Geadas

Tópico em 'Aprendizagem e Formação' iniciado por Vince 16 Nov 2010 às 09:52.

  1. Chingula

    Chingula
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    16 Abr 2009
    Mensagens:
    326
    Local:
    Lisboa
    Para ocorrer geada devem coexistir condições meteorológicas favoráveis com as caracteristicas caloríficas da superfície (solo ou objectos).
    São factores meteorológicos favoráveis o facto da humidade relativa se aproximar da saturação com o arrefecimento nocturno, existência de vento fraco ou calma (sinal de fraca ou inexistente turbulência atmosférica), céu limpo ou com nebulosidade alta que permita um arrefecimento radiativo nocturno significativo - não sendo necessário atingirem-se valores da temperatura do ar, inferiores a 0ºC.
    O valor da temperatura de 0º C é o do ponto de fusão da água destilada, à pressão normal e não da sua congelação...
    Verifica-se muitas vezes formação de geada nos automóveis e não no solo...tem a ver com as capacidades caloríficas, condutibilidade térmica e com a reflectividade radiativa dos materiais...normalmente os carros escuros ou pretos têm geada mais espessa, ou mais significativa que os carros mais claros.
    A geada pode ocorrer por sublimação do vapor de água atmosférico.
     
  2. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,074
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    E qual a temperatura de contacto (camada de ar/superfície metálica) dum carro com geada? É claro que não chove água destilada nem nevoeiro destilado, têm um pH diferente de 7.0, devido a poeiras, poluição, etc.. Mas digamos que congela aproximadamente a 0C para uma pressão de 1 atm (1013mbar)! A sublimacão da água (estado sólido -> estado gasoso) ocorre com uma pressão atmosférica muito baixa, não ocorre à pressão normal. Já o CO2 sólido sublima à pressão normal de 1 atm, razão pela qual não é possível fazer patinagem numa pista de CO2 sólido (gelo seco) pois não derrete, evapora, logo não desliza com o aumento de pressão sob o patim.

    A cor, a condutividade das superfícies é importante para o seu arrefecimento nocturno. Mas é o ar que contém a humidade, não a superfície metálica dum carro! Temos de imaginar que sobre a superfície arrefecida do carro existe uma camada de ar que também irá arrefecer, condensando a humidade nela contida e por consequência adere na superfície, congelando (se a temperatura da superfície for <= 0C)! Da acumulação do condensado solidificado surge aquilo a que chamamos geada!

    É esta a minha opinião. Para mais pormenores sobre a sublimacão da água, nada melhor que pesquisar na internet por um diagrama de fases da água, de eixos pressão x temperatura, traçarmos a pressão atmosférica observada e a temperatura observada e daí facilmente se constata a possibilidade ou não de existir fenômeno de sublimacão! Esta ocorre naturalmente no caso do co2 sólido, já a água é mais difícil..
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Chingula

    Chingula
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    16 Abr 2009
    Mensagens:
    326
    Local:
    Lisboa
    Apresentei apenas alguns aspectos físicos que devem ser considerados, não tive outra intenção senão a de chamar a atenção para isso.
    A formação de geada é um processo Termohidrodinâmico, envolvendo o maior arrefecimento de uma superfície em relação ao ar envolvente (por isso não ser condição necessária a ocorrência de temperatura, do ar, negativa...)
    O melhor exemplo é o da sublimação do vapor de água do ar (à pressão normal) no congelador dos frigoríficos...não carece da passagem pela fase liquida...aparece com uma estrutura cristalina caracteristica, depositada nas zonas de maior arrefecimento do congelador.
    Quando a água congela devido à descida da temperatura forma-se gelo e não geada...(não me refiro à geada negra que já tem a ver com a água na estrutura celular das plantas - a água ao congelar aumenta de volume...)
    A Física da água é muito interessante e complexa...
    Cumpts
     
  4. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,074
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Chingula, a nossa intenção vai sempre no sentido de alcançar mais conhecimento, nem sempre as opiniões são iguais, mas visam sempre enrriquecer o conhecimento de todos. Por isso, tudo é positivo!
    :D

    A Física da água é realmente muito interessante e complexa! Daí que nada melhor que observar um diagrama de fases da água e analisar todas as possibilidades ao variar a pressão e/ou a temperatura. A água tem até um ponto triplo, onde a uma dada pressão e temperatura coexistem as fases gasosa/liquída/sólida.

    Mas para mim, geada branca é água no estado sólido e para tal ocorrer só com temperaturas <=0ºC (pelo menos na gama de pressões a que estamos sujeitos 1013mbar +/-80mbar?!).

    A geada negra ocorre quando o frio é tal que supera a capacidade isolante das folhas das plantas, ficando com aspecto "cozido". Caso a geada negra não tenha aparencia esbranquiçada, é porque a Temperatura de Orvalho é inferior à temperatura ocorrida no solo, sendo ambas negativas (desta forma não ocorreu condensação, apenas congelamento no interior das folhas e charcos de água). Mas o termo geada negra também é usado quando temos geada branca, mas com a condicionante de ter gelado o interior das folhas das plantas.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    A literatura refere que a geada se forma por sublimação, se primeiro se formar orvalho e este congelar, trata-se de orvalho gelado. A geada negra penso que não é geada propriamente dita mas apenas o nome que se dá ao facto das plantas morrerem por acção de temperaturas negativas, que devido à muito baixa humidade quer no ar quer nas próprias plantas para contrariar essa secura, não se formou/depositou a geada branca, foi um processo "invisível", apenas os danos nas plantas.


    Alguns textos que encontrei:

    Question - I would like to know how to determine whether or not frost
    will appear on the ground. I assume you need dew to get frost, and dew is
    dependent on the dew point, which is easy to find information about.
    Basically then, my question is
    how can you estimate ground temperature given air temperature or possibly
    air temperature history? Does heat transfer between the ground and air
    play a significant role?



    Fonte: NEWTON | (Tradução automática)








    Fonte: BOM | (Tradução automática)




    Fonte: Organic Gardening | (Tradução automática)
     
  6. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,074
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    A geada branca ocorre por sublimação da fase gasosa para fase sólida, sim, mas a uma temperatura <=0 na superfície de contacto.

    Como podem verificar no gráfico, a sublimação ocorre quando a pressão (de vapor) da água é inferior a 0.6kPa e quando a temperatura é inferior a 0.01ºC na superfície! Nestas condições, o estado gasoso passa directamente para o estado sólido.

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Chingula

    Chingula
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    16 Abr 2009
    Mensagens:
    326
    Local:
    Lisboa
    Ao passar por estas notas antigas reparo que existe alguma confusão em termos de conceito.
    A geada forma-se por sublimação do vapor de água ambiente sobre superfície "arrefecida" com temperatura inferior à do ponto de geada.
    A temperatura do ponto de geada para qualquer massa de ar é similar à temperatura do ponto de orvalho em relação à condensação.
    O melhor exemplo de formação de geada dá-se nos congeladores dos frigoríficos...é sublimação do vapor de água e não congelação após condensação...neste ultimo caso forma-se gêlo.
     
  8. Ronaldo Coutinho

    Ronaldo Coutinho
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    16 Fev 2006
    Mensagens:
    322
    Local:
    São Joaquim/ 1345 m Brasil
    SOU NOVO (NA REALIDADE VELHO, DESDE 2006 ) NO FÓRUM, POUCO PARTICIPEI.

    ESTAVA LENDO ALGUMAS MENSAGENS SOBRE GEADA.

    PARA ENRIQUECER.

    AQUI JÁ VÍ GEADA.

    COM VENTO FORTE

    COM MÍNIMAS ACIMA DE 10,0 (12,0 NO ABRIGO E -1,0°C NA RELVA, FOI A GEADA MAIS "QUENTE" OBSERVADA AQUI)

    COM NEVOEIRO FRACO

    AQUI COSTUMA TER GEADA COM UMIDADE ENTRE 70/90% (A 1,70 m).

    NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES A GEADA, AQUI, FORMA GEADA COM;

    CALMARIA OU BEM POUCO VENTO.
    CÉU CLARO OU POUCAS NUVENS
    MÍNIMAS/ABRIGO DE 3,0 OU MENOS
    UMIDADE ACIMA DOS 75/85%

    ESPERO TER AJUDADO.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página