Frio: Cabo-verdianos em Bragança "preferem" o gelado Inverno ao tórrido Verão transmo

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Bragança, 08 Jan (Lusa) - Alguns cabo-verdianos a estudar em Bragança admitiram hoje à Lusa que não obstante "tremerem com o frio" preferem o gelado Inverno ao tórrido Verão transmontano.

Natalino Andrade, um jovem cabo-verdiano há mais de dois anos em Portugal, não tinha a mínima noção do que era o frio até deixar o seu ameno país africano e vir estudar para Bragança.

No entanto, o cabo-verdiano que chegou num mês de Outubro quando as temperaturas começavam a descer e tremeu de frio nos primeiros tempos, depois de dois anos na cidade do Nordeste português garante que prefere o gelado Inverno ao tórrido Verão transmontano.

"É muito quente", disse à Lusa, afirmando que prefere dias como o de hoje em que acordou com seis graus negativos aos cerca de 40 graus que tem de enfrentar no Verão.

Qualquer época do ano no Nordeste Transmontano é diferente do clima ameno de Cabo Verde com temperaturas na casa dos 20 graus.

A região transmontana é de extremos, fazendo jus ao ditado popular dos "nove meses de Inverno e três de Inferno".

Quando se preparava para partir para Bragança falaram-lhe no frio, mas Natalino confessa que não tinha a noção do que isso era.

"Não acreditava que fosse impossível de suportar", mas depressa se apercebeu que as camisas de meia manga e as calças de pano eram insuficientes para enfrentar os rigorosos Invernos do Nordeste Transmontano.

Em Cabo Verde "não há essa roupa", afirmou Natalino referindo-se aos agasalhos que teve de comprar em Bragança.

Ainda assim, não era dos que mais roupa trazia hoje entre as dezenas de alunos que saíam de uma sala de aula no Instituto Politécnico de Bragança (IBP), onde Natalino frequenta o curso de Engenharia Biomédica.

Nem ele, nem duas outras alunas cabo-verdianas - Eunice Dias e Zuleica Tavares - que começaram, no entanto a usar, pela primeira vez, cachecóis, casacos e sapatilhas quando chegaram a Bragança.

Na bagagem traziam apenas as chinelas e as t-shirts que compunham o seu guarda-roupa em Cabo Verde.

Uma chegou em Novembro e outra em Dezembro, há dois anos, e depressa se aperceberam de que as roupas que traziam eram insuficientes.

Todos tiveram também de se familiarizar com outro acessório até então desconhecido, o aquecedor.

"Foi difícil" adaptarem-se ao frio, mas agora - admitem - já estão habituados e nem sequer têm tido "grandes problemas com a gripe".

Confessam, porém que o frio é um dos factores que mais custa na integração, dificultada também pelas diferenças culturais.

Foi em Bragança que viram e tocaram pela primeira vez na neve, e que se surpreenderam com o outro branco das geadas que se seguem a noites de baixas temperaturas, amenizadas por dias de sol, ainda que de tímido calor.

Os transmontanos já se habituaram às gélidas temperaturas que, embora baixas, continuam longe dos recordes históricos.

Em Janeiro de 1945 e, no mesmo mês de 1997, os termómetros marcarem 12 graus negativos em Bragança.

As temperaturas voltaram a ter uma súbita quebra em Dezembro de 2001, chegando aos onze graus abaixo de zero.

Embora não contando para a média oficial, as estações de medição das temperaturas do Instituto Politécnico de Bragança já chegaram a registar 17,5 graus negativos, na zona da "Veiga de Gostei", próximo da cidade.

Situações excepcionais para os transmontanos são casos como o nevão histórico de 1956, que "soterrou" aldeias e o comboio que na altura ainda circulava na região.
© HFI. Lusa/expresso



Eu também prefiro acordar com 8ºC negativos do que trabalhar com 40ºC:)


Os -17,5ºC na estação da Veiga de Gostei foram registados no dia 12 de Fevereiro de 1983.


Só uma nota para os alunos do "nosso" IPB. É fantástico ver como reagem aos nevões, muitos deles são do litoral e deliciam-se, ainda mais do que nós com este tempo.:)
 


Fabio_R_21

Cirrus
Registo
8 Dez 2007
Mensagens
68
Local
Marinha Grande/ Lisboa
Re: Frio: Cabo-verdianos em Bragança "preferem" o gelado Inverno ao tórrido Verão tra

sim o calorzinho de inverno que deve fazer em Cabo Verde é um pouco diferente do transmontano :D. Mas sim é preferível trabalhar a baixa temperatura e ter um aquecedor, do que estar a torrar! :lol:

