Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
RTP Informação em directo de Santa Maria.

LNs96.gif

Relativamente ao que disseram atrás, se ele mantiver esta estrutura, sim, é provável que chova mais em São Miguel que em Santa Maria, os modelos até iam mostrando isso nos últimos dias.

A convecção é mais activa a norte do centro do que a sul. Mas isso por vezes pode mudar durante algum tempo, ontem por volta desta hora a certa altura a convecção rodeou a parte sul também.

Depois de dar a o Gordon como notícia de inicio no telejornal, se alguém se magoar nessas festas por causa do mau tempo, será por pura estupidez. Mas felizmente o pior da tempestade será durante a madrugada, quando quase toda a população está a dormir.

Parece agora que o olho do Gordon irá passar mais junto a São Miguel do que em Santa Maria, se não é mesmo em São Miguel. Sendo assim, será São Miguel a receber os ventos de 120-130km/h e Santa Maria com ventos de 90-100km/h.

Há várias freguesias em festa, passei por S.Roque tem lá umas barraquinhas, que com um pouco mais de vento as chapas metálicas vão pelo ar.

Pior ainda é em Santa Clara, que ontem montaram as barraquinhas a pouco mais de 20mts do mar.:rolleyes:

Depois de dar a o Gordon como notícia de inicio no telejornal, se alguém se magoar nessas festas por causa do mau tempo, será por pura estupidez. Mas felizmente o pior da tempestade será durante a madrugada, quando quase toda a população está a dormir.

Parece agora que o olho do Gordon irá passar mais junto a São Miguel do que em Santa Maria, se não é mesmo em São Miguel. Sendo assim, será São Miguel a receber os ventos de 120-130km/h e Santa Maria com ventos de 90-100km/h.

A ideia com que fiquei ao ver as noticias na RTPN é que em Santa Maria e São Miguel está tudo preparado para o Gordon. Pelo menos foi a ideia que passaram.

Deus queira que não haja situações de feridos, seria de lamentar. Já quanto a danos materiais, provavelmente ocorrerão.. Com tanto vento, tudo o que não estiver bem preso, lixo no chão, leve ou com boa superfície, pode voar e partir janelas..

As árvores nesta altura do ano estão bem cobertas de folhagem, são como velas num barco, levam com o vento todo e podem quebrar ramos ou tombar a árvore até pelas raízes.. Eu não deixava os carros estacionados debaixo de árvores!

Cortes de corrente eléctrica ou de telecomunicações também podem acontecer.. Provavelmente os relógios despertadores vão falhar a alguns! :)

A ideia com que fiquei ao ver as noticias na RTPN é que em Santa Maria e São Miguel está tudo preparado para o Gordon. Pelo menos foi a ideia que passaram.

É verdade... realmente fiquei impressionado. Geralmente ficam a achar que nada se vai passar e não tomam grandes medidas. Mas, desta vez, vejo que há muita organização e prevenção.

São Roque Ponta Delgada, não chove... e o vento está neste momento bastante calmo. Ouve-se no entanto as ondas do mar... Até agora nada de anormal por estas bandas!

Ainda bem. Já são 9 e 30 da noite e espero que isso tudo passe ao lado, senão fico com as minhas árvores de quinta completamente destruídas. A escolher entre a chuva e o vento, olha paciência pois que venha a chuva... :(

Conforme o aviso da Tropical Storm Risk emitido às 21h00 GMT:

"N Atlantic: Storm Alert issued at 19 Aug, 2012 21:00 GMT

Hurricane GORDON (AL08) is forecast to strike land to the following likelihood(s) at the given lead time(s):

Red Alert Country(s) or Province(s)
the Azores
probability for CAT 1 or above is 40% within 9 hours
probability for TS is 100% within 9 hours

Yellow Alert City(s) and Town(s)
Ponta Delgada (37.7 N, 25.7 W)
probability for CAT 1 or above is 10% within 9 hours
probability for TS is 95% within 9 hours

Note that
Red Alert (Severe) is CAT 1 or above to between 31% and 100% probability.
Yellow Alert (Elevated) is CAT 1 or above to between 10% and 30% probability, or TS to above 50% probability.
CAT 1 means Hurricane strength winds of at least 74 mph, 119 km/h or 64 knots 1-min sustained.
TS means Tropical Storm strength winds of at least 39 mph, 63 km/h or 34 knots 1-min sustained.

For graphical forecast information and further details please visit http://www.tropicalstormrisk.com/ ".

Boas,

Velocidade média do vento às 20h00 nos PE's da EDA:

Figueiral - Santa Maria (altitude 150m): 58km/h;
Graminhais - São Miguel (altitude 950m): 36km/h.

PS: Na minha estação que tenho no quintal (ao lado da universidade) registo 2,2km/h de média.

Luís Guilherme.