Furacão DOLLY (Atlântico 2008 #04)

Tópico em 'Tempo Tropical' iniciado por Vince 20 Jul 2008 às 16:53.

1. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Re: Tempestade Tropical DOLLY (Atlântico 2008 #04)

A Dolly está à beira de se tornar um Furacão Cat1. As últimas medições apontam para 988mb no centro embora ainda não tenham sido encontrados ventos de furacão 64 kt (118.5km/h) à superficie mas não deve faltar muito para os encontrarem.

Já construiu o olho embora este esteja um pouco aberto a sudoeste.

2. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

Mais uma imagem interessante, dois aviões, um da NOAA e outro da Força aérea muito próximos um do outro. O da FA vai embora daqui a pouco e o NOAA está a chegar.

A Bertha entretanto baixou a pressão para 984mb.

3. litlestorm

litlestorm
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    23 Jul 2008
    Local:
    Castelo Branco

Olá,
    acabei de entrar no fórum... estou muito preocupada é que tenho viagem marcada para sexta-feita dia 25 para o México (mais precisamente Yucatan) durante 7 dias e tenho até amanhã para decidir se altero ou não o destino:rain:.

Apesar do Dolly estar a passar...(digo eu) será que ainda representa algum "perigo" na zona para onde vou? E em termos de clima, ainda influência (ou seja, continua a chover)?! Por favor ajudem-me...

Mudo de destino...ou o tempo deve melhorar em Yucatan?!

Não sabia como as coisas funcionavam e coloquei um tópico sobre este assunto...Sorry!

Desculpem a intromissão!

4. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

Uma coisa que nunca tinha visto na vida, de certeza que nunca deve ter acontecido antes. Os dois aviões voaram para o centro juntos. Estou curioso em saber porque o fizeram, deve haver alguma explicação em fazerem tal coisa.

5. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

Olá,

Sim a Dolly já passou ontem no Yukatan não houve problema absolutamente nenhum. Se vais já no sábado parece-me bem, não há nada no horizonte e costuma dizer-se que a melhor altura para ir para estes destinos é logo a seguir à passagem dum sistema tropical.

Agora ninguém te pode garantir que não apareça nada daqui a uns dias, mas como estás já quase de partida estás na posição mais confortável pois não há nada previsto até onde as previsões são fiáveis, uns 4 ou 5 dias.

Mas garantias ninguém pode dar a ninguém, muito menos no tempo tropical, vai estando atenta ao tópico generalista dos furacões no Atlântico:
    http://www.meteopt.com/forum/tempo-...-furacoes-atlantico-2008-a-1877-new-post.html

6. ajrebelo

ajrebelo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Fev 2006
    Local:
    Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês

boas

onde estás a ver isso ?

sem duvida que tem de haver um motivo qualquer uma nova maneira de rastreio em diferentes altitudes ?

abraços

Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. ajrebelo

ajrebelo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Fev 2006
    Local:

boas

onde estás a ver isso ?

sem duvida que tem de haver um motivo qualquer uma nova maneira de rastreio em diferentes altitudes ?

o avião do NOAA está sempre a mesma altitude o da FA ou AF :D esta a baixar entrou com 3160 e agopra na ultima imagem que colocas está nos 2997
    o da NOAA está mais rápido pelo que parece já está a marcar ventos contrários aos de entrada.

abraços

8. ajrebelo

ajrebelo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Fev 2006
    Local:

boas

não sei se ajudo mas aqui fica um link com algumas cidades Mexicanas e com as previsões, etc.

http://www.weather.com/search/enhan...red&from=searchbox&where=mexico&wxGoButton=GO

abraços

9. litlestorm

litlestorm
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    23 Jul 2008
    Local:
    Castelo Branco

Obrigada pelas respostas!!!

Vou passar pelo site que me forneceram e espero que as previsões sejam boas...:)

10. Redfish

Redfish
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    6 Jul 2007
    Local:
    Salir - Loulé
  11. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

Um explicação para aquilo de ontem.
    Depois de passar o centro um dos aviões efectuou uma curva apertada de 90 graus depois de chegar ao centro, permitindo assim criar um perfil horizontal da tempestade em 2 quadrantes em simultaneo a partir do centro. É essa a explicação.

E também me informaram que não era inédito, durante o Furacão Rita em Setembro de 2005 chegaram a estar 4 aviões no mesmo Furacão, dois da NOAA, um da FA e outro da Marinha.

12. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    O Furacão Dolly é um furacão categoria 1 na escala de Saffir Simpson mas tem vindo a intensificar-se. A pressão manteve-se estável algumas horas mas na última leitura (feita há cerca de 1 hora atrás) caiu para 976mb. Os ventos mais intensos são de 140km/h e rajadas superiores.

A parede do olho, onde estão os ventos mais intensos, está agora a começar a interagir com Terra. Durante as últimas horas a tempestade tem também provocado a ocorrência de vários pequenos tornados.

Radar de Brownsville, Texas

13. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    A Dolly definitivamente está a passar por uma grande intensificação.
    O olho aclarou pela primeira vez agora nas imagens de satélite IR.

Em redor do olho aparentemente circulam vários mesociclones, uma coisa bastante má, pois podem conter tornados. A quando do devastador furacão Andrew de 1992 foram Tornados gerados por mesociclones que provocaram os estragos mais violentos.

14. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Duas sondas lançadas há poucos minutos indicam que a Dolly já é furacão Cat2.
    Uma foi largada no olho indicando que a pressão desceu para 972mb e a outra na parede do olho registou ventos de 82kt (153km/h), apenas a 1kt de ser considerado categoria 2, portanto irrelevante.

Partilhar esta Página