Furacão Ophelia



irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Do nosso lado do Atlântico ficam ainda mais fotogénicos. Excelentes imagens as que foram partilhadas.

O NHC fala continuamente em "marginal SST" mas a verdade é que continua um vigoroso Cat 3. Ou a SST é mais alta do que a estimada ou outros factores são mais preponderantes do que o expectável para o desenvolvimento. Supostamente o Vince desenvolveu-se em águas a 23 graus...

Eu diria que sim.
Faz tempo de mudar a regra dos 26°C minimos para o desenvolvimento de um furacao.

Pelos vistos, as coisas funcionam de modo diferente nesta parte do Atlantico, talvez devido à interaccao com o AA, ou algo específico desta regiao do globo. Normalmente os furacoes nao tem hipótese de intensificacao por exemplo a 40°N na costa americana.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Lindo!
M1xUygF.jpg

https://worldview.earthdata.nasa.go...150017979473407,54.590983939621545}Fonte[/url
 

Intruso

Cumulus
Registo
6 Mar 2016
Mensagens
179
Local
Maia
Haver nebulosidade proveniente do furacão por cima de São Miguel, não significa que a ilha esteja a levar com ele.
Expliquei-me mal, queria dizer que São Miguel está a levar com uma das paredes do furacão. É perceptível na imagem, mas o que mais me espanta é a trajectória, assim sendo está a deslocar-se mais para norte do que previsto?
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
É impressão minha ou São Miguel está a levar também com ele e que o Ophelia está a subir?

Outer band, ou band, linhas de convecção que estão dispostas em espiral. Neste caso mistura-se com o sistema frontal. Mas supostamente este será (é) o lado mais fraco deste Major Hurricane.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Intruso

Cumulus
Registo
6 Mar 2016
Mensagens
179
Local
Maia
Obrigado pela explicação. O que estou em dúvida é se a trajectória não está muito mais para norte do que o esperado e se trajectória não está a desviar-se do esperado?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Obrigado pela explicação. O que estou em dúvida é se a trajectória não está muito mais para norte do que o esperado e se trajectória não está a desviar-se do esperado?

Não. Estou a experienciar a frente revigorada pelo ciclone (e não o ciclone em si).

Chuva moderada a forte e vento com rajadas também moderadas.

Em Sta. Maria o vento registado em nada se compara com o que está a acontecer mais a sul.

Está a ser um dia de inverno 'banal'.