Furacão DEAN (Atlântico 2007 #04)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Como suspeitávamos ontem à noite, o voo nocturno encontrou ventos próximos dos 240 Km/h, pelo que o DEAN é Cat4.

Path oficial do NHC
O Dean nestas previsões mantem-se como Cat4 e chegará a Cat5 pouco antes de fazer landfall em Cozumel.
Mas acredito que talvez o Dean chegue a Cat5 antes da Jamaica, depois enfraquecerá um pouco para Cat4 e depois acredito que rapidamente se intensificará novamente para Cat5 antes de chegar ao Yucatan. Mas isso é apenas a minha opinião, o que conta são as previsões oficiais.

39961310by5.jpg


Spaghetti
Temos ainda o modelo GFDL a não concordar com os outros, o que tem dado cabo da cabeça do NHC, pois eles confiam bastante nele mas o problema é que a divergência é grande.

57640621jn0.gif



ADVISORY
REPORTS FROM AN AIR FORCE HURRICANE HUNTER AIRCRAFT INDICATE THAT
MAXIMUM SUSTAINED WINDS HAVE INCREASED TO NEAR 150 MPH...
240 KM/HR...WITH HIGHER GUSTS. DEAN IS A CATEGORY FOUR HURRICANE ON
THE SAFFIR-SIMPSON HURRICANE SCALE. SOME ADDITIONAL STRENGTHENING
IS FORECAST DURING THE NEXT 24 HOURS.

...


DISCUSSION

DEAN HAS BEEN STEADILY INTENSIFYING TONIGHT. THE U.S. AIR FORCE
RECONNAISSANCE AIRCRAFT RECENTLY MEASURED MAXIMUM FLIGHT-LEVEL
WINDS OF 138 KT...CORRESPONDING TO ABOUT 124 KT AT THE SURFACE. IN
ADDITION...THE AIRCRAFT IS EQUIPPED WITH THE STEPPED-FREQUENCY
MICROWAVE RADIOMETER WHICH MEASURED WINDS AS STRONG AS 123 KT THIS
EVENING. NOT SURPRISINGLY...THE CENTRAL PRESSURE HAS BEEN
DROPPING...WITH THE LATEST AIRCRAFT MEASUREMENT BEING 937 MB. THE
ADVISORY INTENSITY IS SET TO 125 KT...WHICH IS ALSO CONSISTENT WITH
DVORAK INTENSITY ESTIMATES. THE AIRCRAFT DATA ALSO INDICATE THE
STORM HAS BECOME A GOOD BIT LARGER...AND WIND RADII HAVE BEEN
EXPANDED IN ALL QUADRANTS. DEAN MIGHT ALSO HAVE A CLOSE ENCOUNTER
WITH NOAA BUOY 42059...LESS THAN 100 N MI DIRECTLY AHEAD OF THE
CENTER OF THE HURRICANE...IN A FEW HOURS.

THE INITIAL MOTION ESTIMATE IS 275/16...JUST A LITTLE SLOWER THAN
BEFORE. THE OVERALL TRACK FORECAST REASONING HAS NOT CHANGED...AND
THE MODELS ARE IN GOOD AGREEMENT THROUGH 72 HOURS ON A TRACK TOWARD
THE NORTHWESTERN CARIBBEAN. THEREAFTER...THE MODELS NOTABLY
DISAGREE AND HAVE GENERALLY SHIFTED A BIT TO THE SOUTH...INCLUDING
THE NORTHERN OUTLYING GFDL. THE OFFICIAL FORECAST...HOWEVER...HAS
NOT CHANGED NOTICEABLY...SINCE THE MODELS MIGHT SHIFT BACK THE
OTHER WAY. THE SIGNIFICANT SPREAD IN THE MODELS AT DAYS FOUR AND
FIVE IS INDICATIVE OF THE LARGE UNCERTAINTIES TYPICAL OF THOSE
LONGER FORECAST RANGES. THE NHC WIND SPEED PROBABILITY TEXT AND
GRAPHICAL PRODUCTS INCLUDED IN THIS ADVISORY PACKAGE ALSO REFLECT
THESE UNCERTAINTIES. THE CHANCES OF TROPICAL STORM FORCE WINDS ARE
SIMILAR AT EACH LOCATION ALONG THE ENTIRE WESTERN AND NORTHERN
COASTS OF THE GULF OF MEXICO...AND IT IS TOO EARLY TO DIFFERENTIATE
THE RISK OF HURRICANE FORCE WINDS BETWEEN ANY OF THESE LOCATIONS.

THE FUTURE INTENSITY OF DEAN...GIVEN THE WEAK SHEAR AND WARM WATERS
AHEAD...WILL LIKELY BE CONTROLLED BY INTERNAL STRUCTURAL CHANGES
AND/OR BRIEF INTERACTIONS WITH LAND. THE OFFICIAL FORECAST CALLS
FOR AN INTENSITY NEAR THE CATEGORY 4/5 THRESHOLD THROUGH 72
HOURS...AND IS ONLY LOWERED ON DAYS 4 AND 5 DUE TO POTENTIAL
PASSAGE OVER YUCATAN.

A Boia 42059 que eles falam nas discussions é esta:
http://www.ndbc.noaa.gov/station_page.php?station=42059&unit=M&tz=GMT

95630969kr6.gif


Outras boias na região:
http://www.ndbc.noaa.gov/radial_search.php?lat1=14.9N&lon1=65.9W&dist=250&time=3
 

Gerofil

Super Célula
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
9,760
Local
Estremoz (401 metros)
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Furacão "Dean" ameaça a República Dominicana e o Haiti

Miami, 18 ago (EFE).- O furacão "Dean", que se transformou em um ciclone "extremamente perigoso" de categoria quatro, com ventos máximos sustentados de 240 km/h, deve atingir a República Dominicana e o Haiti em sua passagem pelo Caribe. Os dois países estão sob aviso de furacão (passagem em 24 horas), enquanto a Jamaica - o próximo alvo terrestre - tem uma vigilância de ciclone (passagem em 36 horas), informou hoje o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos em seu boletim das 9h de Brasília de hoje.
O olho do furacão, qualificado pelo NHC como "extremamente perigoso", a essa hora estava ao sul de Porto Rico, e deve se deslocar para o sul da República Dominicana e Haiti hoje à noite. "Todos os preparativos para proteger a vida e as propriedades devem estar prontos", preveniu o NHC, com sede em Miami.
As Ilhas Virgens americanas e britânicas e Porto Rico mantêm um aviso de tempestade tropical no litoral sul da República Dominicana, de Cabo Engaño até Baharona, e para a costa norte do Haiti, de Porto Príncipe até a fronteira com a República Dominicana. Um aviso de tempestade tropical continua em vigor para as províncias cubanas de Camaguey e Guantánamo.
O olho de "Dean" estava perto da latitude 15,4 graus norte e da longitude 67,9 graus oeste, cerca de 990 quilômetros ao leste-sudeste de Kingston (Jamaica) e 400 quilômetros ao sul-sudeste de Santo Domingo, na República Dominicana. "Dean" diminuiu a velocidade de translação e se desloca a 28 km/h para o oeste-noroeste. Com este movimento, o olho do furacão deve passar pelo sul da República Dominicana hoje e pelo sul do Haiti no domingo.
Seus ventos de furacão se estendem a 95 quilômetros a partir do centro e os ventos com força de tempestade tropical, a 335 quilômetros. O NHC informou que há informações sobre rajadas de até 105 km/h.
De acordo com as previsões de computador, o furacão chegaria à Jamaica no domingo à tarde, avançaria rumo ao sul de Cuba e depois alcançaria a península de Iucatã (México) na próxima segunda-feira. "Dean" deixou pelo menos três mortos em Santa Lúcia e Dominica, segundo informações das autoridades dessas nações.

Último Segundo
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

O Dean mantem-se como Cat4, e esteve durante quase todo o dia aparentemente num processo de EWRC (Eyewall replacement cycle). Durante este ciclo diminui de intensidade no centro, para depois retomar com mais força do que antes. O EWRC foi confirmado num voo Reccon que descreveu existir um duplo eyewall, um interior e outro exterior, sinal típico dum EWRC.

Infelizmente para a Jamaica que este ciclo de EWRC se tenho iniciado tão cedo, pois com o Sepat em Tawain o EWRC foi uma pequena benção, pois no Sepat o EWRC foi muito demorado e não chegou a finalizar o ciclo antes do landfall. Durante este ciclo, em que o eyewall (parede do olho) colpasa por força de um novo exterior e mais alargado, a intensidade dos ventos no centro é bastante inferior à intensidade dos ventos que circulam de volta de um olho perfeito. Num ciclo EWRC só muitas horas depois tudo se voltará a compactar de novo em torno de um olho novamente perfeito, e geralmente mais forte do que antes.

