Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,042
Local
Madeira - Funchal
Já muito fazes Vince até porque parceiros têm oficialmente estes:
o2svN.png


...​
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sobre o shutdown dos floaters de imagens de satélite do site da SSD da NOAA (Satellite and Information Service) naquela noite, bem como de muitos outros sites que fazem análises baseadas em imagens de satélite, a resposta deles ao email que lhes enviei foi:

We use images from GOES and MTSAT for our floater images. Gordon has moved into the area covered by METEOSAT, which are not really usable for floaters. We are restricted to using only imagery every six hours from METEOSAT. Since we can't provide good floater imagery, the old images were removed.


O Gordon estava a sair do alcance do satélite GOES americano e o floater foi desactivado nessa altura de forma automática. A EUMETSAT não autoriza (cobra dinheiro, muito) pelo uso de imagens para além das de 6 em 6 horas que são gratuitas. É a razão porque o floater deles da zona de Cabo Verde desde sempre apenas mostra apenas imagens de 6 em 6 horas, em vez dos 30 minutos habituais nos outros.
Já falámos muita vez disso aqui, enquanto os EUA nação dita "capitalista" fornece toda a informação de forma livre (satélites, modelos, etc) na Europa (dita socialista) é quase tudo restringido e de acesso pago (ECMWF, METEOSAT, etc) apesar de serem entidades na maioria suportadas pelos contribuintes europeus. Neste caso do SSD americano, obviamente eles não estão para pagar à Eumetsat pelo serviço público que fornecem, e assim milhares de pessoas na véspera de um landfall em Santa Maria deixaram de ter acesso a imagens de satélite tratadas pelo SSD.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Já muito fazes Vince até porque parceiros têm oficialmente estes:
o2svN.png


...​

O IM em Portugal criou no ano passado o MeteoGlobal que tem a mesma finalidade. Apesar de tu criticares muito o IM, na verdade, do que sei, foi até agora o único serviço de meteorologia europeu a criar uma plataforma própria para comunicação de eventos por parte da sociedade civil, que replica o que já há muitos anos se usa em países como os EUA. Há muita mania de se criticar o que se faz por cá...
Só por curiosidade, quantas vezes reportaste algo por lá ? Provavelmente nunca ....
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,042
Local
Madeira - Funchal
Vince tal como referis-te no teu penúltimo Post, creio que a maioria dos colegas que melhor ou pior, tentam colaborar não usam a referida plataforma pelos motivos descritos no anterior ponto.

Além do mais que fotografias dos eventos tem de ser limpas para colocarem o copyright do IM, e as pessoas deixam de ser donas do seu trabalho voluntário.

Registei-me mas de facto nunca lá coloquei nada, tens toda a razão.