Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No Atlântico a 1600 milhas a oeste-sudoeste dos Açores formou-se o oitavo ciclone tropical da temporada, para já com pressão mínima de 1013mb e ventos de 30 nós, o que o classificam como depressão tropical, a categoria mais baixa da escala de Furacões Saffir-Simpson.

O NHC (Centro nacional de Furacões de Miami) responsável pela supervisão da temporada tropical no Atlântico, prevê que se intensifique em breve para Tempestade Tropical, se assim for terá o nome de "Gordon", curiosamente o nome de um outro ciclone tropical que passou pelos Açores em Setembro de 2006.

Apesar de não constar na previsão actual, o NHC refere que o ciclone tenha uma janela de oportunidade de chegar a furacão categoria 1 entre as 48 e 72 horas, a partir das quais começará a ser afectada por piores condições, mais shear (cisalhamento do vento) e água mais fria.
A previsão do NHC relativamente à intensidade está abaixo do que o conjunto de modelos que usam sugerem, porque o NHC pensa que o sistema continuará a ser afectado por ar seco da região que tenderá a limitar a convecção por ciclos como tem acontecido até aqui.

Este sistema tropical poderá chegar aos Açores ou imediações, entre o final do próximo Domingo e Segunda-feira, como tempestade tropical ou como sistema já em transição extra-tropical.


4B35M.jpg


ROq0c.gif





A previsão do NHC, e respectivo cone de incerteza, é a seguinte:

M3hJy.jpg



Nota:

Escusado será repetir que previsões de trajecto e intensidade de ciclones tropicais tem sempre bastante incerteza e podem mudar nalguns casos consideravelmente, noutros casos menos, a situação deve ser acompanhada com atenção mas sem stress. Esta área do Atlântico em Agosto não é propriamente um ambiente muito favorável para ciclones tropicais. Por outro lado mesmo um sistema em transição pode ainda deixar bastante chuva se tiver um movimento lento sobre alguma ilha e ter ainda ventos relevantes, ou mesmo a interação dos restos com algum cavado também pode alimentar mais instabilidade.

Seguimento
O seguimento do sistema será feito neste tópico, e apenas e só se chegar aos Açores, passaremos a seguir a situação local no tópico das Ilhas.



000
WTNT33 KNHC 152054
TCPAT3

BULLETIN
TROPICAL DEPRESSION EIGHT ADVISORY NUMBER 1
NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL082012
500 PM EDT WED AUG 15 2012

CORRECTED FORWARD SPEED IN DISCUSSION SECTION

...NEW TROPICAL DEPRESSION FORMS OVER THE NORTH-CENTRAL
ATLANTIC...NO THREAT TO LAND...


SUMMARY OF 500 PM EDT...2100 UTC...INFORMATION
----------------------------------------------
LOCATION...29.9N 55.1W
ABOUT 595 MI...960 KM ESE OF BERMUDA
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...35 MPH...55 KM/H
PRESENT MOVEMENT...N OR 355 DEGREES AT 18 MPH...30 KM/H
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...1013 MB...29.91 INCHES


WATCHES AND WARNINGS
--------------------
THERE ARE NO COASTAL WATCHES OR WARNINGS IN EFFECT.


DISCUSSION AND 48-HOUR OUTLOOK
------------------------------
AT 500 PM EDT...2100 UTC...THE CENTER OF TROPICAL DEPRESSION EIGHT
WAS LOCATED NEAR LATITUDE 29.9 NORTH...LONGITUDE 55.1 WEST. THE
DEPRESSION IS MOVING TOWARD THE NORTH NEAR 18 MPH...30 KM/H. THIS
GENERAL MOTION IS EXPECTED TO CONTINUE TONIGHT...FOLLOWED BY A
GRADUAL TURN TOWARD THE NORTHEAST AND THE EAST-NORTHEAST ON
THURSDAY.

MAXIMUM SUSTAINED WINDS ARE NEAR 35 MPH...55 KM/H...WITH HIGHER
GUSTS. SOME STRENGTHENING IS FORECAST DURING THE NEXT 48 HOURS...
AND THE DEPRESSION COULD BECOME A TROPICAL STORM LATER TONIGHT OR
ON THURSDAY.

THE ESTIMATED MINIMUM CENTRAL PRESSURE IS 1013 MB...29.91 INCHES.


HAZARDS AFFECTING LAND
----------------------
NONE.