Com este EWRC em curso, ao contrário do que palpitei ontem e hoje de manhã, acho dificil que se o Dean ainda for Cat4 (em breve teremos mais dados dum Reccon) que chegue a Cat5, pois já começa a interagir muito com a Hispaniola e terá um windshear um pouco mais desfavorável pela frente como o Minho indicou ontem. Na minha opinião manter-se-á estável em Cat4 eventualmente fraco (cair para Cat3 não me surpeenderia de todo), até se afastar um pouco da Jamaica. É preciso não esquecer que é muito dificil um furacão manter-se em Cat4 ou Cat5 durante muito tempo, passa quase sempre por várias quebras e reintensificações. Entre a Jamaica e o Yucatan, aí sim, vai explodir, quer em intensidade, quer em tamanho.



Soube há pouco que o voo charter deste sábado (OBS103) para Punta Cana (Republica Dominicana) se realizou na mesma, saiu às 13:30 de Lisboa e deverá chegar a Punta Cana daqui a bocado, por volta 21:00. É certo que Punta Cana está fora da área prevista dos ventos ciclónicos, mas de qualquer forma parece-me, mais uma vez, uma decisão arriscada e típica dos operados turisticos, pois num furacão podem sempre ocorrer bandas mais alargadas e virulentas, e se o pior suceder, lá vão os desgraçados dos turistas ser desviados para outra ilha onde ficam a vegetar durante horas ou um dia, sem poderem reclamar, porque foram azares da natureza...

Últimas imagens do Dean, e já agora, com a indicação do aeroporto de Punta Cana (PUJ)

puj2jn7.jpg


pujgn0.jpg


animji3.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Como se previa, o Dean emergiu do ciclo EWRC com uma força brutal. O aspecto e estrutura da tempestade e do olho é aterradora.
Para já mantem-se em Cat4 muito forte e estruturado. Está um Reccon neste momento a recolher dados, Cat5 é uma boa possibilidade, dada a estrutura quase perfeita. Só lhe falta alguma dimensão.

Mas penso que nesta madrugada e próxima manhã deverá enfraquecer um pouco por interacção com a Hispaniola. Embora o Dean tenha uma pequena vantagem a outras tempestades que tenho visto no passado nesta zona, tem um Core bastante pequeno, é uma tempestade com um nucleo pequeno e compacto, aparentemente menos sensivel à interração das bandas laterais com Terra.

Independentemente das pequenas oscilações, certo é que a Jamaica terá a partir de amanhã seguramente momentos terríveis pela frente, embora não acredite que o Dean chegue lá com a força que se vê nestas imagens. Vai enfraquecer quase de certeza. Se agora já for 5, baixará para Cat 4, se for 4, baixará para Cat3.

Mas pior que a Jamaica, alvo de impacto directo, será o sul do Haiti.
Falo em termos de consequências humanas pois o Haiti é um dos países mais miseráveis do mundo. A esta hora quase ninguém nesse país sabe sequer da existência do Dean. É triste, mas é a realidade. Tem sido sempre assim, até banais e fracas tempestades tropicais deixam sempre um rasto horrível de mortes neste país, simplesmente por falta de informação das populações ... Custa a escrever isto, mas durante o tempo que demorei a fazer o upload da imagem de IR que está em baixo, seguramente morreram dezenas de pessoas no Haiti nesse instante por causa daquilo que se vê nessa imagem, sem que eu nem vocês possamos fazer o que quer que seja....

52346151gf2.jpg


77475228st0.jpg
 

heartspro

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
19
Local
Lisboa
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Olá,

tenho uma viagem para a Riviera Maya marcada para dia 27/8. Nessa altura o Dean já terá passado, a minha questão é, que tipo de estragos serão produzidos?

Nõa é muito agradavel passar férias nun cenário de destruição....

Thx
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Olá,

tenho uma viagem para a Riviera Maya marcada para dia 27/8. Nessa altura o Dean já terá passado, a minha questão é, que tipo de estragos serão produzidos?

Nõa é muito agradavel passar férias nun cenário de destruição....

Thx

Olá ,heartspro.

Vais ter que esperar até 3ª/4ªf, para ver o que que vai mesmo suceder, pois até lá alguma coisa se pode alterar (trajecto, intensidade, etc). E até que cheguem notícias consistentes do que se passou demora sempre um ou dois dias depois da passagem.

