Formação em Climatologia

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Meus Amigos, sempre tive esta curiosidade.

Imaginem que, por hipótese, pretendia ter uma formação em Climatologia. (não em Meteorologia, mesmo em Climatologia)

Existe formação superior nesta área, ou outro tipo de formação, onde é ministrada, quais as condições de acesso ... ? :huh:

E já agora, que módulos ou disciplinas são ministradas neste tipo de formação?

Fica aberta a discussão .... ;)
 


dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Meus Amigos, sempre tive esta curiosidade.

Imaginem que, por hipótese, pretendia ter uma formação em Climatologia. (não em Meteorologia, mesmo em Climatologia)

Existe formação superior nesta área, ou outro tipo de formação, onde é ministrada, quais as condições de acesso ... ? :huh:

E já agora, que módulos ou disciplinas são ministradas neste tipo de formação?

Fica aberta a discussão .... ;)

Tiras o curso de meteorologia e vais para o estrangeiro fazer um master em climatologia....Porque teres formaçao em climatologia sem teres meteorologia, nao te serve de muito....

:D que é o que estou a pensar fazer...(o master em climatologia)
 

Cumulonimbus

Cirrus
Registo
21 Nov 2006
Mensagens
18
Local
Lisboa
Meus Amigos, sempre tive esta curiosidade.

Imaginem que, por hipótese, pretendia ter uma formação em Climatologia. (não em Meteorologia, mesmo em Climatologia)

Existe formação superior nesta área, ou outro tipo de formação, onde é ministrada, quais as condições de acesso ... ? :huh:

E já agora, que módulos ou disciplinas são ministradas neste tipo de formação?

Fica aberta a discussão .... ;)


Podes ter uma especialização em climatologia no curso de Geografia Física da Universidade Classica de Lisboa (Faculdade de Letras), podendo seguires com um mestrado e até com um doutoramento.:)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Podes ter uma especialização em climatologia no curso de Geografia Física da Universidade Classica de Lisboa (Faculdade de Letras), podendo seguires com um mestrado e até com um doutoramento.:)

Foi o que eu fiz na Pós-Graduação mas na do Porto:D
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Podes ter uma especialização em climatologia no curso de Geografia Física da Universidade Classica de Lisboa (Faculdade de Letras), podendo seguires com um mestrado e até com um doutoramento.:)

Vcs tem programaçao no curso de Geografia Física??? É que se quer fazer climatologia a sério nao se vai muito longe sem ter bases de física, matemática e programaçao...
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Podes ter uma especialização em climatologia no curso de Geografia Física da Universidade Classica de Lisboa (Faculdade de Letras), podendo seguires com um mestrado e até com um doutoramento.:)

Eu acho que até pode ser com especialização em Planeamento e Gestão do Território :unsure:

Aqui ficam links para duas faculdades:

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

E eis a Pós gaduação em Riscos Naturais ;)

http://www.letras.up.pt/geograf/riscos.pdf

E porque não SIG (Sistemas de Informação Geográfica). Este sim era do meu agrado :thumbsup:

http://www.letras.up.pt/geograf/SIG.pdf

Aqui fica também o link com informação das pós-graduações no Porto: http://www.letras.up.pt/geograf/geografi.html

Já sabem quem quiser e tiver tempo! :rolleyes: Chegue-se à frente que a malta depois oferece uma fitinha de fim de curso com um floco de neve e tal... :D :thumbsup:
 

Cumulonimbus

Cirrus
Registo
21 Nov 2006
Mensagens
18
Local
Lisboa
Vcs tem programaçao no curso de Geografia Física??? É que se quer fazer climatologia a sério nao se vai muito longe sem ter bases de física, matemática e programaçao...

Para Meteorologia sim!
Para a Climatologia, como ferramentas, precisas da Estatística e da Termodinâmica com ligação à Teoria dos Fluídos.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Planeamento do Território?
Estás a confundir Geografia Física com Geografia Humana.

Discordo Totalmente!:lmao:
São sim um cruzamento de ambas, ou melhor uma simbiose, pq uma não passa sem a outra isso era há uns anos atrás:) :rolleyes:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Para Meteorologia sim!
Para a Climatologia, como ferramentas, precisas da Estatística e da Termodinâmica com ligação à Teoria dos Fluídos.

Acho que para ambos não é necessária muita programação, nem matemática, nem muita fisica penso que o essencial é compreender e conhecer minimamente o comportamento atmosférico, as varáiveis que se irá abordar, o que correlacionar e teleconectar, entre outros!;)
Agora se for uma vertente climática de projecções, antevisões e outras futurologias, aí sim é fundamental para a criação de algoritmia 8tive formação em Gestão também, por isso ainda tenho umas boas noções de matemática, a fisica é por gosto.;)
Quanto à meteorologia, penso que é menos necessário, o que é preciso é experiência de observação, pq as matemáticas e fisicas de nada valem contra isso, só acrescentado à experiência algumas noções básicas já se poderão compreender melhor os estados de tempo ou uma sucessão deste....:disgust: :p
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Vcs tem programaçao no curso de Geografia Física??? É que se quer fazer climatologia a sério nao se vai muito longe sem ter bases de física, matemática e programaçao...