NEXT ADVISORY
-------------
NEXT COMPLETE ADVISORY...1100 PM EDT.

$$
FORECASTER STEWART
 


M

Membro excluído 274

re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Ainda falta muito tempo e a temperatura da água do mar é preponderante para a evolução da tempestade e neste caso ainda bem... contudo há modelos que arriscam muito perto de cat2 num caso extremo, isto antes hipotetica chegada aos Açores.

2012-08-16_003320.jpg


A passagem pelos Açores parece-me quase assegurada como depressão extra tropical, agora se vai atingir terra e se, qual grupo, temos de aguardar e seguir a situação.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

O NHC explica na discussão porque é que a sua previsão não é de um furacão categoria 1 como um conjunto de modelos sugerem, apesar de admitir que tenha uma curta janela de oportunidade para o ser. Tem a ver com o ambiente de ar bastante seco que afecta o Atlântico (ar seco que ainda recentemente vimos a destruir ao fim de poucos dias a depressão tropical nº7 e a Tempestade Tropical Florence).

E importa também referir, que pode chegar a furacão no percurso, mas nos Açores pode já não o ser. É ir seguindo a evolução das coisas.

THE DEPRESSION HAS A RELATIVELY SMALL CIRCULATION THAT IS SURROUNDED
BY VERY DRY MID-LEVEL AIR. ALTHOUGH THE CYCLONE WILL REMAIN OVER
FAVORABLE SEA-SURFACE TEMPERATURES FOR THE NEXT 2-3 DAYS AND IN A
LOW VERTICAL SHEAR ENVIRONMENT...OCCASIONAL INTRUSIONS OF DRY AIR
ARE EXPECTED TO KEEP THE SYSTEM CONVECTIVELY CHALLENGED THROUGHOUT
THE FORECAST PERIOD. ALTHOUGH NOT EXPLICITLY FORECAST...THE BEST
OPPORTUNITY FOR THE CYCLONE TO ACHIEVE HURRICANE STATUS WOULD BE
BETWEEN 48 AND 72 HOURS PRIOR TO THE ONSET OF STRONG WESTERLY
VERTICAL WIND SHEAR ON DAY 3. THE OFFICIAL INTENSITY FORECAST IS
BELOW THE MAJORITY OF THE GUIDANCE DUE TO THE POTENTIALLY NEGATIVE
EFFECTS OF THE SURROUNDING DRY ENVIRONMENT...
BUT ABOVE THE GFDL
WHICH SHOWS LITTLE STRENGTHENING.
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Aloha kakou,

Fui informado deste sistema há cerca de uma hora, mas, apesar do alarmismo com que fui informado, parece-me ser demasiado cedo para traçar quaisquer cenários extremos sem saber com precisão a sua rota e, sobretudo, força.

Neste caso, as próximas 48 a 72 horas, conforme referido pelo NHC, serão cruciais para averiguar possíveis cenários.
Reparei que, nos serviços meteorológicos da Força Aérea Portuguesa, a previsão é ligeiramente diferente, mas fico-me por aqui, dado que, como já escrevi, ainda é demasiado cedo. Além disso, como hoje é feriado, o tipo pode ter tido uma noitada mais longa e, se calhar, ainda poderá estar a ressacar...:cheers:

Muito bem referiu o Azor que a orografia pode contribuir para uma "catrefada de água" consoante o movimento e velocidade do "Gordon" (entre aspas, caraças!), mas vamos ser sinceros, em São Jorge, por exemplo, chove sempre em grandes quantidades e não é preciso muito para nestas ilhas ficar tudo em pantanas...

Vamos acompanhar e aguardar...

Cordiais cumprimentos,
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

O sistema para já não se intensificou, mantém-se como depressão tropical, no último aviso (das 04h00) ainda não foi feito o upgrade para Tempestade Tropical, o que está previsto que possa ocorrer durante o dia de hoje se de facto se intensificar um pouco como previsto.

PnnJ8.gif


O NHC neste 2º aviso ainda não lançou qualquer alerta (nem "watch" nem "warning") mas pela primeira vez recomenda que nos Açores se comece a monitorizar o sistema.

Pressão mínima: 1012mb
Ventos máximos sustentados: 55km/h


Previsão cone de incerteza e intensidade do NHC:

j78yb.gif


Notas:
* Não se foquem nos pontos centrais, mas sim no cone de incerteza.
* As horas são EST (de Miami), para horas locais nos Açores adicionar 4 horas, para Portugal continental adicionar 5 horas, ou seja, na previsão da imagem anterior, estaria nos Açores por volta da meia noite local de Domingo como Tempestade tropical (embora provavelmente já numa fase inicial de transição extra-tropical afectada por shear).