Os estragos às vezes variam muito de furacão para furacão, de zona para zona.
Em 2005 esta zona foi afectada por dois fortes furacões, o Emily e o Wilma. No primeiro os estragos não foram significativos, mas no 2º já foram, muitos hoteis fecharam durante meses. Mas o Wilma foi o mais intenso furacão da história do Atlântico até hoje, penso que o Dean não será tão potente. Desse ano fala-se muito do Katrina, mas em termos de intensidade, o Wilma foi mais intenso e atingiu precisamente a Riviera Maya.

A maioria dos Hoteis está preparada para isto, e aguentam-se bastante bem até certo ponto claro. Se o impacto não for extremo, aquela gente faz sempre um trabalho extraordinário de limpeza e pequenas obras para pôr tudo impecável novamente, e recebem os turistas com simpatia acrescida. Nos piores casos, os hoteis mais afectados podem fechar durante bastante tempo. Uma coisa importante que te posso dizer é que tentes depois saber a situação da praia. Por vezes os hoteis até estão bem, mas as praias sofreram muita erosão. Mas muitas vezes fica tudo mais ou menos bem. Uma vez um amigo meu cancelou à última hora uma lua de mel na Rep.Dominicana e foi para Paris, porque pensou que o cenário fosse de destruição e deprimente. Mas depois disseram-lhe que afinal estava tudo impecável, perdeu uma Lua de Mel de sonho e ficou em Paris onde durante uma semana nem viu o sol.

Mais logo ou amanhã envio-te alguns links onde depois do furacão passar poderás perguntar pela situação específica de determida zona/hotel para saber como ficou.
Se sempre acabares por ir, depois volta por favor aqui ao forum para nos contares como correu.

Entretanto acabaram de falar disto na TSF, parece que aos que hoje iriam partir para a Riviera, Jamaica e Cancun já lhes foi proposto cancelar a viagem ou irem em alternativa para a Rep.Dominicana. Presumo que o avião seguirá ou já seguiu de qualquer forma para esses destinos para ir buscar os que lá estão e que devem estar bastante nervosos e stressados. As autoridades mexicanas já iniciaram uma grande operação de evacuação, não é permitida a entrada de mais turistas, os aviões estão a chegar vazios para partirem cheios.

Mexican authorities evacuating tourists, residents as Hurricane Dean approaches
CANCUN, Mexico: Mexican authorities were evacuating tourists and residents from a low-lying island north of the resort city of Cancun on Saturday as Hurricane Dean barreled across the Caribbean toward the Yucatan Peninsula.

The government of the state of Quintana Roo, where Cancun is located, said it ordered 2,200 people removed from Isla Holbox, about 250 of whom were Mexican or foreign tourists. Holbox is on the tip of the Yucatan Peninsula, about 45 miles (70 kilometers) northwest of Cancun, near where the hurricane is expected to pass.

Gov. Felix Gonzalez Canto said at least as many more people should immediately prepare to leave islands and low-lying coastal areas. Dean is expected to make landfall late Monday or early Tuesday on Mexico's Caribbean coast, with winds expected at near 155 mph (248 kph) — the threshold for a Category 5 hurricane.

"All inhabitants of these coastal areas have to get out when ordered to do so, and if there is any resistance, we will use force," Gonzalez Canto said in a public meeting on storm preparations.

He estimated that there are still about 80,000 tourists in Cancun and other beach resorts in the state, and said he has already asked airlines and travel agencies not to bring any more tourists to Cancun until the hurricane has passed.

"It's preferable to lose two days of hotel occupancy, than to face a larger problem of having to take a large number of tourists to shelters," Gonzalez Canto said.

The government has canceled classes and set up 530 storm shelters in schools and other public buildings, with an estimated capacity to hold 73,000 people.

Hurricane Dean took aim Saturday at the Caribbean islands of Hispaniola and Jamaica, with forecasters saying it could turn into a Category 5 storm within 48 hours.

With sustained winds at 150 mph (241 kph), Dean was expected to pass south of Hispaniola but dump as much as five inches (13 centimeters) of rain on the island's two countries, Haiti and the Dominican Republic.
 

heartspro

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
19
Local
Lisboa
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Obrigado pela rápida resposta, acho que vou falar amanhã com a agência de viagens e preparar uma alternativa caso a coisa venha a ser mesmo séria....
Agora é esperar por 3ª feira....
Dizem os locais q depois da passagem pela Jamaica poderá haver mais certezas sobre a trajectória, q parece agora apontar ligeiramente ao sul de Cancún, landfall para a zona de Tulum mais exactamente, onde vive relativamente pouca gente mas em habitações mais precárias...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Dizem os locais q depois da passagem pela Jamaica poderá haver mais certezas sobre a trajectória, q parece agora apontar ligeiramente ao sul de Cancún, landfall para a zona de Tulum mais exactamente, onde vive relativamente pouca gente mas em habitações mais precárias...

Sim, a grande alteração desde ontem é uma passagem mais a sul do que o previsto até ontem. Quanto às pessoas, as autoridades locais dessa região são de uma eficácia e profissionalismo espantoso, fazem sempre um excelente trabalho nas evacuações.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

O Dean mantem-se como Cat4, sofrerá diversas oscilações normais na intensidade, mas deverá manter-se como Cat4. Só depois de se afastar da Jamaica a caminho do Yucatan é deverá chegar a Cat5. Na Jamaica muitos devem estar a rezar para o Dean se desviar mais um pouco, mas parece dificil.

Amanhã à noite vamos ver de certeza nas imagens de satélite um DEAN enorme, assustador e perfeito.


dean01kr0.jpg


dean02op7.jpg


MAXIMUM SUSTAINED WINDS ARE NEAR 145 MPH...230 KM/HR...WITH HIGHER
GUSTS. DEAN IS A CATEGORY FOUR HURRICANE ON THE SAFFIR-SIMPSON
SCALE. SOME FLUCTUATIONS IN INTENSITY ARE POSSIBLE DURING THE NEXT
24 HOURS.

HURRICANE FORCE WINDS EXTEND OUTWARD UP TO 60 MILES...95 KM...FROM
THE CENTER...AND TROPICAL STORM FORCE WINDS EXTEND OUTWARD UP TO 205
MILES...335 KM.

ESTIMATED MINIMUM CENTRAL PRESSURE IS 921 MB...27.20 INCHES.

http://www.nhc.noaa.gov/


Nascer do dia: 12:15 (11:15 UTC)

vispk0.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

O voo OBS201 que iria para o Yukatan saiu para Punta Cana, com apenas 130 passageiros a bordo, segundo a TSF. Os restantes 200 passageiros optaram por cancelar as férias. Já agora, diga-se que a TSF está a fazer uma excelente cobertura do evento, várias entrevistas, até ao operador turístico, e ao contrário do que é costume, tem falado muito correctamente, pois nestes eventos por vezes a comunicação social faz algumas confusões com questões mais tecnicas, como por exemplo dizer que o furacão se desloca a 250km/h , etc,etc. Mas não tem sido esse o caso.

19/08 13:00 OBS201 Orbest Punta Cana T1 Departed: 13:25
http://www.ana.pt/portal/page/portal/ANA/PARTIDAS_CHEGADAS_LISBOA

Uma coisa importante que eu ainda não consegui saber, e não vi nenhum orgão de comunicação social a esclarecer, é se há ou não neste momento turistas portugueses na Jamaica. Eu penso que deverá haver.

Entretanto a Secretaria de Estado das Comunidades disponibiliza 2 linhas telefónicas, no México e em Cuba, que apenas e só devem ser usados em emergência.

A Secretaria de Estado das Comunidades, aliás, já accionou as representações diplomáticas em Cuba e no México para estarem de prevenção e prestarem apoio a portugueses, caso seja necessário, na sequência do furacão Dean.

Contactado pela Lusa, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, adiantou que é uma medida de «mera precaução». Admitindo que haja portugueses em férias naqueles países, António Braga disse que decidiu por «prevenção» accionar as representações diplomáticas para apoiar cidadãos portugueses no caso de ser necessário algum apoio de emergência.

A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP) disponibilizou dois números de telefone especiais em Cuba (00.535.280.57.72) e no México (00.521.555.40.80.342) para os portugueses que necessitem de apoio. A SECP apela a que estes números sejam apenas utilizados em casos «mesmo de emergência» e salienta que só servem para atender cidadãos portugueses que estejam na área.
Fonte: Portugal Diário A
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Está a decorrer mais um voo de reconhecimento, vamos lá a ver o que é que eles vão encontrar, se o Dean ainda é Cat4 ou não.
Ainda falta passarem no quadrante NE, provavelmente o mais potente.


A rota deste voo até ao momento:

reconbz8.jpg



Última imagem satélite 14:02 (13:02 UTC)

visym6.jpg



13:45 (12:45 UTC)

visiw9.jpg