As condições hostis estão a encolher a expressão em altitude do ciclone. A seguir o núcleo começará a perder consistência.
The intensity forecast shows Leslie only slowly weakening as a tropical cyclone during the next 24 hours due to a combination of cool SSTs and increasing shear from the trough. However, simulated satellite imagery and model fields suggest that Leslie will transition to a powerful post-tropical cyclone by 36 hours, likely still at hurricane intensity as shown by the global models.
Weakening is expected after the trough passes Leslie by, and the mid-level circulation will likely be sheared away by strong upper-level winds.
Tão volátil que a mesma é
O que hoje é verdade, amanhã é mentira, e o furacão Leslie está a ser bem representativo disso mesmo!
É por isso que a mesma me fascina tanto! Aconteça aquilo que acontecer , e estamos a apenas 48H de poder, ou não acontecer já será histórico devido a proximidade disso mesmo, de vir a "poder" acontecer o que muitos julgavam ser impossível! Confesso que isto na pessoa de "meteolouco" me deixa super excitado, mas como cidadão consciente do que um evento destes possa significar a nível de destruição em alguns lugares mais vulneráveis , ou numa cidade com Lisboa por ex:, me deixa preocupado
Mas também não tenho a mínima dúvida que todas a entidades competentes estão a acompanhar a situação de uma forma mais atenciosa e sofisticada que nós, e caso se justifique os respectivos avisos serão lançados, e todas as medidas necessárias para precaver eventuais danos materiais e humanos serão tomadas atempadamente!Bem, a NHC já abandonou o cenário da curva na zona da Madeira... penso que ainda não fica por aí pois a solução tem vindo sempre a migrar para norte...Adeus Caraíbas; olá Algarve
![]()
Também me parece... as soluções têm sempre vindo mais para norte. Entre o meio da Costa Alentejana e Peniche tudo é possível.Que mudança brusca ! Se seguir a tendência cheira-me que vamos ser nos ( litoral centro ) os sorteados

(...) RAINFALL: Leslie is expected to produce total rain accumulations of 2 to 4 inches (50 to 100 mm) across southern and centralportions of Portugal and Spain through Sunday (...)




Uiii... parece-me uma precipitação. Aparentemente vai passar bem mais a N das ilhas. Mas admito que o velho "mais vale prevenir que remediar" seja mais sensato nesta altura. Ninguém quer ficar com o ónus da culpa em caso de catástrofe (e ainda bem!)Ja cancelaram todos os jogoa de futebol e restante desporto na Madeira se não vier um cenario grave vão haver mortes![]()