Furacão SANDY (Atlântico 2012 #AL18)

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
316
Local
Lumiar
Já estava a evoluír há uns dias e tinha-se tornado a 18ª depressão tropical da temporada, este sistema localizado no mar das Caraíbas, sensivelmente a Sul da Jamaica. Esta tarde intensificou-se e tornou-se também a 18ª tempestade tropical de 2012.

O NHC prevê um trajecto que levará a Sandy a atravessar a Jamaica e a zona montanhosa do Sueste de Cuba. Devido ao ambiente de ligeiro shear e às interacções com terra, não é provável que o sistema adquira intensidade para ser classificado como furacão, embora isso possa acontecer no curto intervalo de tempo que o sistema tem com condições favoráveis a uma intensificação rápida.

233450w5nlsm.gif


rgbanimated.gif


http://www.nhc.noaa.gov/text/refresh/MIATCDAT3+shtml/222101.shtml
Código:
000
WTNT43 KNHC 222101
TCDAT3

TROPICAL STORM SANDY DISCUSSION NUMBER   2
NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL       AL182012
500 PM EDT MON OCT 22 2012

THE AIR FORCE HURRICANE HUNTERS FOUND A BAND OF SURFACE WINDS NEAR
35 KT OVER THE SOUTHEASTERN QUADRANT OF THE CYCLONE...SO THE SYSTEM
IS BEING NAMED AT THIS TIME.  THE ENVIRONMENT SHOULD BE
CHARACTERIZED BY WEAK SHEAR...AND THE STORM WILL BE OVER WARM
WATERS...FOR THE NEXT COUPLE OF DAYS SO ADDITIONAL STRENGTHENING IS
LIKELY.  THE OFFICIAL INTENSITY FORECAST IS SIMILAR TO THE PREVIOUS
FORECAST AND CLOSE TO THE MODEL CONSENSUS.  THIS COULD BE
CONSERVATIVE...HOWEVER...AS THE RAPID INTENSIFICATION INDEX SHOWS A
SIGNIFICANT POSSIBILITY OF RAPID STRENGTHENING DURING THE NEXT DAY
OR SO.

AIRCRAFT OBSERVATIONS SHOW THAT THE CENTRAL REGION OF THE STORM IS
CHARACTERIZED BY A FAIRLY FLAT PRESSURE FIELD...BUT THE CENTER
APPEARS TO BE LOCATED SOMEWHAT TO THE SOUTH OF THE PREVIOUS
ESTIMATES.  HOWEVER...LITTLE OVERALL MOTION APPEARS TO HAVE TAKEN
PLACE THIS AFTERNOON.  GLOBAL MODELS PREDICT THAT THE
MID-TROPOSPHERIC RIDGE TO THE NORTH OF SANDY WILL GRADUALLY WEAKEN
WITHIN THE NEXT DAY OR SO...WHICH SHOULD ALLOW THE TROPICAL CYCLONE
TO BEGIN MOVING NORTH TO NORTH-NORTHEASTWARD SOON.  THE OFFICIAL
TRACK FORECAST IS SOMEWHAT TO THE WEST OF THE MODEL CONSENSUS BUT
NOT AS FAR WEST AS THE LATEST ECMWF FORECAST.  THIS IS ONLY A
LITTLE TO THE WEST OF THE PREVIOUS OFFICIAL FORECAST TRACK. 

FORECAST POSITIONS AND MAX WINDS

INIT  22/2100Z 12.5N  78.5W   35 KT  40 MPH
 12H  23/0600Z 13.6N  78.5W   35 KT  40 MPH
 24H  23/1800Z 14.9N  78.3W   45 KT  50 MPH
 36H  24/0600Z 16.4N  77.8W   55 KT  65 MPH
 48H  24/1800Z 18.2N  77.2W   60 KT  70 MPH
 72H  25/1800Z 22.0N  76.0W   50 KT  60 MPH...OVER WATER
 96H  26/1800Z 25.0N  75.0W   50 KT  60 MPH
120H  27/1800Z 27.5N  74.0W   45 KT  50 MPH

$$
FORECASTER PASCH
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,186
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
SUMMARY OF 500 PM EDT...2100 UTC...INFORMATION
----------------------------------------------
LOCATION...14.3N 77.6W
ABOUT 260 MI...420 KM SSW OF KINGSTON JAMAICA
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...50 MPH...85 KM/H
PRESENT MOVEMENT...NNE OR 20 DEGREES AT 6 MPH...9 KM/H
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...993 MB...29.32 INCHES

