Furacão Ophelia



luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
000
WTNT32 KNHC 151443
TCPAT2

BULLETIN
Hurricane Ophelia Advisory Number 26
NWS National Hurricane Center Miami FL AL172017
1100 AM AST Sun Oct 15 2017

...OPHELIA EXPECTED TO BECOME A STRONG POST-TROPICAL CYCLONE BY
TONIGHT...

SUMMARY OF 1100 AM AST...1500 UTC...INFORMATION
-----------------------------------------------
LOCATION...41.6N 16.0W
ABOUT 635 MI...1020 KM ENE OF THE AZORES
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...90 MPH...150 KM/H
PRESENT MOVEMENT...NNE OR 25 DEGREES AT 38 MPH...61 KM/H
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...973 MB...28.74 INCHES
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
airmass.gif
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,078
Local
Horta, Matriz, (90m)
Ophelia é agora um furacão de Cat1.
Imagem das 15UTC
6f8617a53587154c5dcade70bd0be81c.png

“Off topic: aquela mancha na serra da estrela serão pirocumulus?!”


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Ophelia é agora um furacão de Cat1.
Imagem das 15UTC
6f8617a53587154c5dcade70bd0be81c.png

“Off topic: aquela mancha na serra da estrela serão pirocumulus?!”


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Receio bem que sim, os incêndios por aquela zona estão incontroláveis, e o vento que o Ophelia produziu não ajudou muito!
giphy.gif
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
E lá vai a nossa "ofélinha" para terras anglo-saxónicas a bordo, e confirmem-me por favor, do jet stream. A frente fria que afetará PT Continental já está com bom aspeto:
58My43j.png

lpabKW2.png
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
E lá vai a nossa "ofélinha" para terras saxónicas a bordo, e confirmem-me por favor, do jet stream. A frente fria que afetará PT Continental já está com bom aspeto:
58My43j.png

lpabKW2.png
A frente fria entrar em Portugal esta madrugada, no litoral norte já deverá começar chover. Pena não ser agora mesmo devido aos incêndios

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Aquilo que marcas como frente fria é em parte restos do Ophelia, pois este foi arrastando muita da convexao tropical que estava a sudeste da Ophelia e também estava em direccao a Portugal.

A frente fria que existia antes da Ophelia é a frente que está a norte do furacao, e mesmo essa absorveu muita da convexao tropical do Ophelia que se deslocava para nordeste, sim, levada pela Jet stream. O grupo central dos Acores recebeu ontem uma boa molha da frente fria antes de esta ter interagido com o furacao.

O que eu acho é que o ar à superficie estava e está muito seco, entre Portugal e a Ophelia, e isto deu cabo do furacao e provavelmente a frente vai chegar já um pouco seca a Portugal. No entanto, aquele ar frio por detrás ao contactar o ar quente em Portugal vai poder alimentar convexao nova, amanha. Vamos a ver.


E lá vai a nossa "ofélinha" para terras anglo-saxónicas a bordo, e confirmem-me por favor, do jet stream. A frente fria que afetará PT Continental já está com bom aspeto:
58My43j.png

lpabKW2.png
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Aquilo que marcas como frente fria é em parte restos do Ophelia, pois este foi arrastando muita da convexao tropical que estava a sudeste da Ophelia e também estava em direccao a Portugal.

A frente fria que existia antes da Ophelia é a frente que está a norte do furacao, e mesmo essa absorveu muita da convexao tropical do Ophelia que se deslocava para nordeste, sim, levada pela Jet stream. O grupo central dos Acores recebeu ontem uma boa molha da frente fria antes de esta ter interagido com o furacao.

O que eu acho é que o ar à superficie estava e está muito seco, entre Portugal e a Ophelia, e isto deu cabo do furacao e provavelmente a frente vai chegar já um pouco seca a Portugal. No entanto, aquele ar frio por detrás ao contactar o ar quente em Portugal vai poder alimentar convexao nova, amanha. Vamos a ver.

Muito seco e há mais um fator, é que todo este material particulado de cinzas e poeiras dos incêndios, pode inibir a convecção da frente fria, vamos ver de facto o que se sucede.