Não brinques comigo Alex, isso é na teoria não é?:huh: :p :D
Para conceber modelos sim e para uma análise climática numa determinada série temporal é necessário conhecer a estatística...
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Não brinques comigo Alex, isso é na teoria não é?:huh: :p :D
Para conceber modelos sim e para uma análise climática numa determinada série temporal é necessário conhecer a estatística...

Como queres fazer teleconexoes Seringador?? De lapis e papel???

Como queres fazer correlações entre variaveis??? De lapis e papel???

E a estatística nao é matemática???

Como fazes os compositos???

Como achas que fazem os calculos da corrente do golfo por exemplo??? é por algoritmos com base nas equacoes da meteorologia, termodinamica e afins....

Como achas que aparecerem as bonitas imagens de satélite????

Insisto...se queres fazer investigação de jeito e a sério é necessário teres conhecimento pelo menos em Matemática, programação e física (a partir da fisica chegas a meteorologia)

Nao sei se conheces ou não o livro do Professor Peixoto...Physic of Climate. J.P. Peixoto and A.H. Oort. American Institute of Physics.
New Yorlk. 1992.

Dá uma vista de olhos e depois diz-me qql coisa....
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Planeamento do Território?
Estás a confundir Geografia Física com Geografia Humana.

Será!? :rolleyes: :cool:

Discordo Totalmente!:lmao:
São sim um cruzamento de ambas, ou melhor uma simbiose, pq uma não passa sem a outra isso era há uns anos atrás:) :rolleyes:

Acho que para ambos não é necessária muita programação, nem matemática, nem muita fisica penso que o essencial é compreender e conhecer minimamente o comportamento atmosférico, as varáiveis que se irá abordar, o que correlacionar e teleconectar, entre outros!;)
Agora se for uma vertente climática de projecções, antevisões e outras futurologias, aí sim é fundamental para a criação de algoritmia 8tive formação em Gestão também, por isso ainda tenho umas boas noções de matemática, a fisica é por gosto.;)
Quanto à meteorologia, penso que é menos necessário, o que é preciso é experiência de observação, pq as matemáticas e fisicas de nada valem contra isso, só acrescentado à experiência algumas noções básicas já se poderão compreender melhor os estados de tempo ou uma sucessão deste....:disgust: :p

O colega Cumulonimbus estava na brincadeira! :rolleyes: Só pode ser isso! :D Olha que separar aquilo que per si se complementa é sectarizar e como tal limitar o saber e o conhecimento :cool:.
E aproveitando a boleia do post se seguires este link http://www.meteopt.com/showthread.php?t=121 podes apresentar-te ;).
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Como queres fazer teleconexoes Seringador?? De lapis e papel???

Como queres fazer correlações entre variaveis??? De lapis e papel???

E a estatística nao é matemática???

Como fazes os compositos???

Como achas que fazem os calculos da corrente do golfo por exemplo??? é por algoritmos com base nas equacoes da meteorologia, termodinamica e afins....

Como achas que aparecerem as bonitas imagens de satélite????

Insisto...se queres fazer investigação de jeito e a sério é necessário teres conhecimento pelo menos em Matemática, programação e física (a partir da fisica chegas a meteorologia)

Nao sei se conheces ou não o livro do Professor Peixoto...Physic of Climate. J.P. Peixoto and A.H. Oort. American Institute of Physics.
New Yorlk. 1992.

Dá uma vista de olhos e depois diz-me qql coisa....


A estatística é diferente da matemática (que usas para descodificação e algoritmia)

Continuo a não concordar:disgust: de certeza que tu com a tua formação académica e científica e eu com a minha ( incluíndo a observação) não há modelo que o valham e nem sequer preciso de lápis e papel, isto para a meteorologia:lmao: :lmao:

lembras-te de início chamas-te futurologia ás minhas previsões...:rolleyes: pq quem tem formação de geofisica não é formado para analisar atmosfera, litosfera, biosfera, etc, ao contrário daquilo que eu penso que se deve de correlacionar mas isso é outra história
Para a climatologia análise de time-series não é necessário grandes conhecimentos de matemática, pq para projecções existem vocês para preverem, projectarem e fazerem a futurologia:cool:
Sabes o excel é uma excelente ferramenta para estatística e mesmo correlação;)
Faz tudo o que lhe mandam, fora o spss;) ´

O famoso e esqecido Peixoto que trabalhou no MIT e teve um grande contributo para o estudo dos furacões e temente a Deus!;)
Sabes que hoje em dia as fórmulas fazem tudo é só conhecer e aplicar a ferramenta correcta;)

Não me digas que fazes ou sabes como se fazem todos os cálculos dos dados e das imagens que vês ou não os retiras de fontes de informação!:p
além disso esses cálculos são feitos por uma equipa inicial responsável pelo projecto, quando a discussão é sobres o geral!

Atenção e não estou a dizer que tudo o que está por detrás dos dados e imagens que vemos não tem matemática, só estou a salvaguardar a questão de que não existem somente climatólogos que tiveram só formação em geofisica, pq lá fora em muitos países a geografia originou imensos cientistas e climatologistas.;)