Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Desculpem a minha ignorância, mas agora é que não estou a perceber...
Então prevê-se que a Leslie atravesse o nosso território com alguma intensidade e o IPMA só prevê sol e temperaturas amenas para os próximos dias? :confused:
 


pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
GFS(P) a colocar a Leslie a Oeste de Marrocos, mais uma vez

tempresult_lsw3.gif


Quanto à precipitação, adeus chuva, pelo menos para o Sul do País:

tempresult_noq6.gif


Mas relativo ao vento, aí sim, existiria algumas rajadas a Sul do País, em atenção ao Algarve:

tempresult_hnm2.gif



Volto a dizer, tudo é possível. Apesar da probabilidade aumentar, ainda não há grande sintonia entre modelos.

É ainda mais provável que a Leslie vá para o Sul de Portugal ou mesmo para Oeste de Marrocos do que propriamente a Lisboa.


As próximas horas serão decisivas.
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Desculpem a minha ignorância, mas agora é que não estou a perceber...
Então prevê-se que a Leslie atravesse o nosso território com alguma intensidade e o IPMA só prevê sol e temperaturas amenas para os próximos dias? :confused:

Ainda é um pouco incerto se a Leslie irá ou não afetar o nosso território.

Mas também, se vier a acontecer, será em cima da hora e em pouco tempo para prevenções.

Mas criar alarmes falsos também não é uma boa ideia, porque a população já não tem muita confiança em relação à meteorologia, convém que as ações sejam bem feitas para o agrado maior possível.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Para mim, o que está bom é o ECMWF. :D

A Leslie é a prima do Vince, anda cá Leslie vem para o Algarve. :D
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Para mim, o que está bom é o ECMWF. :D

A Leslie é a prima do Vince, anda cá Leslie vem para o Algarve. :D

Se a Run das 12h do ECM continuar a prever a Leslie no Sul de Portugal, aí as certezas aumentam, e é mais garantido que a Leslie afete, pelo menos, o Sul de Portugal.

O problema pode ser a precipitação, o que é bom não quer vir. Mas pode mudar a ideia nas próximas horas. :)
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Desculpem a minha ignorância, mas agora é que não estou a perceber...
Então prevê-se que a Leslie atravesse o nosso território com alguma intensidade e o IPMA só prevê sol e temperaturas amenas para os próximos dias? :confused:
Os modelos estão a começar a entrar em concordância é isso que se passa, apesar do NHC continuar a modelar outra trajectória.

Estava a ver a movimentação pelo satélite e continua a interacção(não sei se é o termo certo ) com a tempestade Callum.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Tenho de ser sincera e dizer que não estou a gostsr nada do cenário da última run. Vejo o Leslie a entrar mesmo em Peniche!
Temos aqui o campeonato de surf a iniciar dia 16 e as estruturas já estão montadas na praia.
Se a rota não mudar, o que a tão pouca distância do evento já não me parece que altere muito, vamos ter problemas!

Enviado do meu SM-T330 através de Tapatalk
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Quando é que vamos ter a certeza se a Leslie entra por Lisboa ou não ?

Talvez ao final do dia de hoje já se consiga ter mais certezas, isto se:

  • Cada vez mais modelos entrarem em sintonia quanto à passagem da tempestade em Lisboa, ou pelo menos, em Portugal;
  • Se a NHC emitir um comunicado com a trajetória da Leslie a passar sobre Portugal.
Com estes dois feitos, as certezas serão imensas.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Talvez ao final do dia de hoje já se consiga ter mais certezas, isto se:

  • Cada vez mais modelos entrarem em sintonia quanto à passagem da tempestade em Lisboa, ou pelo menos, em Portugal;
  • Se a NHC emitir um comunicado com a trajetória da Leslie a passar sobre Portugal.
Com estes dois feitos, as certezas serão imensas.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Em relação à Madeira o IPMA actualizou a informação a meio da manhã:


Informação especial
Comunicado válido entre 2018-10-08 17:15:00 e 2018-10-14 20:00:00

Assunto: Furacão Leslie - Madeira sob vigilância
O IPMA informa que às 09:00 TUC (10:00 da Madeira), o centro do furacão LESLEI, localizava-se a 1312 km a su-sudoeste (SSW) da ilha da Madeira com um mínimo de pressão de 969 hPa. O furacão LESLEI está a deslocar-se para este-nordeste (ENE) a 44 km/h, pelo que de acordo com a previsão, sendo muito provável (probabilidade de 60 a 80%) das ilhas da Madeira e Porto Santo começarem a sofrer os seus efeitos, a partir das 06:00 TUC (07:00 da Madeira) de sábado, dia 13. Nestas condições prevê-se, a partir da manhã de sábado, vento FORTE do quadrante sul (S) com rajadas até 90 km/h gradualmente rodando para noroeste (NW) sendo que, nas regiões montanhosas o vento será FORTE a MUITO FORTE com rajadas até 110 km/h.
Prevê-se um aumento da agitação marítima, com ondas de 5 a 7 metros de altura significativa e 10 a 12 metros de altura máxima do quadrante oeste (W).
Espera-se ainda, precipitação por vezes FORTE e acompanhada de trovoada.

Novo comunicado será emitida às 16:00 Hora da Madeira (TUC+1).

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa
Data de edição: 2018-10-12 10:49:30