Tradução minha da última discussao técnica do NHC:

Apesar da convecção não ser muito profunda, o padrão geral das nuvens, que é de facto pequeno, está um um pouco melhor organizado do que anteriormente. Bandas curvas ciclónicas envolvem a metade norte do sistema, mas o outflow dos níveis altos é muito limitado (*1)

Números T do TAFB e SAB aumentaram para 2.0 na escala DVORAK (*2) o que indica uma intensidade de 30 nós (do vento).

A depressão tem a oportunidade de se intensificar durante os próximos 2 a 3 dias antes do shear aumentar (*3) e o ciclone encontrar águas mais frias na região.

A actual previsão do NHC mostra apenas uma ligeira intensificação durante os próximos 2 ou 3 dias, em linha com o ICON (um tipo de modelo de consenso) e LGEM ... mas não tanto como o modelo HWRD que insiste tornar a depressão num furacão por volta das 36 horas.

A depressão move-se agora em direcção a norte-noroeste ou 345º à velocidade de 15 nós no bordo ocidental do anticiclone subtropical

Muito brevemente o ciclone vai abrandar e curvar já que fica incorporado no fluxo de oeste das latitudes médias, virando para leste com algum incremento na velocidade de deslocação.

Há grande confiança na primeira fase do trajecto previsto já que a maioria dos modelos estão em consenso pelo menos nos próximos 3 dias. Depois disso a previsão está mais incerta, mas parece que em torno do 4ºdia o ciclone mover-se-á muito próximo dos Açores.


Notas da tradução:

(*1) Outflow dos niveis altos é um vento que gira de forma anticiclónica no topo dos ciclones tropicais que favorece a "ventilação" do sistema. A sua presença significa um sistema estruturalmente bastante saudável e é essencial num ciclone intenso. No caso desta depressão esse outflow é para já discreto e limitado, um sinal de um sistema relativamente fraco com alguns problemas.

(*2) T-Numbers refere-se a uma escala duma técnica chamada DVORAK. É um técnica para estimar a intensidade de um ciclone tropical através de imagens de satélite, técnica essencial em alto mar quando não existem outras formas disponíveis de medir a intensidade do vento num ciclone tropical.

(*3) Shear ou cisalhamento do vento, neste contexto refere-se a diferencial da velocidade e/ou direcção do vento na vertical da atmosfera. Um ciclone tropical não pode enfrentar muito shear, precisa de manter-se como uma coluna o mais vertical e estável possível. Se por exemplo o vento nos niveis altos for muito forte e/ou de direcções distintas ao movimento tende a quebrar essa verticalidade e pode mesmo "decapitar" o ciclone, separarando a convecção e circulação de niveis médios e altos da circulação em superficie, o que acabará por enfraquecer e destruir o ciclone, que é o que geralmente acontece quando os ciclones tropicais sobem muito de latitude e começam a encontrar a corrente de jato em altura ou encontram por exemplo uma ULL(depressão em altura) próxima.
Neste caso concreto está previsto que o cisalhamento comece a aumentar após o 3º dia, ou seja, quando se aproxima dos Açores.




000
WTNT33 KNHC 160241
TCPAT3

BULLETIN
TROPICAL DEPRESSION EIGHT ADVISORY NUMBER 2
NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL082012
1100 PM AST WED AUG 15 2012


...TROPICAL DEPRESSION FORECAST TO STRENGTHEN ON THURSDAY...


SUMMARY OF 1100 PM AST...0300 UTC...INFORMATION
-----------------------------------------------
LOCATION...31.3N 55.5W
ABOUT 550 MI...885 KM E OF BERMUDA
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...35 MPH...55 KM/H
PRESENT MOVEMENT...NNW OR 345 DEGREES AT 17 MPH...28 KM/H
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...1012 MB...29.88 INCHES


WATCHES AND WARNINGS
--------------------
THERE ARE NO COASTAL WATCHES OR WARNINGS IN EFFECT.

INTERESTS IN THE AZORES SHOULD MONITOR THE PROGRESS OF THIS SYSTEM.

