Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

Tópico em 'Tempo Tropical' iniciado por luismeteo3 23 Set 2018 às 21:40.

1. Toby

Toby
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Mar 2011
    Local:
    Alcobaca (160 m)
    Bom dia,
    Provavelmente, mas a rede IPMA sofre de uma falta de densidade (distância demasiado grande entre as estações) e orientada metereologia local.
    Ver por exemplo a implantação (numa bacia) da estação de Alcobaca.

Leio aqui e noutro lugar críticas virulentos sobre o IPMA mas praticamente todos os modelos têm-se enganado nas suas previsões até atrasado no dia de sábado (como frequentemente para fenómenos excepcionais).
    A meteorologia não é uma ciência exata.

#1051 Toby, 15 Out 2018 às 06:53
    Última edição: 15 Out 2018 às 07:02
  2. Éire

Éire
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    13 Mar 2008
    Local:
    Kildare, Irlanda
  3. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    "Praia do Pedrógão"

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts

5. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Aproveito para partilhar aqui uma das história que está a "correr", pelo facebook, de mais um jovem agricultor que perdeu tudo com os ventos extremos de sábado.

"Chegou-nos uma descrição do Bruno André dos estragos causados pelo ciclone Leslie, na zona de Montemor-o-Velho, que a seu pedido, deixamos aqui de seguida:

"Os melhores cumprimentos.
    Verifico com pesar todas as perdas verificadas em todo o País, principalmente na zona centro. Para quem vivenciou estes ventos únicos em mais de século e meio, apraz-me dizer que há mais do que árvores caídas e telhados derrubados. O meu irmão Tiago André, jovem de 32 anos feito recentemente, que apostou na agricultura, criou 1.2 hectares de cultivo em estufa de framboesa. Rapaz humilde, trabalhador, sem grandes posses, pouco mais de 1 ano depois da sua primeira apanha, ficou sem NADA!!! 34 túneis derrubados sem dó nem piedade. Bem sei que é difícil acompanhar toda a magnitude dos estragos, mas, se há imagens ilustrativas da força do furacão, da sua capacidade destrutiva, ela está na Rua Fonte dos Amores, na Freguesia de Santo-Varão, Concelho de Montemor-o-Velho. Os estragos são avultadíssimos, de um jovem, que procurou a sua sorte em ser feliz, trabalhou para ser feliz, mas que Leslei tudo tirou! Na tentativa de arranjar ajuda, pois ele não tem forma de reconstruir sozinho, agradeço que pelo menos deem cobertura ao sucedido. Venham ajudar o Tiago a mostrar ao País e às entidades competentes a sua/a nossa desgraça.

Termino como comecei,

Os melhores cumprimentos

O irmão, Bruno André"

6. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Geralmente o tipo de danos causados pelo ex-CT Leslie só é visto no estrangeiro pela TV ou na 'net. Bom evento para incutir na malta em geral uma perspetiva mais 'próxima' e realista.

Relembro que só os 100 nós de ventos sustentados do Ophelia aquando da passagem pelos Açores eram ainda mais intensos do que o sting jet verificado na FF. As rajadas seriam superiores.

Fazendo uma comparação mais equitativa,...

... e em pleno processo de ET (penúltimo aviso), o Ophelia ainda tinha este campo de ventos (em milhas náuticas):

Comparem isto com o campo de ventos da Leslie no último aviso (21h UTC):

O Leslie foi mau no continente. O Ophelia seria abismal, especialmente se atingisse os distritos de Lisboa e Porto.

#1056 Orion, 15 Out 2018 às 15:35
    Última edição: 15 Out 2018 às 15:48
  7. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
  8. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Ouvi falar hoje nas notícias que também tinham havido sérios prejuízos em campos de milho, mas ainda não tinha encontrado nenhuma foto até ao momento, e eis que ao ver isto fiquei de boca aberta.

9. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Tempestades com atributos tropicais na Europa...

Não obstante o Ophelia ter fustigado a Irlanda, chegou lá como ciclone extra-tropical. Para fins oficiais (base de dados do NHC), o Debbie de 1961 chegou à Irlanda como furacão (70 nós).

Em 1967, a Chloe passou a norte de Espanha como TT (45 nós). Infelizmente, e como é habitual neste tipo de coisas, há demasiada incerteza.

Outro ciclone misterioso é o Fran de 1973. Em teoria, passou a extra-tropical ainda a alguma distância de França sem grandes indícios de danos.

Na era pré-satélite é bastante provável que outros ciclone tenham mantido características tropicais muito perto de Portugal continental. Nunca se saberá. Estivesse o ciclone mais a sul e provavelmente seria outro a dissipar-se ao largo de Marrocos.

10. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    No que concerne às passagens ao largo, o Gordon de 2006 passou ainda mais perto que o Ophelia:

Por volta das 00z do dia 21 começou a fazer a transição com uma intensidade semelhante à do Leslie (60 nós).

11. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Há no Twitter uma animação da vida do Leslie acompanhada pela música do Benny Hill.

O Leslie foi acompanhado pelo NHC durante 21 dias.

O Nadine foi acompanhado pelo NHC durante 24 dias.

O Nadine também passou a ciclone pós-tropical antes de readquirir características tropicais (houve pausa no acompanhamento do NHC).

Ainda está para ocorrer um ciclone mais persistentemente interessante nas águas portuguesas :D

#1061 Orion, 15 Out 2018 às 23:25
    Última edição: 15 Out 2018 às 23:31
    Wessel1985, luismeteo3 e joselamego gostaram disto.
  12. Éire

Éire
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    13 Mar 2008
    Local:
    Kildare, Irlanda
    Para mim, Debbie não foi furação (tropical) a chegar na Irlanda, mas estableceu os recordes nacionais que ainda mantêm-se até hoje. Escrivi este artigo explicando porque não.

https://irishweatheronline.wordpress.com/2015/10/28/blast-from-the-past-hurricane-debbie-1961/

Amanhã faz um ano depois Ophelia, que manteve-se furacão até pouco antes de chegar ao litoral sul. Como estructura foi muito semelhante a Leslie, com a precipitação no quadrante noroeste e um sting jet ao sul do centro.

https://irishweatheronline.wordpress.com/2017/11/03/hurricane-ophelia-a-detailed-analysis/

Acho que aquí recebimos mais sistemas ex-tropicais (no médio 1 por ano), vista a trajetória do jet stream. Lembro-me bem do ex-furação Charley (Augusto 1986), que estableceu uns recordes de precipitação.

https://www.met.ie/cms/assets/uploads/2017/08/Aug1986_HurCharlie.pdf

Gordon (2006) trouxe muita chuva na semana do Ryder Cup de golfe, que teve lugar aqui (só 5 km da minha casa ;_)).

13. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)

bandevelugo, Wessel1985 e joselamego gostaram disto.
  14. tiagooliveira20

tiagooliveira20
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    18 Jun 2015
    Local:
    Febres
    Ora bem, hoje finalmente voltou os telemóveis e a internet, já posso falar do que se passou aqui.

Sei bem o que isso é, mas essas estruturas não são demonstrativas da força da Leslie. São estruturas que com pouco vento torcem logo, ver as minhas estufas com poste quadrado de 10 x 10cm e alguns postes torcidos é que me deixou de boca aberta. O plástico mal começou o ponto mais forte da tempestade vi logo que tinha ido, quando vi árvores atrás de casa à 2ª rajada a partir ao meio o meu pensamento da minha estufa foi que já estava sem plástico, agora ver pinheiros que partiram ao meio ainda longe da estufa e caídos lá dentro, ver postes daqueles ligeiramente torcidos, ferros arrancados da parte superior e que pararam na casa do vizinho.. Isso sim deixou-me de boca aberta.

Nunca vi nada assim, o tempo que durou o vento sempre com uma força incrível. Aqui na zona para se ter uma ideia da força, os toldos de um parque de estacionamento do Lidl foram parar ao terreno ao lado. Eucaliptos enormes partidos ao meio.. O meu irmão tem pomares de kiwis, tem as plantas tombadas com as vigas de cimento partidas a meio..

15. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Enquanto não inserem o trajeto final na base de dados, fica a comparação improvisada com o Gordon 2006.

O Leslie foi oficialmente considerado pós-tropical no aviso 69a (18h UTC) na posição assinalada com um círculo:

Partilhar esta Página