Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Independentemente dos modelos estarem a prever uma passagem mais a Norte da Madeira, faz todo o sentido as medidas que estão a ser tomadas. À passagem, será um ciclone relativamente grande em área a 100, 150 km duma ilha pequena. O campo de ventos é grande e qualquer banda de precipitação mais activa, mesmo que afastada do núcleo, é potenciada pela orografia.
 


Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Bem, o GFS 12z mantém a trajectória da Leslie (landfall na grande Lisboa) embora diminua ligeiramente a intensidade. Cada vez mais provável o landfall em PT continental, estamos a menos de 2 dias e duvido que os modelos principais tornem a dar uma volta de 180º novamente. Fica por saber a localização exacta e intensidade com que o ciclone se aproximará da nossa costa, se tal se confirmar. Que reviravolta no resultado a pouco tempo do fim, veremos se não acontece nada extraordinário na compensação!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mapa de previsão da trajectória, emitida às 16h (anotado por mim):
VNWQWwB.png


HPvpfPX.png
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa Tarde a todos

Antes de mais queria desejar que tanto no Arquipélago da Madeira como em Portugal Continental não aconteçam danos de maior e que seja apenas uma rega saudável para as terras secas caso a Leslie venha mesmo fazer uma visita à vossa orla costeira.

Normalmente nós açorianos é que nos debatemos pontualmente com a vinda destes fenómenos mas desta feita calhou a fava aos madeirenses e continentais e esperemos que tudo corra pelo melhor.

Pondo à parte o que referi acima confesso que tem sido fascinante acompanhar esta discussão no fórum acerca desta tempestade.

É incrível e sinceramente não me lembro de tanta reviravolta num percurso de um ciclone tropical como esta Leslie ... Para pessoas interessadas em meteorologia onde me incluo tem sido muito interessante e estimulante todo este acompanhamento. Parabéns a todos os utilizadores por trazerem informações tão pertinentes.

Independentemente de tudo este evento ficará certamente na história nem que seja por todos os volte faces que já sofreu e por estar tão perto de atingir costa portuguesa.

Cumprimentos a todos e que se tome as medidas preventivas necessárias quando finalmente houver consenso sobre o destino deste ciclone.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
UKMO e GEM vão atrás do GFS/ECMWF. Não me quero precipitar, e este sistema tropical tem sido tão inacreditavelmente surpreendente e volátil que nada do que digamos parece seguro, mas neste momento arrisco dizer que vamos ter um ciclone tropical (quiçá já um pouco extra-tropicalizado), ex- furacão, a fazer landfall algures na costa portuguesa!

Resta estar atento às proximas saídas de modelos e informações acerca da evolução do sistema, para saber mais ao certo com o que vamos contar e que medidas de prevenção serão necessárias.