O NHC avisa para condições de furacão à chegada deste à Jamaica, a rondar os 70 nós (80 MPH), um pouco acima do esperado há 24h.

De qualquer forma, chama-me a atenção a altura significativa das ondas previstas, quando este sistema tropical passar as bahamas - repare-se no canto inferior esquerdo a forma quase perfeita de tempestade e a ondulação prevista superior a 10 mts:

17ogP.png
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
316
Local
Lumiar
Já é furacão de cat.I com intensidade de 70 nós. Espera-se alguma intensificação para as próximas 12h mas a partit daí alguma incerteza quanto ao resultado das interacções com terra (Jamaica e SE de Cuba); por esse motivo foi emitido um alerta de furacão (hurricane watch) para as Bahamas, sendo já quase certo que a tempestade irá, antes, afectar as regiões acima referidas (Este da Jamaica e SE cubano) como furacão.

rgb0lalor.jpg


O stormpulse parece que tornou a informação sobre este sistema reservada a assinantes? Ou será um problema do meu browser? A página referente à tempestade tropical Tony continua aberta, contudo.
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
316
Local
Lumiar
Cuba declara estado de alerta em seis províncias por furacão Sandy
HAVANA, 24 Out 2012 (AFP) -Cuba declarou "estado de alerta" em suas seis províncias orientais diante da chegada iminente na noite desta quarta-feira do furacão Sandy, que ameaça atingir estas regiões com intensas chuvas, informaram as autoridades.

A Defesa Civil informou que o alerta foi emitido nesta quarta-feira para as províncias orientais de Camaguey, Las Tunas, Holguín, Granma, Santiago de Cuba e Guantánamo.

"Os órgãos de direção destas províncias devem adotar de forma oportuna e racional as medidas de proteção das pessoas e dos recursos da economia" e "a população deve cumprir disciplinadamente as medidas de proteção que forem adotadas", acrescentou a Defesa Civil em uma nota.

A fase de alerta envolve algumas evacuações preventivas, a colheita acelerada de alguns cultivos, a proteção do gado e a retirada dos barcos de pesca de alto-mar, assim como um chamado para que a população se abasteça com alimentos e água potável, além de meios de iluminação.

Outras três províncias centrais - Ciego de Avila, Sancti Spíritus e Villa Clara -, foram declaradas em "fase informativa" e "devem prestar especial atenção ao efeito das ondas na costa norte e às chuvas" de Sandy, disse a Defesa Civil.

O Centro de Prognósticos do Instituto Cubano de Meteorologia alertou que o Sandy avançará na noite desta quarta-feira pelo leste da ilha, depois de atravessar a Jamaica, e provocará "chuvas fortes e intensas" de Sancti Spíritus (centro) a Guantánamo (extremo leste). Ele também causará inundações nas costas norte e sul.

fonte: http://m.noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2012/10/24/cuba-declara-estado-de-alerta-em-seis-provincias-por-furacao-sandy.htm
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
316
Local
Lumiar
do Instituto de Meteorologia cubano (INSMET): http://www.met.inf.cu/

AVISO DE CICLON TROPICAL.
CENTRO DE PRONOSTICOS, INSMET.

Fecha: 24 de octubre del 2012. Hora: 12:01 pm.

AVISO DE CICLON TROPICAL No. 9.

HURACAN SANDY.

... Rápida intensificación de Sandy, convirtiéndose en huracán...


