Floresta portuguesa e os incêndios

Acredito que sim, principalmente ás alminhas depenadas que tiveram a triste ideia de pegar fogo ao pinhal de Leiria, pois morreram 117 pessoas inocentes, e como eu digo não é só com carros desgovernados ou com bombas que se faz atentados, pois este foi um valente atentado terrorista, em que a culpa irá morrer solteira, para variar, e isto já para não falar nos muitos milhões de euros em prejuízos, quer de particulares, quer de empresas.

Eu vou ver atentamente esta reportagem, até porque também gostava de saber como é que os jornalistas obtiveram muitas dessas informações.

Não houve, felizmente, quaisquer vitimas a lamentar nos dois incêndios que dizimaram a MN Leiria.

Obviamente irei ver a reportagem da TVI com atenção, sabendo de antemão que a Ana Leal aborda os temas de forma torná-los o mais sensacionalistas e espalhafatosos possível, como consequência disso vai acumulando processos e queixas contra as suas reportagens.

Última edição:
Não houve, felizmente, quaisquer vitimas a lamentar nos dois incêndios que dizimaram a MN Leiria.

Obviamente irei ver a reportagem da TVI com atenção, sabendo de antemão que a Ana Leal aborda os temas de forma torná-los o mais sensacionalistas e espalhafatosos possível, como consequência disso vai acumulando processos e queixas contra as suas reportagens.

Pois eu eu quando falei nas vítimas estava-me a referir aos outros incendio de Junho e Outubro, dos quais um deles tinha sido incutido a responsabilidade á EDP, por falta de limpeza na faixa, mas depois de passar pelo tribunal, foi mais uma cullpado ilibado.
Mas o que intriga mais nesta reportagem é, como é que os jornalistas conseguiram chegar a este ponto de investigação, possivelmente com muita gente da "máfia" ligados ao negócio da madeira.

Ainda ontem passei numa estrada, que muito podia ser a estrada onde morreu muitas das vítimas, pois apesar, são talvez mais de 4 quilómetros de estrada, com eucaliptos, plantados até á valeta, onde muitos deles, estão completamente entrelaçados nos cabos e postes da EDP, isto numa linha de baixa tensão.

Nesta foto do Google Maps, retrata bem esta situação, já debaixo da linha de média tensão, os eucaliptos tinham sido cortados á pouco tempo.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
sabendo de antemão que a Ana Leal aborda os temas de forma torná-los o mais sensacionalistas e espalhafatosos possível, como consequência disso vai acumulando processos e queixas contra as suas reportagens.

Aquela reportagem sobre os meios aéreos, foi praticamente um lavar de roupa suja em directo. Acho que ninguém ficou devidamente esclarecido relativamente a essa questão.

Ainda hoje me deixa totalmente indignado, como é que os jornalistas com simples investigações, conseguem chegar onda a nossa polícia judiciária não consegue

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Fácil. O rigor das investigações jornalísticas é pouco ou nenhum. Muitas vezes resumem-se a mandar barro á parede a ver se cola. Já a PJ tens de obedecer à lei e ser o mais rigoroso e objectivo possível.

Com isto eu não digo que não há bons trabalhos de investigação jornalística, mas tem de ser levados com uma pitada de sal.

Fácil. O rigor das investigações jornalísticas é pouco ou nenhum. Muitas vezes resumem-se a mandar barro á parede a ver se cola. Já a PJ tens de obedecer à lei e ser o mais rigoroso e objectivo possível.

Com isto eu não digo que não há bons trabalhos de investigação jornalística, mas tem de ser levados com uma pitada de sal.
Respeitando a tua opinião, não concordo totalmente! Existe bons jornalistas, e maus jornalistas! Como existe bons polícias, e maus polícias! Não esquecer que a PJ prontamente disse que a ignição do IF de Pedrógão Grande tinha tido inicio numa trovoada seca, e depois veio a provar.se que não! Mas tanto esse caso , como o da Lousã já tinham sido feitas investigações por jornalistas, que resultaram em conclusões correctas relativo ao início da ignição dos mesmos, segundo os relatórios da comissão independente! Enfim..QB

E depois de ver a reportagem da TVI na íntegra, a mesma respondeu a muitas das perguntas que pairam no ar, mas no meu ponto de vista, ainda muitas perguntas ficaram por responder, que ainda daria para fazer uma 2ª parte.
São muito milhões de euros metidos ao barulho, um dos exemplos foi o de uma proprietária, em que o seu pinhal em verde, valia cerca de 100 a 120 mil euros, e no fim de queimado a melhor oferta foi de 10 mil euros, um verdadeiro negócio da China.

Respeitando a tua opinião, não concordo totalmente! Existe bons jornalistas, e maus jornalistas! Como existe bons polícias, e maus polícias! Não esquecer que a PJ prontamente disse que a ignição do IF de Pedrógão Grande tinha tido inicio numa trovoada seca, e depois veio a provar.se que não! Mas tanto esse caso , como o da Lousã já tinham sido feitas investigações por jornalistas, que resultaram em conclusões correctas relativo ao início da ignição dos mesmos, segundo os relatórios da comissão independente! Enfim..QB

Estás a pegar num caso e a generalizar, eu muito sinceramente não consigo comparar a capacidade de investigação da organização PJ com uma investigação de um ou dois jornalistas.
Para mim a credibilidade estará sempre do lado da PJ, apesar de como seres humanos também cometem erros.

Mas tanto esse caso , como o da Lousã já tinham sido feitas investigações por jornalistas, que resultaram em conclusões correctas relativo ao início da ignição dos mesmos, segundo os relatórios da comissão independente!

Nesse caso(Lousã) o que a comunicação social noticiou inicialmente seria um incêndio num transformador que teria provocado o foco de incêndio. O que se comprovou ser falso.
O que está no relatório é a queda de uma árvore numa linha.

Contudo, e isto sim faz-me uma enorme confusão, aquelas testemunhas sabendo o que sabem não contactaram as autoridades porquê?
Não me cabe na cabeça como é que alguém sabendo aquilo prefere fazer a denuncia à comunicação social....

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho
E depois de ver a reportagem da TVI na íntegra, a mesma respondeu a muitas das perguntas que pairam no ar, mas no meu ponto de vista, ainda muitas perguntas ficaram por responder, que ainda daria para fazer uma 2ª parte.
São muito milhões de euros metidos ao barulho, um dos exemplos foi o de uma proprietária, em que o seu pinhal em verde, valia cerca de 100 a 120 mil euros, e no fim de queimado a melhor oferta foi de 10 mil euros, um verdadeiro negócio da China.

Por acaso antes de ver a reportagem questionava, que raio de incendiários eram estes que esperavam por Outubro para provocar os incêndios. Não estava a fazer muito sentido.
Até que entra a questão da preservação da madeira queimada. Como disse um madeireiro, "não podia ter ardido em melhor altura".

Hoje dei uma grande volta desde o Porto até ao Caramulo, Mangualde, Gouveia, Estrela, Covilhã, Guarda e Porto novamente. O que vi, praticamente ao longo de todos estes quilómetros, deixou-me estarrecido, triste, deprimido... não fosse a neve no topo da serra para desanuviar um pouco tinha sido uma viagem única e simplesmente dantesca e inacreditável... são quilómetros e quilómetros e quilómetros e quilómetros e mais ainda alguns quilómetros de vales, encostas, tudo e mais alguma coisa, queimados! Eucaliptais, carvalhais, pinhais, galerias ripícolas... não escapou nada. Não houvesse povoações pelo meio tinha ardido tudo desde o mar até Espanha. Dá realmente que pensar... o combate às chamas foi claramente ineficaz para fazer face a tantas ignições...

Fiquei chocado com a encosta da Estrela desde Gouveia até ao início da descida para manteigas. Completamente queimada, tudo, absolutamente tudo, queimado. Aqueles bosquetes belíssimos de bétula, pinheiro-silvestre, lariço, tudo enegrecido, sem vida, obliterado... Já no regresso, observar as encostas do Caramulo é de uma tristeza extrema. Temo pela Mata da Penoita e pelo carvalhal de Vermilhas, pelo que se consegue ver, muito provavelmente não escaparam... Toda aquela zona e o país ficaram muito mais probres... Dá vontade que não pare nunca de chover e mesmo assim não sei...

Pequeno exerto da reportagem de ontem da TVI.

Reportagem completa em:

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/a...-leiria-foi-planeado-um-mes-antes-da-tragedia

Isto foi algumas das palavras ditas pelas pessoas responsáveis pela "máfia" da madeira.

Nos encontros, um mês antes, terão estado os donos de pelo menos quatro empresas de madeiras da região, mas também os donos de fábricas que compram e vendem madeira. Numa segunda reunião, oito dias antes do incêndio, acordaram os preços da madeira.

O testemunho é de quem terá sido convidado para o encontro, mas que não gostou do que ouviu
Houve uma reunião para combinarem o preço da madeira antes de arder. Para combinar para não oferecerem nada pelos lotes do Estado porque a madeira está a sair muito cara. E agora, todos os grandes estão feitos. A ideia deles é assim: não se compra, a madeira fica ali assim e o Estado um dia para limpar aquilo tem que dar aquilo quase dado!"

“Escolheram a tarde e muita quantidade (de fogos) e os aviões não podiam atuar de noite. Aquilo ardeu quase tudo de noite.”

Estás a pegar num caso e a generalizar, eu muito sinceramente não consigo comparar a capacidade de investigação da organização PJ com uma investigação de um ou dois jornalistas.
Para mim a credibilidade estará sempre do lado da PJ, apesar de como seres humanos também cometem erros.

Nesse caso(Lousã) o que a comunicação social noticiou inicialmente seria um incêndio num transformador que teria provocado o foco de incêndio. O que se comprovou ser falso.
O que está no relatório é a queda de uma árvore numa linha.

Contudo, e isto sim faz-me uma enorme confusão, aquelas testemunhas sabendo o que sabem não contactaram as autoridades porquê?
Não me cabe na cabeça como é que alguém sabendo aquilo prefere fazer a denuncia à comunicação social....

Eu não generalizei de forma alguma, apenas te quis dar um exemplo! E não estou a menosprezar de todo a nossa PJ , até porque os considero das melhores policias do mundo! mas o caso do incêndios em Portugal, tem muito que se lhe diga! Valores mais altos se levantam, muitos dos quais políticos ;)
A mim não me faz muita confusão estas testemunhas falarem aos jornalistas em vez da policia, e por uma razão muito simples! Os jornalistas pagam ás suas fontes e respectivos testemunhos que lhe arranjam para eles falarem, e a policia obviamente não o faz! Como infelizmente sabemos, tudo na vida tem um preço!! Referindo novamente o caso da ignição no Pilhão (Lousã) , eu nunca tinha ouvido falar da tese de um transformador! mas sempre da queda de um eucalipto numa linha! Mas aqui até estamos a falar de um caso em que todas as investigações chegaram a mesma conclusão, apenas nunca ninguém foi constituído arguido! Mas lá esta, valores mais altos se levantam! Fosse um bem teu, ou meu a provocar aquela ignição , e o que seria de nós ;) Não houve intenção, é um facto! mas houve negligência , tal como já tinha existido em Pedrogão! E negligência também é crime!!
Para terminar que fique claro que apenas temos opiniões diferentes, respeito imenso a tua , como espero que respeites a minha :cheers:

Investigação da RTP ao incêndio da Lousã:thumbsup:
https://www.rtp.pt/noticias/pais/investigacao-sexta-as-nove-na-origem-do-incendio-da-lousa_v1036853

Última edição:
Acho muito bem que se construam abrigos para as pessoas de dificil mobilidade e para os mais doentes , o official tambem tera a sua utilidade , mas estao a esquecer o fundamental dotar as aldeias de bocas de incendio com as devidas mangueiras para dessa forma combater o incendio , dotar o abastecimento de agua com geradores para quando falta a agua devido a falta de.energia as bombas continuemna trabalhar , e isto que as populacoes que residem em pequenas aldeias precisam .
Na minha Freguesia Pomares e constituida por 13 aldeias algumas isoladas no meio da Serra ,no incendio de 15 de Outubro ate os mais idosos pessoas com mais de 80 anos lutaram contra o fogo , pois os meios foram insuficientes e na minha Freguesia os bombeiros nao ajudaram no combate ao incendio porque pura e simplesmente nao apareceram , dai os abrigos serem so parte da solucao de um vasto prolema.

Sent from my STARADDICT 6 using Tapatalk

Acho muito bem que se construam abrigos para as pessoas de dificil mobilidade e para os mais doentes , o official tambem tera a sua utilidade , mas estao a esquecer o fundamental dotar as aldeias de bocas de incendio com as devidas mangueiras para dessa forma combater o incendio , dotar o abastecimento de agua com geradores para quando falta a agua devido a falta de.energia as bombas continuemna trabalhar , e isto que as populacoes que residem em pequenas aldeias precisam .
Na minha Freguesia Pomares e constituida por 13 aldeias algumas isoladas no meio da Serra ,no incendio de 15 de Outubro ate os mais idosos pessoas com mais de 80 anos lutaram contra o fogo , pois os meios foram insuficientes e na minha Freguesia os bombeiros nao ajudaram no combate ao incendio porque pura e simplesmente nao apareceram , dai os abrigos serem so parte da solucao de um vasto prolema.

Está tudo por fazer, é impressionante que nada se fez estes anos todos... vai levar vários anos mesmo que se faça tudo o que deve ser feito.

• Gosto
Reactions: Serra do Açor
Por acaso antes de ver a reportagem questionava, que raio de incendiários eram estes que esperavam por Outubro para provocar os incêndios. Não estava a fazer muito sentido.
Até que entra a questão da preservação da madeira queimada. Como disse um madeireiro, "não podia ter ardido em melhor altura".
Nao tenham duvidas que na sua maioria os incendios sao fogo posto , alguns por interesse , outros por vinganca , outros por piromanos , outros para renovacao de pastos e so Uma infima parte por causas naturais e serao mesmo mesmo muito poucos , o dia escolhido 15 de Outubro foi um dia de baixa humidade ventos de leste quentes devido a passagem da tempestade ex tropical ofhelia , para os incendiarios e o dia perfeito.

Nao tenham duvidas que na sua maioria os incendios sao fogo posto , alguns por interesse , outros por vinganca , outros por piromanos , outros para renovacao de pastos e so Uma infima parte por causas naturais e serao mesmo mesmo muito poucos , o dia escolhido 15 de Outubro foi um dia de baixa humidade ventos de leste quentes devido a passagem da tempestade ex tropical ofhelia , para os incendiarios e o dia perfeito.

Nem mais, concordo em pleno com as tuas palavras, aquilo foi tudo programado ao pormenor, pois eles começaram um mes antes, e aí tiveram tempo de fazer tudo ao pormenor. Eles já tinham a intenção de pegar fogo áquilo tudo, sendo assim foi só esperar pelas "melhores" condições possíveis para o fazerem.
O próprio comandante dos bombeiros até mostrou um mapa onde estavam identificadas mais de 50 tentativas de incendio ao pinhal do Rei, que já mostra bem, que a intenção de queimar já vinha mais de trás, mas pronto como os focos eram logo apagados, claro que eles não gostavam.