A estatística é diferente da matemática (que usas para descodificação e algoritmia)
Continuo a não concordar

de certeza que tu com a tua formação académica e científica e eu com a minha ( incluíndo a observação) não há modelo que o valham e nem sequer preciso de lápis e papel, isto para a meteorologia
lembras-te de início chamas-te futurologia ás minhas previsões...

pq quem tem formação de geofisica não é formado para analisar atmosfera, litosfera, biosfera, etc, ao contrário daquilo que eu penso que se deve de correlacionar mas isso é outra história
Para a climatologia análise de time-series não é necessário grandes conhecimentos de matemática, pq para projecções existem vocês para preverem, projectarem e fazerem a futurologia
Sabes o excel é uma excelente ferramenta para estatística e mesmo correlação
Faz tudo o que lhe mandam, fora o spss

´
O famoso e esqecido Peixoto que trabalhou no MIT e teve um grande contributo para o estudo dos furacões e temente a Deus!
Sabes que hoje em dia as fórmulas fazem tudo é só conhecer e aplicar a ferramenta correcta
Não me digas que fazes ou sabes como se fazem todos os cálculos dos dados e das imagens que vês ou não os retiras de fontes de informação!
além disso esses cálculos são feitos por uma equipa inicial responsável pelo projecto, quando a discussão é sobres o geral!
Atenção e não estou a dizer que tudo o que está por detrás dos dados e imagens que vemos não tem matemática, só estou a salvaguardar a questão de que não existem somente climatólogos que tiveram só formação em geofisica, pq lá fora em muitos países a geografia originou imensos cientistas e climatologistas.