Durante la mañana la tormenta tropical Sandy continuó intensificándose rápidamente y ahora es un huracán categoría uno en la escala Saffir-Simpson. Sus vientos máximos sostenidos aumentaron hasta 130 kilómetros por hora, con rachas superiores y su presión central descendió a 973 hectoPascal. Se mueve entre el norte y el nortenordeste a 20 kilómetros por hora.

Al mediodía su centro se estimó en los 17.3 grados de latitud norte y los 76.7 grados de longitud oeste, posición que lo sitúa a unos 70 kilómetros al sur de Kingston, Jamaica; a 315 kilómetros al sursuroeste de Santiago de Cuba y a 330 kilómetros al sursuroeste de Guantánamo.

En las próximas 24 a 48 horas Sandy, mantendrá un rumbo entre el norte y el nortenordeste e incrementará su velocidad de traslación, pudiendo ganar algo más en intensidad. En centro de Sandy llegará en la noche de hoy a la región oriental de Cuba, por un punto entre las provincias de Granma y Santiago de Cuba.

Ocurrirán lluvias fuertes e intensas desde Sancti-Spíritus hasta Guantánamo, las más intensas ocurrirán desde la zona este de Camagüey hasta Guantánamo. Las lluvias se irán incrementando desde el final de esta tarde, y las más intensas ocurrirán desde esta noche hasta mañana jueves 25, pudiendo disminuir el viernes. También se producirán fuertes vientos con fuerza de huracán categoría uno y de tormenta tropical, así como inundaciones costeras en la costa sur desde Granma a Guantánamo y en la costa norte desde Camagüey a Villa Clara.

Es de destacar que como consecuencias de las lluvias ocurridas en los días anteriores, los suelos se encuentran saturados y se producirán inundaciones, por lo que se recomienda que se tomen las medidas oportunas de protección para estos casos.

El Centro de Pronósticos del Instituto de Meteorología mantiene una estrecha vigilancia sobre el huracán Sandy, principalmente por las lluvias fuertes e intensas en la mitad oriental de Cuba y los fuertes vientos que pudiera ocasionar en el oriente cubano.

El próximo aviso de ciclón tropical se emitirá a las seis de la tarde de hoy miércoles.

J. Rubiera M. Llanes

conow.jpg
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
316
Local
Lumiar
O centro do furacão encontra-se já a saír de terra, na costa Norte de Cuba, mantendo uma boa organização e encaminhando-se rapidamente para as Bahamas.

ft0lalo.jpg
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,322
Local
Inverness, Escocia
Ainda nenhum de vós falou mas já se fala por quase todo o lado na possibilidade significativa de poder ocorrer um cenário catastrófico resultante da chegada do Sandy ao nordeste dos EUA.

Primeiro porque a maioria dos modelos dá a entrada do olho como cat 2 em Nova York, na terça-feira, coincidindo com a lua cheia, o que trará consequências graves.

Segundo, porque na mesma altura, deverá chegar ao nordeste dos EUA, igualmente uma potente frente fria, causando a "tempestade perfeita", ao misturar-se com o Sandy, que deverá chegar ainda como furacão.

Tudo isto atingindo a zona mais populacional dos States. E em lua cheia e altura de marés vivas. Não poderia ser mais perfeita a combinação.

Os estragos previstos são de pelo menos 1 bilião de dólares.

Ainda estámos a alguns dias, e a incerteza ainda se mantém. Porém já se fala na "superstorm", "perfect storm" ou "frankenstorm" na CNN, no Wunderground, na NOAA, na Accuweather. Todos parecem concordar que a situação não é para brincadeiras.

