Aquilo que antes custava 1200 euros fica agora em… 3500!

https://radiohertz.pt/tomar-preco-p...-os-territorios-que-mais-preocupam-o-governo/

Já li relatos também no facebook, que já existe terrenos á venda a 10 centimos o m2, deve ser pelo facto de desvalorizarem, visto que existe muitas pessoas agora que se querem ver livres do terrenos para não pagarem multas e limpezas.
Só tenho pena, é que aqui os meus vizinhos não queiram vender os seus terrenos por esses preços, pois assim comprava já uns quantos.
Aqui um serviço de tractorista com corta-mato, já no ano passado já era a 40 euros á horas, mas agora tenho visto que ele deve ter muito trabalho, pois são 2 pessoas, a trabalharem o dia inteiro, aos fins de semana, e possivelmente até já aumentou o preço.

Já se esperava que houvesse aproveitamento desta situação por parte de quem faz limpezas de terrenos... E vai haver muitos terrenos vendidos/comprados ao preço da "uva mijona"!

Limpeza das matas. “Já há proprietários a oferecer as suas terras às juntas de freguesia”

mw-860

Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) disse esta terça-feira, em Lisboa, que “temos de promover a limpeza das terras, mas não com uma pistola apontada à cabeça”
“Já há proprietários de terras a oferecer as suas propriedades às juntas de freguesia, pois não querem ou não podem proceder à respetiva limpeza, conforme está a ser exigido”, disse hoje Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

Esta mensagem foi transmitida diretamente ao ministro da Agricultura, Capoulas Santos, convidado pela CAP para encerrar um debate, em Lisboa, sobre o impacto das alterações climáticas na atividade agrícola.

“Naturalmente, senhor ministro, todos temos de promover a limpeza das terras mas não com uma ‘pistola’ apontada à cabeça”, acrescentou ainda o líder da CAP, numa alusão ao ultimato transmitido aos portugueses através de uma carta enviada há cerca de uma semana pela Autoridade Tributária a todos os contribuintes. “Eu nem queria acreditar… até os meus netos, que têm menos de um ano, foram avisados”, ironizou ainda o mesmo responsável.

http://expresso.sapo.pt/economia/20...ferecer-as-suas-terras-as-juntas-de-freguesia

Têm muito que trabalhar.. Eu já fiz a minha parte, limpei silvas e mato, desbastei os pinheiros. E agora tenho terrenos limpos, prontos para tratar as silvas (sim, porque cortar silvas é podá-las), e para o ano que vem planto mais castanheiros e cerejeiras.

Mas temos que admitir que esta lei e outras relacionadas foram feitas em cima do joelho. Há dias atrás, foram constituidas arguidas, 2 pessoas por queimar as sobras da desmatação/desbaste das árvores, pelo seguinte motivo:
- É proibido queimar a menos de 30m das casas;
- É proibido queimar a menos de 300m da floresta;
- É proibido queimar quando existe risco de incendio;

Ora bem, nas aldeias dos meus pais, tanto é impossível queimar a menos de 30m das casas e a mais de 300m da floresta.. Imaginem uma floresta densa, com 20 casas no meio, agora sem floresta à volta a 100m (de acordo com a lei).
Então onde é que se pode queimar, neste caso?

Leis criadas para enganar quem come gelados com a testa.Era preciso salvaguardar a imagem política de preocupação após as tragédias de 2017. É muito bom fazer as leis lá no meio das grandes cidades, sem contemplar as especificidades do mundo rural, precisamente aquele mais afetado pelos incêndios.
Já não chegava tudo o que se perdeu nos incêndios de 15 de outubro, como ainda se corta tudo hoje em dia. Na minha aldeia, num dos bairros, cortaram pequenas cerejeiras e outras árvores de fruto que haviam sido plantadas nos passeios. No meio da aldeia...Ok, é o que diz a lei, mas por favor...
Se calhar mais vale fazerem o que o Bush uma vez sugeriu. Para acabar com os incêndios cortem as árvores quase todas!!!
Não vejo é intervenção nas encostas ardidas aqui na minha zona. Esperar que nada de grave aconteça com esta chuva.

Têm muito que trabalhar.. Eu já fiz a minha parte, limpei silvas e mato, desbastei os pinheiros. E agora tenho terrenos limpos, prontos para tratar as silvas (sim, porque cortar silvas é podá-las), e para o ano que vem planto mais castanheiros e cerejeiras.

