Furacão DOLLY (Atlântico 2008 #04)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical DOLLY (Atlântico 2008 #04)

A Dolly está à beira de se tornar um Furacão Cat1. As últimas medições apontam para 988mb no centro embora ainda não tenham sido encontrados ventos de furacão 64 kt (118.5km/h) à superficie mas não deve faltar muito para os encontrarem.

Já construiu o olho embora este esteja um pouco aberto a sudoeste.

dollypc0.jpg


recongz5.jpg
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical DOLLY (Atlântico 2008 #04)

Mais uma imagem interessante, dois aviões, um da NOAA e outro da Força aérea muito próximos um do outro. O da FA vai embora daqui a pouco e o NOAA está a chegar.

30345849jr8.jpg


A Bertha entretanto baixou a pressão para 984mb.


rgbnh7.jpg
 

litlestorm

Cirrus
Registo
23 Jul 2008
Mensagens
4
Local
Castelo Branco
Re: Tempestade Tropical DOLLY (Atlântico 2008 #04)

Olá,
acabei de entrar no fórum... estou muito preocupada é que tenho viagem marcada para sexta-feita dia 25 para o México (mais precisamente Yucatan) durante 7 dias e tenho até amanhã para decidir se altero ou não o destino:rain:.

Apesar do Dolly estar a passar...(digo eu) será que ainda representa algum "perigo" na zona para onde vou? E em termos de clima, ainda influência (ou seja, continua a chover)?! Por favor ajudem-me...

Mudo de destino...ou o tempo deve melhorar em Yucatan?!

Não sabia como as coisas funcionavam e coloquei um tópico sobre este assunto...Sorry!

Desculpem a intromissão!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical DOLLY (Atlântico 2008 #04)

Uma coisa que nunca tinha visto na vida, de certeza que nunca deve ter acontecido antes. Os dois aviões voaram para o centro juntos. Estou curioso em saber porque o fizeram, deve haver alguma explicação em fazerem tal coisa.

41139658xe1.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical DOLLY (Atlântico 2008 #04)

Olá,
acabei de entrar no fórum... estou muito preocupada é que tenho viagem marcada para sexta-feita dia 25 para o México (mais precisamente Yucatan) durante 7 dias e tenho até amanhã para decidir se altero ou não o destino:rain:.

Apesar do Dolly estar a passar...(digo eu) será que ainda representa algum "perigo" na zona para onde vou? E em termos de clima, ainda influência (ou seja, continua a chover)?! Por favor ajudem-me...

Mudo de destino...ou o tempo deve melhorar em Yucatan?!

Não sabia como as coisas funcionavam e coloquei um tópico sobre este assunto...Sorry!

Desculpem a intromissão!


Olá,

Sim a Dolly já passou ontem no Yukatan não houve problema absolutamente nenhum. Se vais já no sábado parece-me bem, não há nada no horizonte e costuma dizer-se que a melhor altura para ir para estes destinos é logo a seguir à passagem dum sistema tropical.

Agora ninguém te pode garantir que não apareça nada daqui a uns dias, mas como estás já quase de partida estás na posição mais confortável pois não há nada previsto até onde as previsões são fiáveis, uns 4 ou 5 dias.

Mas garantias ninguém pode dar a ninguém, muito menos no tempo tropical, vai estando atenta ao tópico generalista dos furacões no Atlântico:
http://www.meteopt.com/forum/tempo-...-furacoes-atlantico-2008-a-1877-new-post.html
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Re: Tempestade Tropical DOLLY (Atlântico 2008 #04)

Uma coisa que nunca tinha visto na vida, de certeza que nunca deve ter acontecido antes. Os dois aviões voaram para o centro juntos. Estou curioso em saber porque o fizeram, deve haver alguma explicação em fazerem tal coisa.

41139658xe1.jpg

boas

onde estás a ver isso ?

sem duvida que tem de haver um motivo qualquer uma nova maneira de rastreio em diferentes altitudes ?

abraços
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Re: Tempestade Tropical DOLLY (Atlântico 2008 #04)

Uma coisa que nunca tinha visto na vida, de certeza que nunca deve ter acontecido antes. Os dois aviões voaram para o centro juntos. Estou curioso em saber porque o fizeram, deve haver alguma explicação em fazerem tal coisa.

