Furacão HELENE (Atlântico 2018 #AL08)

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A Helene a fazer-nos uma visita, segundo o GFS 6z :rain: :rain:

tempresult_wen8.gif
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Informação especial
Comunicado válido entre 2018-09-11 12:10:00 e 2018-09-11 23:00:00
Assunto: Furacão Helene
O IPMA informa que às 09:00UTC (hora dos Açores), o centro do FURACÃO HELENE, localizava-se a 2530 km a SSW dos Açores. O ciclone está a deslocar-se para WNW a 22 km/h, devendo nos próximos dias a sua trajectória alterar-se para NNE, pelo que existe a possibilidade do arquipélago dos Açores sofrer a influência desta tempestade a partir do fim do dia de sábado (15 de Setembro). O ciclone era às 09:00UTC, classificado como furacão de categoria 2, com vento médio de 175 km/h.

Nas próximas horas existe ainda a possibilidade de se intensificar um pouco (podendo atingir a categoria 3), no entanto a partir de amanhã a sua intensidade deverá começar a diminuir, sendo que a partir de sexta-feira é de prever que seja classificado como tempestade tropical.

Fonte
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
SGOIGz2.png


75 nós está dentro do paradigma Gordon. Contudo, os modelos globais - como o GFS - muitas vezes não conseguem modelar bem os furacões. Se na realidade assim fosse, o Helene não tinha estado 25 nós mais intenso:

whL6yBK.png


Os 75 nós do GFS estão inseridos na tal regeneração tardia. As condições agrestes reduzem bastante a intensidade da tempestade por esta altura...

lOgz6Wx.png


... mas o ciclone rapidamente recupera (para depois voltar a degradar-se):

iHQnJzL.png


Mais, não obstante o campo de ventos todo bem feito por cima das ilhas (ver 1ª imagem) o ciclone não iria recuperar o seu aspeto atual depois de enfraquecer:

8q1kwp6.gif


Traduzindo o borrão para a realidade, daqui a +-3 dias o aspeto do Helene seria mais ou menos este (com o núcleo exposto e uma zona de convecção intensa):

QawWWkF.gif


A intensidade do Helene aquando da chegada aos Açores dependerá da sua resistência ao ambiente hostil que vai encontrar nos próximos >3 dias. Como está previsto que o cisalhamento aumente a partir daqui e continue elevado, a água quente nas redondezas dos Açores - pelo menos em teoria - dificilmente aumentará a intensidade do ciclone.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)

A intensidade do Helene aquando da chegada aos Açores dependerá da sua resistência ao ambiente hostil que vai encontrar nos próximos 2/3 dias. Como está previsto que o cisalhamento aumente a partir daqui e continue elevado, a água quente nas redondezas dos Açores -pelo menos em teoria - dificilmente aumentará a intensidade do ciclone.[/QUOTE]

Viu-se como foi no Hawai, o shear decapitou um major Hurricane em apenas 1 dia, tornando-o numa TT em apenas um dia.
Eu pessoalmente estou mais tombado para o lado do ECM, mas parece um pouco oscilante entre as suas saídas...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
A intensidade do Helene aquando da chegada aos Açores dependerá da sua resistência ao ambiente hostil que vai encontrar nos próximos >3 dias. Como está previsto que o cisalhamento aumente a partir daqui e continue elevado, a água quente nas redondezas dos Açores - pelo menos em teoria - dificilmente aumentará a intensidade do ciclone.

Não obstante o que escrevi, a previsão da intensidade dos ciclones tropicais ainda está na infância daí que os modelos são importantes mas o nowcasting impera.

Ao contrário do que aconteceu com o Ophelia, este modelo (com o fortalecimento tardio), não dá motivos de preocupação (pelo menos por agora) :D

WBFv0lF.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
O HWRF (linha roxa) também diminuiu a intensidade do ciclone a médio prazo (e curvou-o para leste).

Se o Helene chegar a passar entre Sta. Maria e S. Miguel (como pode acontecer na saída das 06z - 2ª imagem), pessoalmente estou-me a borrifar para o que dizem. Para mim o Helene será sempre o Gordon III :lmao:

7hrzeRh.png


Q7RyfBi.png


GFS = AVNO = linha azul / OFCL = previsão NHC = linha vermelha

1ª imagem = HWRF 00z
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Nao é por nada mas o HWRF mostra um Helene a 126horas terrivelmente sem identidade... e acima dos 900hpa totalmente desprovido de nuvens... ao continuar assim será um Flop épico

Tapatalk
fdf4a20ce470744ff6226f5db0b57c1f.jpg
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
HWRF mostra um Helene a 126horas terrivelmente sem identidade... e acima dos 900hpa totalmente desprovido de nuvens...

Vale pela chuva.

eZxh1IF.png


A convecção constante no flanco nordeste da tempestade (imagem à direita) teria certamente capacidade para causar danos locais.

uoILsoM.png



Isto é que é um Flop Épico :lol:

tempresult_ncv1.gif
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Nao é por nada mas o HWRF mostra um Helene a 126horas terrivelmente sem identidade... e acima dos 900hpa totalmente desprovido de nuvens... ao continuar assim será um Flop épico

Tapatalk
fdf4a20ce470744ff6226f5db0b57c1f.jpg

E o windshear também seria grande
Esqueci-me de referir, isto seria na Horta.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Vale pela chuva.

eZxh1IF.png


A convecção constante no flanco nordeste da tempestade (imagem à direita) teria certamente capacidade para causar danos locais.

uoILsoM.png




Isto é que é um Flop Épico :lol:

tempresult_ncv1.gif

Já tinha visto... não é impossível, o ecm aponta para algo semelhante mas tem alguma piada


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Já agora relativamente ao Florence os modelos chegaram a acordo e quem ganhou foi o europeu. Será que vai acontecer o mesmo com o Helene? :D

Em termos de trajeto, a questão dificilmente será resolvida hoje. A depressão a oeste dos Açores é um mistério ainda por resolver.

XOzMEaR.gif


Em termos de intensidade, grosso modo, o que escrevi para o GFS também se aplica ao IFS.

WjAwG1b.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
prjWRBE.png


Ainda devem haver alguns ajustes nos modelos relativamente à posição do ciclone aquando da chegada às ilhas mas há pouca incerteza no trajeto até +-72h. O ensemble do IFS é muito maior do que o GFS e indica que por agora é possível que o ciclone passe a oeste do arquipélago.

9lnhlMR.gif


wcQ6fOE.png


Às 21h UTC haverá novo aviso. Dificilmente o NHC mudará a previsão da intensidade.