Furacão LORENZO (Atlântico 2019 #AL13)



Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Tráfego marítimo em redor do arquipélago dos Açores. Assinalem no mapa onde está a tempestade :D

Untitled.png


Muitos navios "em espera" a Oeste. Mesmo em Ponta Delgada, o ferry Aqua Jewel abandonou o porto para se abrigar a norte de São Miguel. Tenho para mim que o mar pode ser o maior problema desta tempestade.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Já passou a zona onde suspeitavas que podia ficar mais forte devido á temperatura da água mais quente!?
É que parece estar a organizar-se desde a umas horas para cá..... (Cerca das 11h00).

O furacão já deixou a zona de temperaturas da superfície oceânica (SST) acima de 26ºC. Daqui para a frente encontrará temperaturas cada vez mais baixas, rondando os 23ºC nas imediações das ilhas.
Portanto, por esse lado, não há condições favoráveis a novo fortalecimento.

NdSPpZz.jpg


http://www.ipma.pt/pt/maritima/sst/index.jsp?area=cont-e-ilhas
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Tráfego marítimo em redor do arquipélago dos Açores. Assinalem no mapa onde está a tempestade :D

Untitled.png


Muitos navios "em espera" a Oeste. Mesmo em Ponta Delgada, o ferry Aqua Jewel abandonou o porto para se abrigar a norte de São Miguel. Tenho para mim que o mar pode ser o maior problema desta tempestade.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Muitos navios "em espera" a Oeste. Mesmo em Ponta Delgada, o ferry Aqua Jewel abandonou o porto para se abrigar a norte de São Miguel. Tenho para mim que o mar pode ser o maior problema desta tempestade.

Alguns navios podem estar mal colocados nesta altura, a menos de 12h da passagem do furacão pelo GOc. Por exemplo este, que navega a 15 nós para WNW, em 12h terá percorrido menos de 400 Km e encontra-se-à ainda dentro do corredor de avanço do Lorenzo e das condições de mar encapelado.

5thvbP1.jpg
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Alguns navios podem estar mal colocados nesta altura, a menos de 12h da passagem do furacão pelo GOc. Por exemplo este, que navega a 15 nós para WNW, em 12h terá percorrido menos de 400 Km e encontra-se-à ainda dentro do corredor de avanço do Lorenzo e das condições de mar encapelado.

Verdade, embora a maior parte dos navios dessa dimensão consiga enfrentar o mar previsto sem grandes problemas (tirando a montanha-russa para quem vai lá dentro). Esse é um navio de transporte de carga a granel. Mais problemático são os grandes porta-contentores que atravessam o Atlântico. Não só porque correm o risco de perder uma parte deles, bem como a deslocação de carga pode pôr o navio em situação mais delicada.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Dentro do cenario furacao, devo dizer que a situacao ate se tornou no melhor cenario possivel:
- Primeiro o furacao esta em enfraquecimento, transmitindo muita da sua energia para a outra depressao mais a norte.
- O furacao desviou-se mais para oeste do que inicialmente previsto. Portanto o impacto no Grupo central vai ser mais reduzido.
- Apesar do grupo ocidental apanhar com os ventos mais intensos, de sudoeste, tambem nesse flando o furacao esta ficando mais exposto e com menos precipitacao.
- A passagem do olho do furacao parece coincidir com a mare baixa, isto sao boas noticias para evitar um cenario de storm surge.

Neste momento, acho que so o Grupo Ocidental se deve acautelar com mais seriedade.
Atencao a parte sul-sudoeste do olho do furacao, que parece ser onde tem os ventos com mais intensidade (quase parece um sting jet?), mas isto so vai afectar o grupo Ocidental.

Tambem complicado podera ser a passagem do Lorenzo na costa Irlandesa, especialmente em Galway, especialmente se coincidir com mare alta.
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Dentro do cenario furacao, devo dizer que a situacao ate se tornou no melhor cenario possivel:
- Primeiro o furacao esta em enfraquecimento, transmitindo muita da sua energia para a outra depressao mais a norte.
- O furacao desviou-se mais para oeste do que inicialmente previsto. Portanto o impacto no Grupo central vai ser mais reduzido.
- Apesar do grupo ocidental apanhar com os ventos mais intensos, de sudoeste, tambem nesse flando o furacao esta ficando mais exposto e com menos precipitacao.
- A passagem do olho do furacao parece coincidir com a mare baixa, isto sao boas noticias para evitar um cenario de storm surge.

Neste momento, acho que so o Grupo Ocidental se deve acautelar com mais seriedade.
Atencao a parte sul-sudoeste do olho do furacao, que parece ser onde tem os ventos com mais intensidade (quase parece um sting jet?), mas isto so vai afectar o grupo Ocidental.

Tambem complicado podera ser a passagem do Lorenzo na costa Irlandesa, especialmente em Galway, especialmente se coincidir com mare alta.

Se soubesses a quantidade de pessoas em alguns grupos de Facebook que começam a ficar chateadas com essa notícia....
Bastou alguém ter publicado as novas actualizações do Furacão e houve pessoas mesmo enfurecidas por se recusarem aceitar a realidade...Alguns pseudo meteorologistas querem mesmo que o Furacão venha.. E servem se disso para atacar outras ilhas /"" grupos que à partida seriam menos afectados.
O que me dá a entender é que há pessoas que usam as catástrofes naturais como um trunfo de ataque a quem, felizmente não foi bafejado pela intempérie...
O desespero pela fama, pela tragédia e por protagonismo passa todos os limites...
Isto sem falar de "conflitos" entre ilhas pra ver qual a ilha que regista o valor mais elevado a nível de vento...
Enfim, a loucura instalou se!
E depois ainda há aqueles que ficam muito chateados porque já não vão fazer um directo no Facebook a partir do grupo ocidental :lol:
Enfim, tudo hoje em dia dá likes... E mais ainda quando são os pobres de espírito que nas tragédias até querem ser os maiores... É mesmo lamentável!
As notícias deste furacão nos media já cheiram mal... Toda a gente parece desejar o pior.
Chego à conclusão que a humanidade está mesmo doente e não tem retorno! :buh: