Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Acha que chega lá?

Na prática estamos a falar de apenas um 1kt para ser classificado , talvez estejam um pouco inseguros com as estimativas por satélite e tenham receio de lançar a "bomba" de um major, ou o mais provável é que queiram esperar para ver o que acontece nas próximas 2 ou 3 horas, a ver se aparece algum sinal de enfraquecimento. É mesmo pena não haver voos RECON aqui
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Ele está a roçar a Cat3, mas duvido que lá chegue, falta-lhe organização e estrutura e agora vai entrar em águas mais frias, logo também o "combustível" falhará! Amanhã será dia de enfraquecimento à medida que se aproxima dos Açores (terra). Mas mesmo assim são 95kt, muito longe dos previstos 75kt! Surpreendeu!

Sim, sem duvida que surpreendeu e continua a surpreender tal como o anterior GORDON curiosamente. Não deixa de ser uma grande coincidência que passados 6 anos um sistema com o mesmo nome estar a seguir as mesmas pisadas. ;)
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Noapte buna,

Um gajo afasta-se umas horas disto e quando reapareço... a coisa ainda está pior.

No centro de Angra do Heroísmo a vida segue normalmente com muitas pessoas e turistas a passear no centro histórico. As esplanadas estão cheias e é como se nada se passasse.

O céu encontra-se levemente nublado com nuvens de grande altitude (aquelas do "ventinho". Cirrus, não é? :D) e o mar, depois de ter estado "mar-chão" ou "mar de azeite" o dia todo, começa a ficar encrespado e a ondulação começa a crescer.

o pior é que muitos levam isso na brincadeira

Ainda esta noite tive uma conversa "curiosa" com um amigo, ao dizer-lhe: "Tens de proteger a frente do teu apartamento..." (que situa-se numa cota relativamente elevada com vista muito "vidrada" para o Atlântico). Ao que ele respondeu: "Bah! Isso não vai acontecer nada... Ele vai desviar-se!"
Terminei dizendo: "Esse é que é o espírito... Fia-te na Virgem e deita-te a dormir.":rolleyes:
Sinceramente, muita gente não está a levar isto a sério.

Esta intensificação inesperada só aumenta as minhas dúvidas quanto à sua rota. Sul de Santa Maria? Sim, pois...:unsure:

Buna seara,
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Como está agora na última previsão, o centro passaria praticamente por cima de Santa Maria, daí a diferença entre as duas ilhas adiantada até agora pelo IM.
E aparentemente os ventos mais fortes estão a leste e a sul do centro, ou muito ligeiramente a sul, não dá para perceber bem.
Mas suponho que ainda possa haver pequenos ajustamentos no trajecto específico, mas a apenas 24 horas já não deverão ser significativos, julgo eu.

1NIQJ.gif



Não há ainda sinais de enfraquecimento, a besta está a resistir bem, começa-me a fazer impressão ver estas imagens tão perto das nossas ilhas.

hftRo.gif
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
A comunicação também não levou nada a sério, porque haveriam as pessoas de fazer o mesmo? Acho que há pouca informação sobre o assunto

As pessoas também têm de ter o bom senso e a iniciativa de procurar a informação. Não se pode meter à força a info na cabeça de todos. Estamos no Século XXI, caraças... Há telefones, telemóveis e internet, por exemplo.
Se vierem dizer-me: "Ah e tal, os mais velhos..." Os mais velhos já não são info-excluídos por obrigação. Com a democratização das novas tecnologias, só o é quem quer.

A geração dos computadores e da internet também está a envelhecer... Somos nós! (Infelizmente...)

Voltando ao assunto,

A proximidade já é por demais relevante,

ATIR.JPG


Por falar nisso, vou lá fora ver mais desta história.:cool:
 

ThaDevilGirl

Cirrus
Registo
19 Ago 2012
Mensagens
6
Local
Montreal, Canada
Boa noite a todos.

Sinto-me muito interessada pelo o Gordon porque nao é todos os dias que se ouve falar de um furacao que vai impactar Portugal. Há pouco tempo que sou meteorologista aquí em Montreal e francamente é a primeira vez que oiço falar de um tal evento. Graças a Deus nao tenho familia nos Açores mas espero que a populaçao tem cuidado.
 

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Boa noite!

Sinais de estar a enfraquecer !?



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Ou a razão deste "2º olho", poderá estar num ciclo de reposição do olho!? Como as paredes continuam abertas, acredito mais na possibilidade de estar a perder força.
 
Última edição:

psilipe

Cirrus
Registo
19 Ago 2012
Mensagens
3
Local
Angra do Heroísmo
A Protecção Civil açoriana emitiu, há minutos, um novo comunicado onde deixa de prever efeitos no Grupo Central. A confirmar-se haverá consequências, unicamente, no Grupo Oriental, principalmente em Santa Maria... Poderá, ainda,este cenário alterar-se?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boa noite!

Sinais de estar a enfraquecer !?



Uploaded with ImageShack.us

Não...apenas ao que parece criu-se subsidencia no sector NW, e afirmo-o porque no canal shortwave e WV é claro que não ocorreu ingestão se ar seco vindo do exterior, logo, é um processo interno do furacão...
Ocorre subsidencia entre as bandas de nuvens e tambem no olho, são simplesmente areas onde o ar que subiu nas nuvens volta a descer, aquece e fica mais seco, para depois "sugar" humidade vinda do mar.

Nos ultimos minutos temos de novo conevcção intensa a circundar o olho, e um aumento da concentração de novos topos convectivos frios ( nuvens de intenso desenvolvimento vertical, que atigem niveis altos e frios da troposfera), e pode ser que nos proximos frames o Gordon adquira um aspecto bastante impressionante no sat...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Se os modelos estiverem certos penso que o grupo central só teria como maior preocupação o mar (a forte ondulação e a maré ciclónica -storm surge).
Este furacão é um pouco compacto, não tem daquelas bandas convectivas mais extensas que geralmente existem, parece parcialmente um ciclone tropical anular, talvez esteja aí parte da explicação para o que se tem passado nas últimas horas.
O campo de vento também não é muito largo.

Mas é aguardar que implicações tem nas previsões os últimos desenvolvimentos.