Mas assim, deve ter sido experiencia unica, pois a probabilidade de eles terem neve em Cabo Verde é praticamente nula
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Frio: Cabo-verdianos em Bragança "preferem" o gelado Inverno ao tórrido Verão tra

se teem problemas eles que viessem para o melhor clima de portugal.o litoral sul:D .
de facto eu penso que não gostaria de viver num local com tantos extremos....uma coisa é visitar bragança e tras os montes que sao regioes lindissimas outra éra viver num local de extremos, longe do mar...seria uma mudança muito grande ( nem sei como será para os brasileiros, cabo verdianos etc).
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Re: Frio: Cabo-verdianos em Bragança "preferem" o gelado Inverno ao tórrido Verão tra

Eu também prefiro acordar com 8ºC negativos do que trabalhar com 40ºC:)


Os -17,5ºC na estação da Veiga de Gostei foram registados no dia 12 de Fevereiro de 1983.


Só uma nota para os alunos do "nosso" IPB. É fantástico ver como reagem aos nevões, muitos deles são do litoral e deliciam-se, ainda mais do que nós com este tempo.:)

Eu sou um dos alunos do "nosso" IPB que vem do Litoral:D:D.
Conheço alguns dos Cabo verdianos que estudam aqui em Bragança:)

Também prefiro o frio ao calor;)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Re: Frio: Cabo-verdianos em Bragança "preferem" o gelado Inverno ao tórrido Verão tra

se teem problemas eles que viessem para o melhor clima de portugal.o litoral sul:D .
de facto eu penso que não gostaria de viver num local com tantos extremos....uma coisa é visitar bragança e tras os montes que sao regioes lindissimas outra éra viver num local de extremos, longe do mar...seria uma mudança muito grande ( nem sei como será para os brasileiros, cabo verdianos etc).

Desculpa discordar contigo mas Bragança tem um dos melhores cliamas de Portugal:);)
Um clima em que num ano temos temperaturas que variam desde proximo dos -10ºC até quase 40ºC, em que temos neve, sincelo, trovoada, chuva, granizo só pode ser fantastico:D:D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Frio: Cabo-verdianos em Bragança "preferem" o gelado Inverno ao tórrido Verão tra

Desculpa discordar contigo mas Bragança tem um dos melhores cliamas de Portugal:);)
Um clima em que num ano temos temperaturas que variam desde proximo dos -10ºC até quase 40ºC, em que temos neve, sincelo, trovoada, chuva, granizo só pode ser fantastico:D:D

sim de facto nao devemos julgar os climas pois sao como as pessoas teem facetas boas e mas;):thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Frio: Cabo-verdianos em Bragança "preferem" o gelado Inverno ao tórrido Verão tra

Desculpa discordar contigo mas Bragança tem um dos melhores cliamas de Portugal:);)
Um clima em que num ano temos temperaturas que variam desde proximo dos -10ºC até quase 40ºC, em que temos neve, sincelo, trovoada, chuva, granizo só pode ser fantastico:D:D

Não há melhores nem piores climas...
O que depende é para que é que é melhor...
Se for para ter plantas tropicais à porta de casa, apanhar sol e ter invernos amenos o sul é melhor.
Se for para experimentar diferentes e extremadas condições atmosféricas ( adoradas por tantos meteoloucos :D), as montanhas e planaltos do norte interior são o melhor.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Re: Frio: Cabo-verdianos em Bragança "preferem" o gelado Inverno ao tórrido Verão tra

Não há melhores nem piores climas...
O que depende é para que é que é melhor...
Se for para ter plantas tropicais à porta de casa, apanhar sol e ter invernos amenos o sul é melhor.
Se for para experimentar diferentes e extremadas condições atmosféricas ( adoradas por tantos meteoloucos :D), as montanhas e planaltos do norte interior são o melhor.

Claro:) eu sei que não há climas melhores nem piores:D

Estou apenas a puxar a brasa à minha sardinha:lol:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Frio: Cabo-verdianos em Bragança "preferem" o gelado Inverno ao tórrido Verão tra

Bragança é uma cidade de extremos! Gostar ou não disso depende dos gostos meteorológicos das pessoas ;) (Eu acho que gostava de viver aí :D )

Quanto ao frio / calor mote da reportagem exposta, ela está relacionada coma resistência aos dois fenómenos. Na minha opinião é mais fácil uma pessoa adaptar-se ao frio do que ao calor (atenção que não estou a referir-me ao MUITO extremos que não ocorre em Portugal). As armas de combate ao frio quer por aparelhos de aquecimento e a própria roupa, também são mais do que as de combate ao calor! Andar nú é solução até certo ponto e mesmo os aparelhos de refrigeração podem apresentar limitações nestas condições por mais eficazes que sejam.
Depois claro há os gostos e as diferentes susceptibilidades de cada ser humano :) Todos são diferentes, claro!