Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
SRPCBA - Açores - AVISO Nº33/2012 181726ZAGO12

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, a tempestade tropical Gordon intensificou-se durante as últimas horas, prevendo-se que entre no setor sudoeste da região marítima dos Açores pelas 12h de Domingo, 19 de agosto, como furacão de categoria I da escala de Saffir-Simpson, progredindo na direção nordeste.
Nestas condições prevê-se que atinja o Grupo Oriental pelas 00h de segunda-feira, 20 de agosto, afetando as ilhas de São Miguel e de Santa Maria, com a previsão para a zona marítima de ventos médios de 110 km/h, com rajadas até 150 km/h, prevendo-se para as zonas de terra menor intensidade, com o vento médio de cerca de 80 km/h a 90 km/h, com rajadas até 130 km/h. Estão ainda previstos eventos de precipitação intensa, trovoada e ondas entre 14 e 16 m.


PARA O GRUPO ORIENTAL:
No período entre as 21UTC de 2012-08-19 e as 18UTC de 2012-08-20
VENTO com velocidade média superior a 87 Km/h com direção de sueste e com rajadas superiores a 130 Km/h.
AGITAÇÃO MARÍTIMA mar encapelado, ondas de sul superiores a 9 metros de altura.
CHUVA FORTE e TROVOADAS frequentes e concentradas.

PARA O GRUPO CENTRAL:
No período entre as 18UTC de 2012-08-19 e as 12UTC de 2012-08-20
VENTO com velocidade média entre 65Km/h a 74 km/h e com rajada máxima entre 85 Km/h a 100 Km/h, com direcção de sueste rodando para nordeste.
AGITAÇÃO MARÍTIMA mar tempestuoso, ondas de sudoeste entre 6 a 7 metros de altura.
No período entre as 15UTC de 2012-08-19 e as 12UTC de 2012-08-20
CHUVA por vezes forte.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores continua a acompanhar o evoluir da situação, sendo emitidos novos avisos sempre que necessário.

http://www.facebook.com/photo.php?f...19862355.76542.335367003199110&type=1&theater
 


FranciscoSR

Cumulus
Registo
17 Ago 2012
Mensagens
149
Local
Ponta Delgada
Sou um nabo nisto; gosto muito destas situações sem desejar o mal dos outros. Creio que encontrei esta palavra aqui algures no fórum ("Meteólicos"). Sou o primeiro a acreditar que o pior vai acontecer nestas situações.

Mas.... vendo a previsão do NHC, acho que a trajetória vai alterar-se e o nosso Gordon vai passar no meio dos Arquipélagos dos Açores e Madeira... :unsure:
 

Rosley

Cirrus
Registo
18 Ago 2012
Mensagens
1
Local
Açores
Sou um nabo nisto; gosto muito destas situações sem desejar o mal dos outros. Creio que encontrei esta palavra aqui algures no fórum ("Meteólicos"). Sou o primeiro a acreditar que o pior vai acontecer nestas situações.

Mas.... vendo a previsão do NHC, acho que a trajetória vai alterar-se e o nosso Gordon vai passar no meio dos Arquipélagos dos Açores e Madeira... :unsure:

FranciscoSR: Espero que a tua opinião esteja certa!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Gordon em breve deverá começar a sentir mais os efeitos deste cavado que se aproxima e que o fará ganhar mais latitude mas simultaneamente aumentará o shear, que supostamente o começará a enfraquecer ao erodir o quadrante noroeste do ciclone .

2n16k43.gif



Curiosamente, mais uma vez, o Gordon agora (se o best track estiver correcto) tem exactamente a mesma intensidade que o Gordon de 2006 tinha próximo desta zona (90kt e 970mb em 2006). Contudo, o cavado de 2006 era mais intenso que este, afinal gerou mesmo uma frente activa que depois absorveu o ciclone na altura vindo a causar estragos na Galiza. Embora esta comparação possa não dizer muito para já.
 