DISCUSSION AND 48-HOUR OUTLOOK
------------------------------
AT 1100 PM AST...0300 UTC...THE CENTER OF TROPICAL DEPRESSION EIGHT
WAS LOCATED NEAR LATITUDE 31.3 NORTH...LONGITUDE 55.5 WEST. THE
DEPRESSION IS MOVING TOWARD THE NORTH-NORTHWEST NEAR 17 MPH...28
KM/H. A GRADUAL TURN TOWARD THE NORTHEAST AND THEN TOWARD THE EAST
IS FORECAST. THIS TRACK WILL KEEP THE CYCLONE MOVING OVER THE OPEN
WATERS OF THE NORTH ATLANTIC FOR THE NEXT TWO DAYS.

MAXIMUM SUSTAINED WINDS ARE NEAR 35 MPH...55 KM/H...WITH HIGHER
GUSTS. SOME STRENGTHENING IS FORECAST DURING THE NEXT 48
HOURS...AND THE DEPRESSION COULD BECOME A TROPICAL STORM ON
THURSDAY.

THE ESTIMATED MINIMUM CENTRAL PRESSURE IS 1012 MB...29.88 INCHES.


HAZARDS AFFECTING LAND
----------------------
NONE.


NEXT ADVISORY
-------------
NEXT COMPLETE ADVISORY...500 AM AST.

$$
FORECASTER AVILA
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Os níveis de precipitação previstos pelo GFS para os Açores são muito concentrados/elevados:

gfsh.png


localmente, e em especial no grupo oriental ( Santa Maria) seriam possíveis acumulados de 80/90mm ou mais em apenas 6 horas , oxalá não se cumpra, e o sistema seja mais ligeiro..
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

O ciclone tropical já tem ventos estimados de 35 nós, pelo que é oficialmente a Tempestade Tropical «GORDON», que se encontra agora a 1615 milhas/2600km a Oeste dos Açores.
Pressão mínima: 1011mb
Ventos máximos sustentados: 65 km/h

A previsão da intensidade do NHC foi ligeiramente ajustada para cima dado que a maioria dos modelos tem o Gordon a tornar-se furacão categoria 1 ou próximo disso.

O NHC prevê assim que Gordon se torne Furacão categoria 1, mas refira-se que a maioria dos modelos sugere que quando o sistema chegar aos Açores já seria como sistema extra-tropical.

QYog4.gif


98yea.jpg



BULLETIN
TROPICAL STORM GORDON ADVISORY NUMBER 3
NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL082012
500 AM AST THU AUG 16 2012

...ANOTHER TROPICAL STORM FORMS IN THE ATLANTIC OCEAN...


SUMMARY OF 500 AM AST...0900 UTC...INFORMATION
----------------------------------------------
LOCATION...32.2N 54.8W
ABOUT 585 MI...940 KM E OF BERMUDA
ABOUT 1615 MI...2600 KM W OF THE AZORES
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...40 MPH...65 KM/H
PRESENT MOVEMENT...NNE OR 15 DEGREES AT 14 MPH...22 KM/H
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...1011 MB...29.85 INCHES


WATCHES AND WARNINGS
--------------------
THERE ARE NO COASTAL WATCHES OR WARNINGS IN EFFECT.

INTERESTS IN THE AZORES SHOULD MONITOR THE PROGRESS OF GORDON.


DISCUSSION AND 48-HOUR OUTLOOK
------------------------------
AT 500 AM AST...0900 UTC...THE CENTER OF TROPICAL STORM GORDON WAS
LOCATED NEAR LATITUDE 32.2 NORTH...LONGITUDE 54.8 WEST. GORDON IS
MOVING TOWARD THE NORTH-NORTHEAST NEAR 14 MPH...22 KM/H. A GRADUAL
TURN TOWARD THE NORTHEAST AND THEN EAST IS FORECAST. THIS TRACK
WILL KEEP THE CYCLONE MOVING OVER THE OPEN WATERS OF THE NORTH
ATLANTIC FOR THE NEXT TWO DAYS.

SATELLITE IMAGES SUGGEST THAT THE MAXIMUM SUSTAINED WINDS HAVE
INCREASED TO NEAR 40 MPH...65 KM/H...WITH HIGHER GUSTS. SOME
STRENGTHENING IS FORECAST DURING THE NEXT 48 HOURS...AND GORDON
COULD BECOME A HURRICANE OVER THE WEEKEND.

GORDON IS A SMALL CYCLONE. TROPICAL-STORM-FORCE WINDS EXTEND
OUTWARD UP TO ONLY 25 MILES...35 KM...MAINLY TO THE EAST OF THE
CENTER.