41139658xe1.jpg

boas

onde estás a ver isso ?

sem duvida que tem de haver um motivo qualquer uma nova maneira de rastreio em diferentes altitudes ?

o avião do NOAA está sempre a mesma altitude o da FA ou AF :D esta a baixar entrou com 3160 e agopra na ultima imagem que colocas está nos 2997
o da NOAA está mais rápido pelo que parece já está a marcar ventos contrários aos de entrada.

abraços
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Re: Tempestade Tropical DOLLY (Atlântico 2008 #04)

Olá,
acabei de entrar no fórum... estou muito preocupada é que tenho viagem marcada para sexta-feita dia 25 para o México (mais precisamente Yucatan) durante 7 dias e tenho até amanhã para decidir se altero ou não o destino:rain:.

Apesar do Dolly estar a passar...(digo eu) será que ainda representa algum "perigo" na zona para onde vou? E em termos de clima, ainda influência (ou seja, continua a chover)?! Por favor ajudem-me...

Mudo de destino...ou o tempo deve melhorar em Yucatan?!

Não sabia como as coisas funcionavam e coloquei um tópico sobre este assunto...Sorry!

Desculpem a intromissão!

boas

não sei se ajudo mas aqui fica um link com algumas cidades Mexicanas e com as previsões, etc.

http://www.weather.com/search/enhan...red&from=searchbox&where=mexico&wxGoButton=GO

abraços
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical DOLLY (Atlântico 2008 #04)

Uma coisa que nunca tinha visto na vida, de certeza que nunca deve ter acontecido antes. Os dois aviões voaram para o centro juntos. Estou curioso em saber porque o fizeram, deve haver alguma explicação em fazerem tal coisa.

Um explicação para aquilo de ontem.
Depois de passar o centro um dos aviões efectuou uma curva apertada de 90 graus depois de chegar ao centro, permitindo assim criar um perfil horizontal da tempestade em 2 quadrantes em simultaneo a partir do centro. É essa a explicação.

E também me informaram que não era inédito, durante o Furacão Rita em Setembro de 2005 chegaram a estar 4 aviões no mesmo Furacão, dois da NOAA, um da FA e outro da Marinha.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Furacão Dolly é um furacão categoria 1 na escala de Saffir Simpson mas tem vindo a intensificar-se. A pressão manteve-se estável algumas horas mas na última leitura (feita há cerca de 1 hora atrás) caiu para 976mb. Os ventos mais intensos são de 140km/h e rajadas superiores.

AIR FORCE HURRICANE HUNTER DROPSONDE OBSERVATIONS INDICATE THAT THE
CENTRAL PRESSURE HAS FALLEN TO 976 MB...A RATHER SIGNIFICANT
DECREASE OVER THE PAST COUPLE OF HOURS. ALTHOUGH THE SFMR...
DROPSONDE...AND FLIGHT-LEVEL WIND MEASUREMENTS UP TO NOW HAVE
YIELDED 70 KT FOR THE CURRENT INTENSITY...I HAVE TOO MUCH RESPECT
FOR THIS ABRUPT FALL IN PRESSURE
TO NOT SHOW ANY INCREASE IN
STRENGTH.

A parede do olho, onde estão os ventos mais intensos, está agora a começar a interagir com Terra. Durante as últimas horas a tempestade tem também provocado a ocorrência de vários pequenos tornados.


Radar de Brownsville, Texas

radar-7.gif


dolly-6.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A Dolly definitivamente está a passar por uma grande intensificação.
O olho aclarou pela primeira vez agora nas imagens de satélite IR.

avn-l.jpg




Em redor do olho aparentemente circulam vários mesociclones, uma coisa bastante má, pois podem conter tornados. A quando do devastador furacão Andrew de 1992 foram Tornados gerados por mesociclones que provocaram os estragos mais violentos.

anim-48.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Duas sondas lançadas há poucos minutos indicam que a Dolly já é furacão Cat2.
Uma foi largada no olho indicando que a pressão desceu para 972mb e a outra na parede do olho registou ventos de 82kt (153km/h), apenas a 1kt de ser considerado categoria 2, portanto irrelevante.

sonda.jpg