Vamos seguir a situação de perto, pois acho que merece bem.


http://news.yahoo.com/hybrid-sandy-winter-storm-threatens-east-coast-064040714.html

http://edition.cnn.com/2012/10/26/us/tropical-weather-sandy/index.html?hpt=hp_t2

http://www.wunderground.com/blog/JeffMasters/comment.html?entrynum=2275
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,322
Local
Inverness, Escocia
Do accuweather lê-se:

An extremely rare and dangerous storm will turn in from the Atlantic, putting 60 million people in its path and could lead to billions of dollars in damage.
The worst of the storm will be Monday through Tuesday, but the storm's aftermath may linger days later. Conditions will deteriorate from the mid-Atlantic to southern New England Sunday and Sunday night.
Ripple-effect flight delays and cancellations are possible over a large part of the nation, as the storm will target major airports from Boston to Washington, D.C., with New York and Philadelphia in the middle. Many aircraft originate from or travel to these hubs on a daily basis.

Sandy has the potential to bring historic storm surge flooding near and north of the center.

It is possible areas from New York City and Long Island to New jersey, the Delmarva and into the Philadelphia areas have some of their worst coastal flooding on record, depending on exactly where the storm tracks.

http://www.accuweather.com/en/weather-news/historic-sandy-targets-new-yor/701206
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
594
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Apanhei isto no facebook:

The Perfect Storm II, according to the European Weather Model.

This is a 933mb surface low off the Mid-Atlantic Coast, the worst case scenario track would be the European Weather Model centered on October 29th, 2012.

This is the absolute worst case scenario should it verify. My in-house model does not agree with this at the moment but it is why the system is still being monitored closely.

Nothing will be known till it gets east of Florida by Thursday and then there will be the crossroad ... where does it go from there?

Anyone in the Mid-Atlantic Region to the Northeast should continue monitoring updates on the track of the surface low that would be from Sandy, about to hit Jamaica now. This just is not something we want to see verify and would be extremely similar to "The Perfect Storm" ... in 1991.
644609_521353674559988_485600772_n.jpg
 

ciclonico

Cirrus
Registo
18 Ago 2008
Mensagens
82
Local
Porto
Em Julho, postei aqui a ocorrência e a descrição do Furacão que "atacou" de surpresa a Nova Inglaterra a 21 de setembro de 1938, permanecendo até hoje o mais poderoso, custoso e mortífero furacão na história recente da Nova Inglaterra. Será que o Sandy o destronará??
Quem quiser reler, pode fazer uma procura por: "Long Island Express"
Para um flash rápido do post, aqui estão imagens filmadas do Long Island Express e que se podem encontrar no youtube: [ame="http://www.youtube.com/watch?v=7b21g-5YBLs&feature=related"]The Great New England Hurricane of 1938 - YouTube[/ame]
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
316
Local
Lumiar
O NHC até ao momento não aposta nos modelos que dão a "perfect storm". Ao invés, dá como provável a transição para um ciclone extratropical dentro de 3 a 4 dias. De momento, o efeito combinado de shear intenso e penetração de ar seco vindo de Sul praticamente acabaram com a convecção junto ao centro de circulação do Sandy e o NHC prevê que este enfraqueça para uma tempestade tropical nas próximas horas. Não obstante, prevê-se um recrudescimento de intensidade mais para a frente, antes da altura em que poderá ser "sugado" em direcção à costa Este dos EUA por acção conjunta de um cavado e de um anticiclone.

Em todo o caso parece-me que o teor das notícias é um pouco exagerado, sobretudo tendo em conta a incerteza e a distânica no tempo. A mim parece-me uma repercussão da questão da condenação em Itália de sete eminentes sismólogos por... não terem dado mais certezas sobre o sismo de Aquila... http://www.meteopt.com/forum/sismologia-vulcanismo/cientistas-dados-como-culpados-pela-morte-das-vitimas-do-sismo-da-italia-2009-a-6766.html

Em todo o caso não faz mal prevenir - no ano passado o Furacão Irene atingiu Manhattan com muito menos intensidade do que se esperava (cat.I ou provavelmente já como tempestade tropical, quando o furacão horas antes era cat.III) e os meteorologistas foram criticados por terem exagerado, mas a verdade é que quem tem responsabilidades na preparação face a eventos destes não pode apostar simpelsmente na probabilidade do enfraquecimento de um ciclone nas últimas horas antes de atingir terra, que foi o que veio a acontecer com o Irene.