Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

Independentemente dos modelos estarem a prever uma passagem mais a Norte da Madeira, faz todo o sentido as medidas que estão a ser tomadas. À passagem, será um ciclone relativamente grande em área a 100, 150 km duma ilha pequena. O campo de ventos é grande e qualquer banda de precipitação mais activa, mesmo que afastada do núcleo, é potenciada pela orografia.

Bem, o GFS 12z mantém a trajectória da Leslie (landfall na grande Lisboa) embora diminua ligeiramente a intensidade. Cada vez mais provável o landfall em PT continental, estamos a menos de 2 dias e duvido que os modelos principais tornem a dar uma volta de 180º novamente. Fica por saber a localização exacta e intensidade com que o ciclone se aproximará da nossa costa, se tal se confirmar. Que reviravolta no resultado a pouco tempo do fim, veremos se não acontece nada extraordinário na compensação!

Mapa de previsão da trajectória, emitida às 16h (anotado por mim):
VNWQWwB.png

HPvpfPX.png

Boa Tarde a todos

Antes de mais queria desejar que tanto no Arquipélago da Madeira como em Portugal Continental não aconteçam danos de maior e que seja apenas uma rega saudável para as terras secas caso a Leslie venha mesmo fazer uma visita à vossa orla costeira.

Normalmente nós açorianos é que nos debatemos pontualmente com a vinda destes fenómenos mas desta feita calhou a fava aos madeirenses e continentais e esperemos que tudo corra pelo melhor.

Pondo à parte o que referi acima confesso que tem sido fascinante acompanhar esta discussão no fórum acerca desta tempestade.

É incrível e sinceramente não me lembro de tanta reviravolta num percurso de um ciclone tropical como esta Leslie ... Para pessoas interessadas em meteorologia onde me incluo tem sido muito interessante e estimulante todo este acompanhamento. Parabéns a todos os utilizadores por trazerem informações tão pertinentes.

Independentemente de tudo este evento ficará certamente na história nem que seja por todos os volte faces que já sofreu e por estar tão perto de atingir costa portuguesa.

Cumprimentos a todos e que se tome as medidas preventivas necessárias quando finalmente houver consenso sobre o destino deste ciclone.

UKMO e GEM vão atrás do GFS/ECMWF. Não me quero precipitar, e este sistema tropical tem sido tão inacreditavelmente surpreendente e volátil que nada do que digamos parece seguro, mas neste momento arrisco dizer que vamos ter um ciclone tropical (quiçá já um pouco extra-tropicalizado), ex- furacão, a fazer landfall algures na costa portuguesa!

Resta estar atento às proximas saídas de modelos e informações acerca da evolução do sistema, para saber mais ao certo com o que vamos contar e que medidas de prevenção serão necessárias.