Furacão LORENZO (Atlântico 2019 #AL13)

  • Thread starter Thread starter Afgdr
  • Data de início Data de início
Ainda não se pode excluir uma passagem do olho sobre o GC, sendo os Grs. GC e GOc os mais afetados pelos ventos mais intensos.

De resto, tudo na mesma no que concerne à previsão. As rajadas de 220 qph do IFS até já nem me incomodam porque procuro conforto nos 180 qph do GFS :D

Se não fosse pela infeliz transição começar mais cedo, era possível que o Lorenzo chegasse às ilhas enquanto cat. 1 tendencialmente fraco (o habitual). Mas mesmo no GFS aqueles +-80 nós a 144h são realisticamente indistinguíveis de um cat. 2 (3 nós = 5.5 qph de diferença).

Mas porque é que o GEM não é um modelo mais fiável? 974hPa e 68 nós a 156h. Perfeito.
 
Última edição:
Ao menos ainda não ocorreu nenhuma rápida intensificação do ciclone mas infelizmente há demasiado tempo ainda disponível.

Tendo em conta a grande dimensão do campo de ventos previsto, basta que o ciclone passe sobre ou ligeiramente a leste do GOc para que mesmo o GOr, o mais distante, seja afetado por ventos com força de Tempestade Tropical (63 qph).
 
Última edição:
goes16_truecolor_13L_201909260955.jpg


O centro do ciclone ainda está parcialmente encoberto mas o olho já está formado.

gifsBy12hr_04.gif


Nos avisos faz-se referência à dimensão do sistema. É mesmo grande:

goes_sigwx_visible_100.jpg
 
Ao menos ainda não ocorreu nenhuma rápida intensificação do ciclone mas infelizmente há demasiado tempo ainda disponível.

Tendo em conta a grande dimensão do campo de ventos previsto, basta que o ciclone passe sobre ou ligeiramente a leste do GOc para que mesmo o GOr, o mais distante, seja afetado por ventos com força de Tempestade Tropical (63 qph).

Parece que este será o factor principal em relação a todos os outros ciclones que passaram em águas açorianas: a dimensão do ciclone. Enquanto que noutros anos, o olho do furacão podia passar nos canais entre as ilhas e com campo de ventos limitado, neste caso é bem provável que todas as ilhas sintam efeitos a nível de vento.
 
O Lorenzo será provavelmente no dia de hoje um furacão de cat 3 , ou seja Major Huriicane, com ventos que podem ser superiores a 200km/h, continuando os modelos a apontar para uma maior probabilidade de uma rota sobre o grupo Ocidental, as próximas 48h já nos poderão dar à partida uma maior exatidão do trajecto do mesmo!


fLXSVYQ.png


aGHQNnp.png
 
O Lorenzo intensificou-se significativamente - é agora um major com ventos máximos sustentados de 125 mph ≈ 201 km/h.

SUMMARY OF 600 AM AST...1000 UTC...INFORMATION
----------------------------------------------
LOCATION...15.2N 39.3W
ABOUT 995 MI...1600 KM W OF THE SOUTHERNMOST CABO VERDE ISLANDS
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...125 MPH...205 KM/H
PRESENT MOVEMENT...WNW OR 290 DEGREES AT 15 MPH...24 KM/H
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...955 MB...28.20 INCHES


12h10 UTC

diy9wc3.jpg


ew9pYly.jpg
 
**FURACÃO LORENZO - AÇORES - COMUNICADO Nº1**

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2019-09-26
11:44 e 2019-09-27 12:00 FURACÃO LORENZO - AÇORES - COMUNICADO Nº1

Às 09:00 UTC (26 de Setembro) o furacão Lorenzo encontrava-se a 1600
km a oeste de Cabo Verde, prevendo-se que nos próximos dias se
desloque para norte. Nestas condições existe a possibilidade de o
Arquipélago dos Açores vir a ser afetado, por este furacão, na
próxima semana (com uma probabilidade superior a 50%).

Tendo em conta a distância a que o furacão se encontra, existe ainda um grau de
incerteza relativamente à sua trajetória e respectiva intensidade
com que poderá atingir o Arquipélago.

[Novo comunicado será emitido dia 27 de Setembro às 12h00 (Hora local dos Açores)].

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da
página do IPMA(www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais
recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e
Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt). Qui, 26 Set 2019
11:47:08

Ver localização no mapa <http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/>

Ler mais <http://www.ipma.pt/pt/geofisica/comunicados/>
 
é so esperar é como um virus, os amantes de meterologia já o teem debaixo de olhos há dias, agora começa a aparecer em alguns media é uma questão de tempo
 
é so esperar é como um virus, os amantes de meterologia já o teem debaixo de olhos há dias, agora começa a aparecer em alguns media é uma questão de tempo
Mas será sensato que as autoridades competentes comecem a tomar medidas preventivas no imediato perante as previsões da rota do sistema, sem alarmismo e com moderação ,claro, mas será importante acontecer, e a comunicação social será ferramenta muito importante na informação à população , mas dada a intensidade do evento, e a possível rota do mesmo, com uma campo de ventos extremamente vasto, não tenho qualquer tipo de dúvida que tal já estará a acontecer, e o comunicado em cima reflete isso mesmo! É preciso ter cuidado especial com esta situação, dado que o Açores estão habituados a estes fenômenos, e com isso pode.se menosprezar um pouco o Lorenzo , que poderá muito bem ser a tempestade mais forte de sempre a atingir o arquipélago, e território português, por isso é bom que se já vá ouvindo falar no Lorenzo aqui e acolá, se no fim passar tudo ao lado melhor

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:
Como é só uma questão de tempo até o tópico ser novamente abordado.

Não, um radar meteorológico não fará grande diferença em termos de previsão do Lorenzo para os Açores.

Sim, um radar meteorológico é uma ferramenta crítica para o seguimento da evolução da tempestade e para fins de arquivo. Não é possível ter uma noção minimamente realista das condições no terreno quando só se vê nuvens no satélite.
 
Interessante seria saber a previsão de ventos predominantes previstos a nível regional (por exemplo, que tipo de massa de ar e ventos predominantes teremos no continente com o deslocamento do furacão para norte... Teremos a chegada de ventos secos do norte de África sobre o território de Portugal Continental?).
 
Tal como previsto o Lorenzo já é um furacão cat 3 , tendo sofrido uma forte intensificação na últimas horas , com possibilidade de chegar a cat 4 :shocking:

ofVPZ73.png


Começa agora a definir um olho , e tem dimensões enormes :unsure:


yGofnyi.gif