Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)



António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
É normal os modelos não atinarem nas previsões? Ate mete dó tanta incerteza quando se fala na sofisticação atual dos modelos numéricos.

Este tipo de fenómenos baralha muito as previsões dos modelos é normal,mas esta Leslie está a baralha - los ainda mais do que é costume.
A Leslie é lixada.:lol:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Alguns dos modelos (18z) do NHC num mapa de mais fácil visualização:

dYt1rWA.png
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Estamos a falar só de precipitação na Madeira ou há a possibilidade de temporal no mar com ondas fora do normal e ou subida do nível do mar?
E se tal estiver previsto, não deveriam haver evacuações nas zonas costeiras?

Para já, os modelos mostram que a ondulação terá forte componente de Oeste, se fosse Sul ou sudoeste seria bem pior para zonas como a Madalena. De qualquer forma, quero acreditar que as autoridades estão melhor informadas que o público em geral. É um pouco estranho estarmos claramente dentro do cone do NHC e a 48h do que pode ser um evento relevante e ainda não haver qualquer comunicado oficial específico para a Madeira...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
É um pouco estranho estarmos claramente dentro do cone do NHC e a 48h do que pode ser um evento relevante e ainda não haver qualquer comunicado oficial específico para a Madeira...

Do aviso 62:

While the exact timing of this turn is still highly uncertain, the multi-model consensus brings Leslie near Madeira Island on Saturday as a tropical storm.
The new official forecast shows a very similar track, and the government of Portugal has issued a Tropical Storm Watch for that island. While the exact path of Leslie is still uncertain, the cyclone is still expected to produce tropical storm conditions over a wide area through Saturday, and interests on Madeira should not focus on the exact track of Leslie.

:lol:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Para se ter uma melhor noção do campo de ventos do CT (aviso 62):

mckq5zc.png



OyVdcwD.png


A 48h, 55 nós de intensidade. Novamente, TT moderada a forte. É por causa da zona convectiva que a posição final do ciclone é muito importante mas o vento, a ondulação e a precipitação orográfica serão questões problemáticas.

Vai haver muito aviso vermelho e imagens de radar bastante incomuns para a região.

Para terminar, cá ficam os ensembles das 12z:

CHfs4HV.gif
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A previsão divulgada pelo NHC na tarde do dia 9 de outubro, indica que a tempestade tropical LESLIE deverá manter-se quase estacionária a sudoeste dos Açores até ao fim quarta-feira, deslocando-se depois para nordeste passando na região entre os Açores e a Madeira.

A previsão mais recente do modelo determinista do ECMWF prevê um cenário no qual a depressão passa a norte da Madeira durante o dia 13 Sábado e atinge a costa de Marrocos ao fim do dia 14, Domingo. Este modelo indica que a probabilidade de a tempestade tropical LESLIE atingir o território nacional (Continente, Açores e Madeira) é inferior a 10% (ou seja, menos de 5 previsões num total de 50 previsões), o que corresponde a um cenário com uma probabilidade muito baixa.

A validade do comunicado (do IPMA) acaba no dia 14 às 20h.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Leslie anda cá ao papá. :o :inocente: :viva:

Por dia, existem 4 Leslies, a Leslie das 18 vem sempre para Portugal. :lol: