Edit 14/08/2007 SEGUIMENTO ESPECIAL Conforme as regras, o seguimento do 90L/TD#4 passa a ser feito neste tópico dedicado " 2007-Atlântico-04-Dean", o 4º sistema tropical no Atlântico esta temporada. -------------------------------------------------------------------------------------- Como prometido, aqui vai então informação do que o GFS anda a prever desde há uns dias e continua a prever no run das 6z de hoje. Desenvolvimento lento a partir desta area, hoje e amanhã, e depois toma o caminho habitual. Animação até às 168h. A mais longo prazo (não incluido na animação) coloca o sistema quase a chegar à costa leste da Florida mas antes curva para norte. Os diagramas de fase: À falta de melhor, vai-se olhando para os modelos e deixo aqui uma curiosidade. A avaliar pela precipitação, parece que a ZCIT está com duas anomalias, uma na posição para a data actual, está mais a norte, e outra na intensidade. Está mais forte, pois a anomalia positiva a norte é superior à negativa a sul. Para além da decisiva influência que vimos do Jet, a posição mais a norte terá alguma relação com o nosso caso recente da nossa onda tropical e baixa associada que se "perdeu" e rumou a Marrocos ?
Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte) O GFS continua a insistir em desenvolvimentos ara os próximos dias a partir duma onda tropical associada a uma depressão de 1006 MB que largou África ontem. E que desenvolvimentos... básicamente teriamos um sistema tropical a afectar imensas ilhas das Caraíbas para finalmente entrar pelo Golfo do México e afectar a costa americana do Golfo... Outros modelos associaram-se a este desenvolvimento no curto prazo. No entanto é importante referir que é apenas um modelo... para já não temos quase nada, apenas uma depressão de 1006 Mb. E este trajecto seria a 12 dias, cerca de 300 horas, ou seja, pura futurologia... Veremos o que se passa nos próximos dias. NHC TWD
Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte) O sistema de Cabo Verde já é oficialmente o 90L. Se os modelos estiverem correctos deverá tornar-se uma depressão tropical amanhã ao fim do dia ou na 2ªfeira. Começa a haver um grande consenso entre alguns modelos. Por exemplo o ECM mesmo a longo prazo é quase igual ao GFS. Ambos apontam para um possível potente furacão. Mas a tão longo prazo sabemos quão falíveis são os modelos. ECMWF Path's de vários modelos
Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte) O 90L aguentou-se bem à transição para o Oceano, a convecção mantem-se de forma persistente, há ciculação em superficie e sinais de estar fechada, nalguns quadrantes aparecem alguns ventos mais fortes. Penso que hoje à noite teremos a TD4, embora o NHC deva esperar por amanhã de manhã, e se tudo se mantiver a TS Dean daqui a uns 2 ou 3 dias. VIS IR QS
Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte) O 90L segue como previsto, oficialmente ainda não foi declarado como TD#4 (depressão tropical nº4), mas poucas duvidas haverá de que o seja. O NHC deve estar apenas à espera de observar os primeiros loop's do visível e a analisar os run's das 6z para confirmar ou não. A nivel de modelos, para o médio/longo prazo há algumas divergências, por exemplo o GFS passa-o a sul da Hispaniola rumo ao Yucatan e ao Golfo, o europeu iniste numa passagem a norte da mesma ilha rumo ao sul da Florida, mas agora muito mais fraco do que em run's anteriores. GFS (run 00z) NWS San Juan (Porto Rico) Finalmente, vários modelos prevêm um 2º sistema a formar-se no mesmo local deste daqui a uma semana, quando o actual (90L) estiver próximo da Ilha de Porto Rico.
Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte) Esta depressão está a começar a ganhar forma, será o primeiro furacão 2007 do Atlântico Norte no verdadeiro sentido da palavra?
Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte) Sim, um sistema clássico. O 1º foi subtropical, o 2º foi um pouco estranho e efémero no Yukatan e Golfo, e o 3º ainda foi mais estranho na sua localização. Este é um clássico sistema caboverdiano, o corredor de maratona. Ainda não está na homepage do NHC, mas já aparece nalgumas mensagens como sendo oficialmente a Depressão Tropical nº 4.
Td4 Já aparece no NHC. Previsão de tempestade tropical Dean nas próximas 24h e de furacão para 6ªfeira. Tropical Depression FOUR
Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte) Ainda não temos o Dean hoje, talvez amanhã. Entretanto o path foi actualizado mais para norte, pois foi essa a tendência de quase todos os modelos. O GFS por exemplo passou dum run que o punha há vários dias a entrar no Golfo para nos run's de hoje pô-lo a acabar na Nova Inglaterra, nordeste dos EUA... o que mostra bem que olhar para modelos a longo prazo é puro entretenimento.
Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte) A depressão tropical (TD4) ainda não foi classificada como tempestade tropical, pelo que continua sem nome. O quikscat desta manhã já mostra alguns vectores de 45 nós, ou seja, deve estar iminente a subida à categoria de Tempestade Tropical Dean (35-64kts). As alterações nos modelos que falei ontem:
Re: 2007-Atlântico-04-Dean Já temos o Dean. O NHC acabou de actualizar o sistema para Tempestade Tropical. Previsto ser furacão Cat1 entre 5ªf e 6ªf e Cat 2 no sábado, mas há modelos que inicam uma intensidade superior. O trajecto previsto e respectivo Heat Content:
Re: 2007-Atlântico-04-Dean A tempestade tropical DEAN continuou o seu lento progresso, o que por norma é uma má notícia. Nesta zona do Atlântico, quanto mais rápido um sistema de desenvolver e intensificar, mais provável é ele depois curvar para norte. O que não está a acontecer com o Dean, que tem um desenvolvimento muito lento e sustentado. Os modelos começam a indicar um cada vez mais provável path com passagem a sul da Hispaniola, o pior trajecto possível, pois vai atravessar as águas com o maior Heat Content (ver post anterior). Se se confirmar, o Dean chegará fácilmente a Cat4 ou mesmo Cat5 no Mar das Caraíibas. Durante o dia de hoje a tempestade Dean começou a ensaiar as primeiras tentativas de construir um eye-wall, para já sem sucesso, mas é provável que daqui a 24/36 horas já seja mais bem sucedido.
Re: 2007-Atlântico-04-Dean Uma dúvida: Uma tempestade que se desloque mais lentamente não tem tendência a tornar-se mais intensa ?
Re: 2007-Atlântico-04-Dean Sim, por regra é sempre assim. Mas por outro lado quanto mais tempo se demorar a desenvolver mais exposta se torna a mudanças das condições, por exemplo um aumento do windshear, mudança no ridge (crista) do AA, etc,etc. Mais uma imagem do DEAN, desta vez uma que explica a influência do AA no seu rumo.