Formou-se no Atlântico a Tempestade Tropical OMAR. ------------- Informação Para o seguimento da época de furacões no Atlântico consulte também o tópico «Links Úteis e Climatologia da Época de Furacões no Atlântico» com dezenas de link's para imagens de satélite, modelos, observações, radares e serviços nacionais de meteorologia. ------------- Aviso MeteoPT As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal. Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do NHC (National Hurricane Center) ou outras entidades com essa função.
Re: Tempestade Tropical OMAR (Atlântico 2008 #15) Tempestade Omar intensificou-se e é agora um furacão de categoria 1. Aviso 7A
gostava de fazer uma pergunta aso especialistas deste forum. qual a probabilidade deste furacão OMAR chegar aos açores em tempestade tropical? é que segundo este modelo "ele" vai passar a arrsar.
As probabilidades são ainda poucas embora os modelos preveem algo do genero... Quanto ao trajecto apresentado, significa que vai bater em cheio mas como extra-tropical e tudo depende da posiçao do AA e Shear... Teremos de aguardar mais uns dias a ver o que dá pois este tipo de sistemas são muito imprevisiveis...
Isso é apenas um membro dos 20 que compõe o ensemble do modelo GFS. Em termos de diferentes modelos o cenário é este e não incluem os Açores: E depois há a questão da intensidade, mesmo que se aproxime dos Açores resta saber que sistema será e que intensidade terá. Não será nada fácil um Furacão aguentar-se até lá. De qualquer das formas estamos a falar a muitos dias e é prematuro estar a prever cenários.
O Omar está com bom aspecto, e vai construindo as paredes do olho Em relação ao trajecto, a previsão é mais para leste do que se previa há 2 dias atrás. A explicação é simples, o movimento dele tem a ver com o cavado nos níveis altos bem como um anticiclone também nos níveis alto que se forma nos próximos dias, e quanto mais intenso o sistema for mais influência terá no movimento a circulação nos níveis médios e altos. Um sistema mais fraco com a actual situação sinóptica passaria um pouco mais a Oeste, sobre Puerto Rico. 300hPa (Agora ) 300 hPa (48 horas)
Na minha opiniao se o omar chegar aos Açores chegará pelo menos como tempestade tropical mas se as condições em altura forem ideais devido a SST de 23Cº ( ainda razoavel) e a proximidade das ilhas ás massas de agua quentes transportadas pela corrente do golfo o omar poderá chegar como cat1 ( quase impossivel...)
Sou leigo na matéria, mas acredito que o Omar deverá passar a noroeste dos Açores, tal como fez o Gordon, todavia, neste momento registamos temperaturas nos oceanos aqui nas ilhas na casa dos 23- 24 º celsius, o que poderá manter o Omar como categoria 1 até estas paragens e depois é esperar pela evoluçao do seu trajecto. abraco a todos
Segundo as previsões do NHC de Miami, o Furacão OMAR passou nas ultimas horas de categoria 1 para categoria 3 , com um deslocamento para Nordeste, o que segundo as previsões possivelmente irá passar perto ou pelos Açores. Todavia ainda é cedo para se fazer uma previsão exacta, pois a mesma poderá ser alterada. A se confirmar o pior, neste ano temos aqui nos Açores novamente mais uma passagem de um Furacão ou não, coisa que todos e qualquer açorianos já estão habituados. Neste momento as temperaturas das aguas dos Açores, quedam-se pelos 23/24 graus. A manter-se esta temperatura oceanica, é bem provável que este sistema depressionário chegue aos Açores em categoria 1, não chegando ao território continental. A ver vamos.
O Omar já terá passado o pico da sua intensidade, a estrutura deteriorou-se um pouco e a pressão segundo o último voo de reconhecimento já subiu. Quanto aos Açores, será muito difícil chegar às imediações do arquipélago como sistema tropical, o NHC para já prevê que seja como extra-tropical. Contudo é de seguir a situação obviamente. INITIAL 16/0900Z 19.1N 63.2W 110 KT 12HR VT 16/1800Z 21.7N 61.0W 110 KT 24HR VT 17/0600Z 26.0N 58.5W 100 KT 36HR VT 17/1800Z 30.0N 55.5W 90 KT 48HR VT 18/0600Z 33.5N 52.0W 80 KT 72HR VT 19/0600Z 37.0N 45.0W 65 KT 96HR VT 20/0600Z 40.0N 37.0W 55 KT...BECOMING EXTRATROPICAL 120HR VT 21/0600Z 42.0N 25.0W 45 KT...EXTRATROPICAL
Depois dos açores podia era vir para lisboa, em vez de ser forreta e tomar outro rumo Mais propriamente CORROIOS