FranciscoSR

Cumulus
Registo
17 Ago 2012
Mensagens
149
Local
Ponta Delgada
Ainda não vi nenhum dado que confirme essa tua suspeita de que o Gordon irá passar entre os Açores e a Madeira.

Desde que o Gordon tomou a sua trajetória rumo aos Açores, tem vindo a "descer para sudeste". No início, se não me engano, ele estava para passar entre a Terceira e São Miguel... Agora, ele passa por São Miguel mas anda a "descer" cada vez mais. Quando entrar no nosso território, vai encontrar águas mais frias e parece-me que vai perder intensidade e vai "descer" mais a sua trajetória.

Atenção, é a minha humilde opinião!
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Desde que o Gordon tomou a sua trajetória rumo aos Açores, tem vindo a "descer para sudeste". No início, se não me engano, ele estava para passar entre a Terceira e São Miguel... Agora, ele passa por São Miguel mas anda a "descer" cada vez mais. Quando entrar no nosso território, vai encontrar águas mais frias e parece-me que vai perder intensidade e vai "descer" mais a sua trajetória.

Atenção, é a minha humilde opinião!

Claro..mas analisando toda a informaçao colocada aqui neste topico e pelos entendidos assim como analisando alguns modelos , tipo Hirlam..GFS...fmnoc..nao vejo nada que suporte essa Opinião.
 
M

Membro excluído 274

O Gordon em breve deverá começar a sentir mais os efeitos deste cavado que se aproxima e que o fará ganhar mais latitude mas simultaneamente aumentará o shear, que supostamente o começará a enfraquecer ao erodir o quadrante noroeste do ciclone .



Curiosamente, mais uma vez, o Gordon agora (se o best track estiver correcto) tem exactamente a mesma intensidade que o Gordon de 2006 tinha neste local (90kt e 970mb). Contudo, o cavado de 2006 era mais intenso que este, afinal gerou mesmo uma frente activa que depois absorveu o ciclone na altura vindo a causar estragos na Galiza. Embora esta comparação possa não dizer muito para já.

90 kts--->167 km/h :eek:

Pressão mínima de 963hPa com ventos de 92kt às 17:45 UTC.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Exactamente, sem querer apontar certezas, porque isto são puros palpites e adivinhas, parece que o Gordon mesmo que pareça agora deslocar-se ligeiramente para sudeste, depois vai marchar mais para este-nordeste, e vai ser pelo menos parcialmente absorvido pela frente que se aproxima de noroeste.

No entanto, o mar ainda parece quente na zona (e sem shear excepto a noroeste), portanto eu digo que talvez aumenta para categoria 2 por umas horas, e a partir de amanhã volte a 1.

Depois dos Açores, quase de certeza que passará a tempestade tropical e afecta a Galiza e norte de Portugal (se ainda retém o estatuto tropical até atingir Portugal continental, não sei, mas provavelmente o norte ainda vai levar com algum vento forte e chuva).

Bem, este furacões são coisas de 2-3 vezes por década, portanto não é a coisa mais fácil de prever... Para já, a atenção é em São Miguel.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Isso são ventos de rajada, certo?

Se não seria um categoria 2, e quase no limite para categoria 3.

No entanto, o Gordon parece-me bem cavado, não será por muito tempo, mas acho que será bem cavado ainda até atingir São Miguel. Se for categoria 2 com ventos sustentados de 167km/h então é bastante perigoso.

Sinceramente, não me parece nenhuma "brincadeira" este furacão. Mas até confirmar, pode ser um exagero da minha percepção.




90 kts--->167 km/h :eek:

Pressão mínima de 963hPa com ventos de 92kt às 17:45 UTC.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
obrigada Irpsit e Vince pelos vossos esclarecimentos.

Nós na Madeira não estamos de forma alguma preparados para uma situaçao desta natureza.


espero que tudo corra pelo melhor nas ilhas açoreanas .

Abraço
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No entanto, o mar ainda parece quente na zona (e sem shear excepto a noroeste), portanto eu digo que talvez aumenta para categoria 2 por umas horas, e a partir de amanhã volte a 1.

Supostamente já é categoria 2 com 90 nós, o best track é feito pelo NHC, embora haja ocasioes em que posteriormente possa ser alterado no aviso, mas geralmente é quando o NHC obtém outros dados novos mais fiáveis (bóias, sondas de avião, ascat, etc) do que estimativas satélite (que podem não ser muito certas). De qualquer forma estou a estranhar não terem feito um aviso intermédio, costumam fazer nestas situações.

Depois dos Açores, quase de certeza que passará a tempestade tropical e afecta a Galiza e norte de Portugal (se ainda retém o estatuto tropical até atingir Portugal continental, não sei, mas provavelmente o norte ainda vai levar com algum vento forte e chuva).

Para já isso não aparece em nenhum modelo, podes consultar tu próprio nas nossas cartas:
http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/peninsula-iberica

Há uns 2 dias o GFS tinha os restos na Galiza, mas sem grande relevância, depois a tendência foi dele se dissipar entre os Açores e Portugal. Não estou preocupado com os efeitos no continente.
Mas isso pode perfeitamente mudar, tudo depende do que sobrar do sistema, mas estou convencido que está para breve a fase em que começa a enfraquecer devido aquele cavado que mencionei mais acima.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Supostamente já é categoria 2 com 90 nós, o best track é feito pelo NHC, embora haja ocasioes em que posteriormente possa ser alterado no aviso, mas geralmente é quando o NHC obtém outros dados novos mais fiáveis (bóias, sondas de avião, ascat, etc) do que estimativas satélite (que podem não ser muito certas).



Para já isso não aparece em nenhum modelo, podes consultar tu próprio os nas nossas cartas:
http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/peninsula-iberica

Há uns 2 dias o GFS tinha os restos na Galiza, mas sem grande relevância, depois a tendência foi dele se dissipar entre os Açores e Portugal. Não estou preocupado com os efeitos no continente.
Mas isso pode perfeitamente mudar, tudo depende do que sobrar do sistema, mas estou convencido que está para breve a fase em que começa a enfraquecer.

Três reparos importantes.

Antes do cavado atingir o Gordon, o furacão estará situado numa região divergente em altura, que deverá actuar facilitanto e amplificando o outflow, permitindo a intensificação do sistema, ainde que possa haver algum shear.
Não é de admirar que o Gordon atinja cat2 nas proximas horas sob sst´s >25/26ºC.

Os modelos manteem o Gordon inserido no bordo leste do cavado, com shear a ser compensado pela existencia de forçamento sinoptico, convergencia á sfc e divergencia em altura...ou seja, será um sistema tropical, inserido num ambiente barotropico, mas ao mesmo tempo com uma ajudinha exterior, que poderá ser o suficiente para o manter bastante intenso até aos Açores.

Mais para a frente, á medida que o Gordon entre em aguas mais frias do que os 22-24ºC e o forçamento sinóptico associado ao cavado começe a diminuir, o factor shear será determinante, e o Gordon deverá dissipar-se completamente tornando-se num pequeno vortice de niveis baixos.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Não nos esqueçamos que as águas portuguesas por vezes dão surpresas. Lembram-se do Vince (não tu Vince, mas o furacão) e do outro furacão sem nome: houve um deles, já nao me lembro qual que se formou ao largo de Portugal em aguas abaixo dos teóricos 27ºC necessários. Portanto, acredito que o Gordon pudesse reter até cat 1 (mas mais provavelmente temp tropical) até à costa continental

Mas como o Vince diz, isso mesmo que ocorra, para já (pode mudar claro) não vai ser nada de extraordinário.

Aos açorianos: o conselho principal é mesmo tenham cuidado à costa voltada ao vento que deverá inundar, e os trajectos de cheias junto às ribeiras. Tirando isso, fechem as janelas e acautelem-se das árvores que possam cair.

Só acho é que já devia ter havido algo mais assertido por parte da Protecçao Civil. Mais vale exagerar na prevencao do que.falhar em prever um desastre.