ESTIMATED MINIMUM CENTRAL PRESSURE IS 1011 MB...29.85 INCHES.


HAZARDS AFFECTING LAND
----------------------
NONE.


NEXT ADVISORY
-------------
NEXT COMPLETE ADVISORY...1100 AM AST.

$$
FORECASTER BLAKE
 

Sheisak

Cirrus
Registo
1 Mar 2012
Mensagens
7
Local
Espanha
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Ola a todos, esperemos que el GFS acerte e que venha algo para aqui para Galicia...;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Deste tufo não chegará nada aos Açores. É um ciclone muito pequeno. Saudades da Helen 2006.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Boa tarde

Já principiou a fazer eco pela internet as primeiras notícias sobre esta tempestade tropical.

Tempestade Gordon pode atingir Açores na segunda-feira
Esperam-se ventos de 100 quilómetros por hora e chuva forte nas ilhas do grupo oriental

As ilhas do grupo oriental do arquipélago dos Açores podem ser atingidas pela tempestade Gordon na madrugada de segunda-feira, prevendo-se ventos de 100 quilómetros por hora e chuva forte.

Aa meteorologista do Instituto de Meteorologia dos Açores Patrícia Navarro disse à Lusa que neste momento a tempestade Gordon é apenas uma depressão tropical, localizada perto das Bermudas, mas que «se intensifique nas próximas horas e passe a tempestade tropical».

«Poderá atingir os Açores a partir da madrugada de segunda-feira, provocando ventos na ordem dos 100 quilómetros por hora e chuva forte. As previsões indicam que as ilhas mais afetadas serão as do grupo oriental», revelou a meteorologista.

Patrícia Navarro explicou que «vai depender muito da localização do centro desta depressão» a determinação das ilhas que serão afetadas.

«Poderá ser mais na ilha de São Miguel ou na ilha de Santa Maria, até poderá deslocar-se mais a norte e afetar mais as ilhas do grupo central. Para já tudo indica que vai passar mais perto das ilhas de São Miguel e de Santa Maria».

A Proteção Civil dos Açores esclareceu à Lusa que a eventual emissão de avisos está dependente da receção e avaliação do comunicado oficial do Instituto de Meteorologia, o que deverá acontecer na sexta-feira.

De acordo com as especificações do Centro Nacional de Furacões norte-americano, que está a monitorizar e a acompanhar a progressão da tempestade Gordon, uma depressão tropical implica ventos inferiores a 63 km/h e uma tempestade tropical implica ventos entre os 63 km/h e os 117km/h.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/t...po-vento-acores-chuva-tvi24/1368372-4071.html
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Acabei agora de ouvir na Rádio ( RR ) , a meteorologista dos serviços meteorológicos dos Açores ,a dizer que a depressão Gordon deverá atingir na madrugada da próxima segunda-feira os Açores, em especial o grupo oriental, deverá chegar ao arquipélago como tempestade tropical, causando ventos de 100 Km/h com rajadas de 120 Km/h, e chuvas muito fortes.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Não houve uma tempestade tropical que passou tb entre S.Miguel e Santa Maria aí à uns anos? Já não me recordo do nome..

Edit: Foi o Gordon, como o Vince diz no primeiro post :)

Boa tarde

Sim foi o Gordon Fablet. A tempestade esgueirou-se entre as ilhas centrais para vir em cheio ás ilhas orientais e em especial Santa Maria onde houve alguns pequenos prejuízos, mas estou confiante que dessa vez não será nada de mais a que os açorianos não estejam mais ou menos já familiarizados até porque o vento não vai ser assim uma coisa nunca dantes vista. Há invernos que por vezes conseguimos apanhar com ventos muito mais fortes.

O que me preocupa mesmo é a chuva e não tanto o vento :huh:

Cumprimentos
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Não deixa de ser bastante curioso o facto de ser de novo um sistema de nome GORDON a ameaçar o Arquipélago dos Açores. ;)

Para já o GORDON é apenas um pequeno ciclone, o anterior GORDON chegou a alcançar a categoria 3 uns dias antes de passar entre as ilhas açorianas, onde chegou ainda como furacão.

Deixo aqui a rota do GORDON 2006 apenas como curiosidade

GORDON2006.jpg


Veremos até onde vai este novo GORDON e com que intensidade, vai ser interessante acompanhar ;)