Forte aparato eléctrico em Elvas - 16SET10

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boas noites pessoal! ;) :trovao:

Ora tal como os animais que hibernam (mas em período inverso), também eu e mais alguns com a aproximação do Outono/Inverno, começamos a sair do nosso período letárgico meteorológico (entenda-se período estival :D).

E nada melhor que com um evento deste nível! :w00t:

Por aqui as trovoadas foram constantes desde as 19H. Mas foi pouco depois das 22H que a cadencia do aparato eléctrico se tornou num festival digno de ser registado.
Certamente que eram à razão de 1 raio a cada 5 segundos e em alguns períodos até menos. Foi de delirar. Aquilo era apontar e disparar em toda a linha do horizonte a Este e Nor-nordeste (ou seja lados de Espanha). :nicephoto:

O resultado foram mais de 40 fotografias com raios, das quais destaco estas doze, para memória futura!

Apesar de apenas 1 trovoada ter passado mais aqui por cima de mim e que deixou provavelmente bem mais de 5mm de chuva em meia-hora, todas passaram como que por encomenda para a fotografia, ou seja roçando a cidade a Este.

Aqui fica a animação do Radar do nosso IM:

RadarIM_16SET10.gif






Este era o mapa com os Avisos Meteorológicos emitidos pelo IM:

AvisoMeteo_16SET10.jpg


De referir que apesar de apenas destacar na imagem o detalhe para o Distrito de Portalegre, os outros 6 (Bragança, Guarda, Castelo Branco, Évora, Beja e Faro) tinham o mesmo tipo de aviso. Apenas existia diferença no período de vigência do mesmo para os distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco em que a hora de finalização era até às 02:59:59 do dia 17-09-2010.

Aqui lhes deixo pois uma selecção das fotografias que melhor ilustram o que por aqui pude ter a felicidade de visualizar! :eek:


P9168984Medium.jpg


P9169020Medium.jpg


P9169031Medium.jpg


P9169052Medium.jpg


P9169058Medium.jpg


P9169185Medium.jpg


P9169241Medium.jpg


P9169369Medium.jpg


P9169380Medium.jpg


P9169386Medium.jpg


P9179688Medium.jpg



E por fim esta panorâmica que ilustra bem o que foi o aparato eléctrico na linha do horizonte! (cliquem na imagem e poderão vê-la numa maior resolução)



A temperatura do ar variou entre 22ºC por volta das 20H e os 18ºC perto da meia-noite.
A precipitação marcou também acto de presença com uma boa chuvada, como já referi, perto das 21h.

Um abraço pessoal!
MeteoPT.gif



PS- Infelizmente não tenho gráficos para colocar da EMA de Elvas, pois como os mais atentos já terão notado, desde o passado dia 8 de Setembro deixou de debitar dados online e o que mais me preocupa é que já foi inclusive retirada do mapa de Observação de Superfície da rede de EMA do IM.
Se alguém souber do motivo agradeço a informação. Já contactei o IM via e-mail e estou a aguardar uma resposta oficial. Espero que seja uma avaria temporária, mas o facto de não estar no Mapa de Observação de Superfície... :(
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O resultado foram mais de 40 fotografias com raios, das quais destaco estas doze, para memória futura!

E que boa memória é esta que nos deixas!
Brutal!!

PS- Infelizmente não tenho gráficos para colocar da EMA de Elvas, pois como os mais atentos já terão notado, desde o passado dia 8 de Setembro deixou de debitar dados online e o que mais me preocupa é que já foi inclusive retirada do mapa de Observação de Superfície da rede de EMA do IM.:(

Aconteceu o mesmo com a de Lamas de Mouro e Alvalade. Ambas, felizmente, voltaram.
Deverá ser um problema técnico. Esperemos nós.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Parabéns actionman, fotos de grande nível, premiere league. Andas a pôr a fasquia muito alta e a gente habitua-se a bom demais :D

A animação da célula que afectou mais directamente Elvas

satelite.gif