Furacões em Portugal

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Furacão de 1842 na Madeira e Península Ibérica

É interessante saber que já tinha ocorrido um evento bastante semelhante ao Vince.
 


psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Furacão de 1842 na Madeira e Península Ibérica

É de facto bastante interessante.
Só faço uma pergunta.
Qual deve ser o periodo de retorno?
 

Ike

Cirrus
Registo
6 Set 2008
Mensagens
66
Local
Terreiro - Tomar
Re: Furacão de 1842 na Madeira e Península Ibérica

O tópico há muito que está "morto" mas andava no arquivo do Weather Underground a ver os Ciclones Tropicais de anos anteriores apenas por curiosidade, onde para além dos nomes aparece um mapa com a trajectória de cada um e encontrei a Jeanne em 1998. Chegou a Portugal como uma Depressão mas chegou a ser um Furacão de Cat. 2. :)

jeannevm4.jpg


Provavelmente não é novidade...mas mesmo assim não deixa de se enquadrar neste tópico.

EDIT: Estive a ver, chegou a Portugal como "Extratropical Storm"...se calhar não será um bom exemplo. :unsure:
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Re: Furacão de 1842 na Madeira e Península Ibérica

Quem é que se lembra do Gordon, o furacão que atravessou os Açores como um Categoria 1, fintando pelo meio de todas as ilhas quase como por "milagre"? Não me recordo se foi no ano passado ou em 2006... Não chegou a atingir a Península? Com que classificação?
 

Ike

Cirrus
Registo
6 Set 2008
Mensagens
66
Local
Terreiro - Tomar
Re: Furacão de 1842 na Madeira e Península Ibérica

Quem é que se lembra do Gordon, o furacão que atravessou os Açores como um Categoria 1, fintando pelo meio de todas as ilhas quase como por "milagre"? Não me recordo se foi no ano passado ou em 2006... Não chegou a atingir a Península? Com que classificação?

O exemplo que dei da Jeanne não é um bom exemplo. :( Ela chegou já a Portugal como extra tropical, ao contrário do Vince que chegou como depressão. A ilustração induz em erro. :angry: Em 1987 a Arlene também chegou a Portugal já na mesma situação, como extra tropical.

Quanto ao Gordon passou pelos Açores em Cat. 1 em 2006 mas não chegou a atingir a Península. Na pág. 4 do deste fórum ainda encontras o tópico. ;)

gordonzj5.jpg
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Re: Furacão de 1842 na Madeira e Península Ibérica

Inesquecível Gordon... Foi um dos tópicos mais participados de sempre, logo nos primeiros tempos! Agora, sim, lembro-me vagamente de que acabou por nos vir alguma chuva na cauda do ciclone... Ficámos com a melhor parte, nas ilhas britânicas fez estragos...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Furacão de 1842 na Madeira e Península Ibérica

Como extra-tropicais houve umas quantas. Deixo a lista de tudo o que passou por aqui mais perto, mas o tipo de sistema que cá chegou variou bastante, desde a extra-tropical em dissipação, ou os restos duma extratropical que interagiram com um cavado e uma ULL em formação próxima daqui, e finalmente ao caso do Vince que foi mesmo depressão tropical. Destes casos todos pelas imagens de satélite que analisei o Jeanne de 1998 é capaz de ter sido o mais interessante de todos os sistemas, para mim claro, bem mais que o Vince ou o Gordon, o Gordon para além dos Açores nada teve que me despertasse especial atenção, falando do continente claro. O Bob de 1991 também seria algo que me fascinaria um pouco se fosse hoje. Pelo que se alguém tiver memórias desses tempos, especialmente da Jeanne, que partilhe.

Para além dos casos que listo em baixo, há uma série de outros que eu e o Rog em tempos andámos a estudar, pois há uma série de tempestades que se calhar aos critérios actuais também teriam direito a nome, sobretudo algumas com características subtropicais, visto que só desde 2004 se dá nome oficial a essas. Por exemplo a conhecida tempestade de Outubro de 1993 na Madeira para mim foi uma depressão que adquiriu características tropicais embora na literatura não seja definida como tal.


Dolly 1953

1953_dolly.png


1953_dolly_2.png





Chloe 1967

Chloe.png


Chloe2.png





Irene 1981

irene_1981.png


irene_1981_3.png


irene_1981_2.png




Arlene 1987

1987_Arlene.png


1987_Arlene3.png


1987_Arlene2.png








Bob 1991

1991_bob.png


1991_bob3.png


1991_bob2.png






Frances 1992


1992_frances.png



1992_frances_2.png


1992_frances_3.png




Jeanne 1998

1998_jeanne.png


1998_jeanne2.png


1998_jeanne3.png








Vince 2005


2005_vince.png


2005_vince3.png


2005_vince2.png


2005_vince4.png


200510091545msg1msg1hrvpx7.jpg





Gordon 2006

2006_gordon.png


2006_gordon2.png
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Re: Furacão de 1842 na Madeira e Península Ibérica

Bem, eu recordo-me bem dum ciclone na minha infância, a coisa mais forte que vi até hoje.
Lembro-me de ter derrubado QUASE TODAS as árvores do jardim da Lapa que eram grandes plátanos. Lembro-me durante anos que ficaram lá umas 4 árvores plantadas depois a crescer de novo,muito mais baixas que as que não caíram.
Lembro-me de ver as ruas inundadas e muito vento dentro da casa da minha avó. Ajudou ao meu actual gosto pela meteorologia!
E lembro-me dum outro também por essa altura, ano antes ou depois.

Provavelmente foi o Arnete 87, Bob 91 ou Frances 92.
Alguém do Porto se lembra?
Ou sabe qual foi?

Da Jeanne 1998 tenho uma vaga memória de temporal no norte, uma grande descida da pressão (na altura já fazia registos) e que tinha passado no sul (tenho que ver os registos velhos de novo)

Mas lembro-me de uma tempestade extra-tropical que passou em Braga algures em 2001 ou 2002, creio, alguém pode confirmar qual era?
Lembro-me de assistir ao ventos muito fortes e sustentados e que eram quentes em combinação com a chuva. Lembro-me que chegou ao final duma tarde e muita gente estava já alertada.

Situação idêntica foi o Gordon mas que me acordou numa madrugada em Braga (também já o esperava). Acordei com vidros a partirem-se na casa ao lado e tudo estava a ir pelo ar. Ainda à meteolouco saí de casa (eram cinco ou seis) e apanhei o ventinho tempestuoso muito forte e sustentado e que mais uma vez era quente e com grande carga de água. Muitos ramos de árvore foram arrancadas.

O Gordon, o de 2001 ou 2002 e o de 87, 91 ou 91 são os que me ficaram gravados na memória. O Gordon e o da minha infância foram os mais fortes.
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro