Formação de Neve, Cálculo Cota e Temperaturas

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Olá Kevin
Tb eu sou novo e ainda muito verde no que toca a conhecimentos meteo:(
Como tal pedia-te para antes de aprender começar por ensinar:)

"tirou algumas dúvidas, como a famosa: "Porque neva no mesmo local com 4ºC e chove com 1ºC?"

Já ontem alguém de Bragança tinha referido que já viu chover com -2º o que me deixou muito intrigado e agora tu com a mesma questão!!:unsure:

Podias esclarecer por favor:D

Zero gotas mas o vento começa a prometer;)
 


Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Re: Seg.especial Vento,Chuva e Neve 17-21 Dezembro 2007

Olá Kevin
Tb eu sou novo e ainda muito verde no que toca a conhecimentos meteo:(
Como tal pedia-te para antes de aprender começar por ensinar:)

"tirou algumas dúvidas, como a famosa: "Porque neva no mesmo local com 4ºC e chove com 1ºC?"

Já ontem alguém de Bragança tinha referido que já viu chover com -2º o que me deixou muito intrigado e agora tu com a mesma questão!!:unsure:

Podias esclarecer por favor:D

Zero gotas mas o vento começa a prometer;)

Essa é uma boa discussão.
Eu também já vi nevar com 3,5ºC e ontem deixou de nevar quando atingui 1,2ºC. Eu notei que o ponto de orvalho ontem já estava bastante alto á hora que deixou de nevar.
A queda de neve depende de muitos factores...
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seg.especial Vento,Chuva e Neve 17-21 Dezembro 2007

Concordo contigo brigantia, eu proprio não compreendo muito acerca disso.
Este ano quando nevou, a 28 de janeiro estavam 3ºC...

Por cá a chuva continua...
temp. 12,1ºC
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Seg.especial Vento,Chuva e Neve 17-21 Dezembro 2007

Concordo contigo brigantia, eu proprio não compreendo muito acerca disso.
Este ano quando nevou, a 28 de janeiro estavam 3ºC...

Por cá a chuva continua...
temp. 12,1ºC

Sim, mas no caso da neve do dia 29/01/2006, as 15h desse dia estavam - 1,5 ºC por Moscavide.
Já no dia 28/01/2007, quando nevou registava-se 1,0 ºC por aqui.
De qualquer forma, não passou muito dos 0 ºC, no caso do episódio deste ano.
 

Shibuya

Cirrus
Registo
17 Dez 2007
Mensagens
4
Local
Lisboa
Re: Seg.especial Vento,Chuva e Neve 17-21 Dezembro 2007

eu acho que com uma boa baixa pressão sobre a área, 1ºC, ventos 10km/h, não muito humido e com uma chuva fraquinha é capaz que neve, bem esse é o meu ponto. Posso estar errado lol sou novo :D
 
M

Membro excluído 274

Re: Seg.especial Vento,Chuva e Neve 17-21 Dezembro 2007

Olá Kevin
Tb eu sou novo e ainda muito verde no que toca a conhecimentos meteo:(
Como tal pedia-te para antes de aprender começar por ensinar:)

"tirou algumas dúvidas, como a famosa: "Porque neva no mesmo local com 4ºC e chove com 1ºC?"

Já ontem alguém de Bragança tinha referido que já viu chover com -2º o que me deixou muito intrigado e agora tu com a mesma questão!!:unsure:

Podias esclarecer por favor:D

Zero gotas mas o vento começa a prometer;)

Isto das temperaturas também a mim causa estranheza! Na minha terra ja nevou varias vezes com temp positivas! Mas nunca me apercebi que chovesse com temp positivas! Mas quando falo que nevou com temp positivas, essas temperaturas seriam ao meio dia por exemplo... porque só neva quando as minimas caem para valores negativos, o que em Portugal, como sabem é muitíssimo dificil quando há precipitação!

Hoje à conversa com o meu pai que trabalha no sul de Ourense, disse-me que teve de colocar corrente no carro na serra entre Espanha e Paradela... O que já não acontecia há alguns anos! :lmao::lmao::lmao:

Por Lisboa choveu todo o dia!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Seg.especial Vento,Chuva e Neve 17-21 Dezembro 2007

Olá Kevin
Tb eu sou novo e ainda muito verde no que toca a conhecimentos meteo:(
Como tal pedia-te para antes de aprender começar por ensinar:)

"tirou algumas dúvidas, como a famosa: "Porque neva no mesmo local com 4ºC e chove com 1ºC?"

Já ontem alguém de Bragança tinha referido que já viu chover com -2º o que me deixou muito intrigado e agora tu com a mesma questão!!:unsure:

Podias esclarecer por favor:D

Zero gotas mas o vento começa a prometer;)

:D

Sim, já vi chover com valores de temperatura entre -3ºC e -2ºC, claro que depois a as gotas gelavam quando chegavam ao solo ou tocavam em alguma superfície sólida. É um fenómeno algo raro por cá.

Chuva com congelação ou freezing rain



Normalmente a precipitação é sólida com valores de temperatura até +1ºC / + 2ºC. Em situações excepcionais pode nevar com valores um pouco mais elevados.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Re: Seg.especial Vento,Chuva e Neve 17-21 Dezembro 2007

Sim, mas no caso da neve do dia 29/01/2006, as 15h desse dia estavam - 1,5 ºC por Moscavide.
Já no dia 28/01/2007, quando nevou registava-se 1,0 ºC por aqui.
De qualquer forma, não passou muito dos 0 ºC, no caso do episódio deste ano.

A 29/01/2006 também nevou em Tomar por volta das 11h da manhã com uma temperatura de +3 ºC.

Por aqui (Lisboa) vai chuviscando, e a minha estação Oregon BAR310HG vai dando 1019mb (está ajustada para 80 metros de altitude) e bom tempo para as próximas horas... :huh:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seg.especial Vento,Chuva e Neve 17-21 Dezembro 2007

Sim, mas no caso da neve do dia 29/01/2006, as 15h desse dia estavam - 1,5 ºC por Moscavide.
Já no dia 28/01/2007, quando nevou registava-se 1,0 ºC por aqui.
De qualquer forma, não passou muito dos 0 ºC, no caso do episódio deste ano.

No dia 29-01-2006 nevou com -0,5ºC (ainda tinha o termometro antigo em que a precisao de mediçao e de 0,5ºC) e aí a neve não tinha problemas, era neve sólida e seca.

Por cá ja bati a horrivel mínima de 11,3ºC
temp. actual 10,9ºC
Ainda chove. Há cerca de 18 horas que não para embora que por vezes a chuva seja fraca. O total de precipitação de hoje ja deve estar proximo dos 40mm. Nada mau:thumbsup:
 

jpaulov

Cirrus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
92
Local
Bragança
Re: Formação de Neve, Cota e Temperatura

Viva!
Antes que tudo, um abraço a toda a comunidade!
Curiosamente, foi precisamente essa questão que me levou a descobrir este forum. Como é sobejamente conhecido, terça-feira, dia 18, nevou em Bragança. Acontece que durante o dia a temperatura exterior (indicada no meu carro) era cerca de 2 graus positivos... e nevava! à noite a temperatura era semelhante e chovia!!
Sendo eu curioso destes fenomenos (mas não entendido) procurei investigar na net sobre o assunto...descobri este forum!!

Naevo
:D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Formação de Neve, Cota e Temperatura

Viva!
Antes que tudo, um abraço a toda a comunidade!
Curiosamente, foi precisamente essa questão que me levou a descobrir este forum. Como é sobejamente conhecido, terça-feira, dia 18, nevou em Bragança. Acontece que durante o dia a temperatura exterior (indicada no meu carro) era cerca de 2 graus positivos... e nevava! à noite a temperatura era semelhante e chovia!!
Sendo eu curioso destes fenomenos (mas não entendido) procurei investigar na net sobre o assunto...descobri este forum!!

Naevo
:D

Bem vindo Naevo contamos com a tua participação os Brigantinos estão aqui em peso...:p
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Formação de Neve, Cota e Temperatura

Como disse o Dan o fenómeno de queda de neve ou não, não tem tanto a ver com a temperatura à superfície mas muito mais importante é a temperatura em altitude. Resumidamente e sem entrar em pormenores da Física/Termodinâmica...

Para vermos a chover com temperaturas negativas ou próximo não pode haver frio em altitude.
Normalmente estas situações verificam-se quando há fortes inversões térmicas, em que por exemplo a 1000 metros as temperaturas estão positivas mas junto ao solo, devido ao forte arrefecimento, temos temperaturas negativas. Nunca se esqueçam que um floco de neve depois de se fundir, não volta mais a ser floco de neve. Além disso também existe um fenómeno chamado de sobre-fusão em que uma gota de água até pode estar com uma temperatura inferior a 0ºC sem congelar até atingir o solo mas quando o atinge o solo congela-se instantaneamente. Dando origem ao fenómeno de freezing rain.





.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Formação de Neve, Cota e Temperatura

O Minho respondeu à pergunta da chuva com menos de 0ºC, agora respondo eu à outra, de nevar com temperaturas positivas. Espero não dizer nenhum disparate, se estiver corrigam.

Teoricamente se não me engano, se existirem condições na restante atmosfera, pode nevar mais coisa menos coisa, até aos 4ºC à superficie.

A explicação óbvia de que todos se lembram instintivamente é a de que o floco de neve ainda demora algum tempo a derreter, sobretudo porque nos lembramos do granizo e de como ele cai mesmo em dias muito quentes. Mas a principal explicação não é essa, porque o granizo sobrevive tão bem porque é pesado e cai a grande velocidade, ao contrário dum floco de neve.

Essa probalidade de nevar até aos 4ºC positivos varia muito com a humidade, quanto mais humidade existir, pior. Quanto mais seco o ar estiver, melhor.
A explicação tem a ver com a fisica: Temperatura, humidade, calor latente, evaporação, etc. Quando a neve ao cair passa por temperaturas positivas vai evaporando, libertando energia/calor, e como liberta esse calor, arrefece o interior, um processo fisico na base de muitos sistemas de refrigeração ou até de nós próprios, pois quando estamos ao calor aquecemos, mas depois arrefecemos a pele quando transpiramos.

Claro que esse arrefecimento por evaporação tem que ser superior ao calor que a atmosfera transmite aos flocos para que o interior destes se mantenha gelado. E é aqui que entra a humidade. Quanto menos humidade existir, mais evapora, mais arrefece o floco de neve. Daí que os bons nevões se dêm com alguma "secura" na atmosfera.

Em Lisboa, a 28 de Janeiro 2007, a humidade era razoavelmente baixa nessa manhã, cerca de 50% pelas 09:00 horas.
Por exemplo na estação do José Esteves, podem ver que antes e a quando da neve a temperatura foi subitamente baixando até aos 3.3 °C e a humidade ia subindo, e houve apenas uma muito curta janela de oportunidade para nevar, foi mesmo precária, pois rapidamente a humidade foi subindo para valores como 80% e que são incomportáveis para temperaturas de 4ºC. Com 3ºC e 70% de humidade, a probalidade de nevar é 50%, com 75% de humidade a probalidade baixa para 20%, e com 80% é praticamente nula.

E repito, isto tudo falando das temperaturas à superficie, partindo do principio que na restante atmosfera as temperaturas sejam as indicadas para a formação de neve. A fórmula ou tabelas simplificadas que todos costumamos usar para calcular a cota de neve (temperatura aos 500 e 850hPa) não tem em conta estes cálculos da temperatura à superfice e humidade, pois servem apenas para orientação, para termos mais ou menos uma ideia da cota de neve.