Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Local
Leiria (76 m)

Gerofil

Super Célula
Registo
21 Mar 2007
Local
Estremoz (401 metros)
Aparentemente, uma animação das imagens de satélite parece concluir que o núcleo da tempestade dirige-se para nordeste, em direcção aproximada da Galiza. Sendo o bordo oriental aquele que parece mais activo, a influencia da tempestade deverá sentir-se com particulares efeitos sobretudo ao longo do litoral oeste, desde os distritos de Lisboa até Viana do Castelo; o Alentejo e o Algarve deverão sofrer menos impactos.

Este percurso faz-me lembrar a trajectória da Xynthia em Fevereiro de 2010:

Xynthia-storm-trajectory-on-France.png

Última edição:

Aboadinho

Cirrus
Registo
24 Ago 2011
Local
Lisboa
Acho que se deve ter bom senso e não cair em alarmismos excessivos!

Certamente o IPMA está a digerir a informação e ao longo desta tarde fará um ponto de situação mais realista.

No geral parece-me que o problema será mais o vento do que a precipitação mas será bem assim? Acho que o sistema deverá descarregar algures. O NOAA insiste em precipitações de 25 a 75mm e localmente 125mm...

Sim, mas também pode acontecer alguma desgraça em algum lugar em particular. Espero bem que não, mas com estas previsões é possível.

Avisos tardios, radares desligados... Já estou a ver material para uma futura comissão de inquérito.

Here we go again?

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Aparentemente, uma animação das imagens de satélite parece concluir que o núcleo da tempestade dirige-se para nordeste, em direcção aproximada da Galiza. Sendo o bordo oriental aquele que parece mais activo, a influencia da tempestade deverá sentir-se com particulares efeitos sobretudo ao longo do litoral oeste, desde os distritos de Lisboa até Viana do Castelo; o Alentejo e o Algarve deverão sofrer menos impactos.
Acabei de ver precisamente isso, o ciclone está a curvar para NE. Analisando as imagens já duvido que entre pelo estuário do Tejo, na minha opinião entra entre o litoral de Leiria e o Cabo Mondego.

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Está a sair arun das 6H do GFS, dá um landfall na zona de Lisboa, com um pressão de 990hpa a ocorrer entre as 00h e as 02h, rajadas máximas a rondar os 100/110km/h por volta das 3H/5H.

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Tenho a mesma impressão, que se dirige mais para a zona de Coimbra ou mais a Norte, mas pode ser ilusão do movimento no satélite :unsure:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

vitoreis

Cumulus
Registo
28 Ago 2012
Local
Faro
Vai ser uma noite complicada na zona centro litoral do país. Nazaré, Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e até mesmo a zona entre Santarém e Coimbra parecem ser os locais mais sujeitos a ventos com rajadas que poderão ser de até 150km/h

Existe ainda a possibilidade de a tempestade enfraquecer bastante e ficar a O de Sagres em deslocação lenta para E. Um cenário que traria bastante menos problemas à população.

Bastante interessante esta Leslie. Vamos lá ver como se comporta nas próximas horas