Mas temos que admitir que esta lei e outras relacionadas foram feitas em cima do joelho. Há dias atrás, foram constituidas arguidas, 2 pessoas por queimar as sobras da desmatação/desbaste das árvores, pelo seguinte motivo:
- É proibido queimar a menos de 30m das casas;
- É proibido queimar a menos de 300m da floresta;
- É proibido queimar quando existe risco de incendio;

Ora bem, nas aldeias dos meus pais, tanto é impossível queimar a menos de 30m das casas e a mais de 300m da floresta.. Imaginem uma floresta densa, com 20 casas no meio, agora sem floresta à volta a 100m (de acordo com a lei).
Então onde é que se pode queimar, neste caso?

Ás vezes é mesmo preciso apontar uma "arma" para que alguma coisa seja feita. Nunca na minha vida vi tanto empenho a limpar os terrenos e matas na povoação onde vivo. Terrenos que estavam ao abandono por puro desleixe neste momento estão limpos.
É claro que não vai ser tudo limpo, é praticamente impossível limpar tudo em tão pouco tempo, mas já é alguma coisa.
Em conversa com elementos dos GIPS foi-me dito que este ano haverá alguma flexibilidade na aplicação de multas. A grande pressão estará nas zona de maior risco de incêndio junto das populações.

Ás vezes é mesmo preciso apontar uma "arma" para que alguma coisa seja feita. Nunca na minha vida vi tanto empenho a limpar os terrenos e matas na povoação onde vivo. Terrenos que estavam ao abandono por puro desleixe neste momento estão limpos.
É claro que não vai ser tudo limpo, é praticamente impossível limpar tudo em tão pouco tempo, mas já é alguma coisa.
Em conversa com elementos dos GIPS foi-me dito que este ano haverá alguma flexibilidade na aplicação de multas. A grande pressão estará nas zona de maior risco de incêndio junto das populações.
@dahon estamos em fevereiro.
Com esta chuva cresce muio mato até ai verão.
Esta lei é estúpida e absurda vindo de quem mostra não saber nada de fogo nem de ruralidade.
Leis avulso como esta vai levar a ainda. Mais abandono da floresta.
No fim sobra para os mesmos de sempre.
Quando o estado falhar como falhou a 17/06 e 15/10

@dahon estamos em fevereiro.
Com esta chuva cresce muio mato até ai verão.
Esta lei é estúpida e absurda vindo de quem mostra não saber nada de fogo nem de ruralidade.
Leis avulso como esta vai levar a ainda. Mais abandono da floresta.
No fim sobra para os mesmos de sempre.
Quando o estado falhar como falhou a 17/06 e 15/10

Então a solução é deixar tudo como está?
O que está em causa não é só limpar o mato. É o corte de muito eucalipto e pinheiro bravo. Os meus pais tem um pinhal que tinha pinheiros cuja copa estava a menos de 10m da estrada. E eu digo tinha porque já não tem, foram cortados. Noutro pinhal tínhamos eucaliptos e pinheiros cuja distancia entre copas era inferior a 10m num perímetro de 50 metros de uma habitação. Mais uma vez digo tínhamos porque quase metade dos que estavam dentro dos 50m foram cortados.
O mato normalmente está sempre limpo nos pinhais dos meus pais. Mas não fosse esta lei e os pinheiros e eucaliptos lá continuariam.

Então a solução é deixar tudo como está?
O que está em causa não é só limpar o mato. É o corte de muito eucalipto e pinheiro bravo. Os meus pais tem um pinhal que tinha pinheiros cuja copa estava a menos de 10m da estrada. E eu digo tinha porque já não tem, foram cortados. Noutro pinhal tínhamos eucaliptos e pinheiros cuja distancia entre copas era inferior a 10m num perímetro de 50 metros de uma habitação. Mais uma vez digo tínhamos porque quase metade dos que estavam dentro dos 50m foram cortados.
O mato normalmente está sempre limpo nos pinhais dos meus pais. Mas não fosse esta lei e os pinheiros e eucaliptos lá continuariam.

A solução não era deixar como estava.
Mas também não é passar do 8 ao 80.
Basta ver as leis em países com incêndios mais extremos.
Ou a solução para salvar a floresta é acabar com ela?

Da minha parte, os terrenos da minha família em Belver já foram todos limpos a semana passada. O mato foi todo cortado e os 4 pinheiros podados até 4 metros a partir do chão.
Tenciono agora, efectuar a plantação de um pequeno pomar e uma ou outra Oliveira a juntar ás que lá existem. Os restantes terrenos infelizmente arderam todos com imensas Oliveiras por ai fora. E não sei como, mas cresceram alguns Eucaliptos que vão ser cortados assim que tiver oportunidade.