Gelo Urbano

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A formação de gelo em meio urbano traz inesperada beleza "natural" a locais onde não é normal ver o fenómeno.
Mas para haver gelo é necessário primeiro haver água, seja ela da precipitação natural ou artificial. Neste último caso em tais situações é natural a pergunta: quem se esqueceu da torneira aberta?
Em segundo lugar tem de ocorrer uma descida de temperatura que traga os valores decididamente abaixo de zero.
Foi esta segunda condição que aliada à primeira proporcionou as seguintes imagens em que o mais inesperado é o local onde ocorreu: no cimo da colina urbanizada de Linda-a-Velha, entre Oeiras e Lisboa, a escassos 1,4Km da costa, 50m acima do vale do jamor, à altitude de 65m. Data: 1 de Março de 2005, imagens captadas às 14:55!

ofiaAdt.jpg

qM6FKgz.jpg

h5JEb5r.jpg

xFiNo4N.jpg

IldWjhf.jpg

YE4f2sZ.jpg

ldWIlRL.jpg

keMOh2F.jpg

vDf6por.jpg

SItZJaq.jpg


Agora que as temperaturas vão começar a ficar propícias, vamos andar à caça destas obras de arte urbana. ;)
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Lembro-me de ver fotos semelhantes da altura por aqui. Algo assim não me lembro de ter voltado a acontecer. Em 2008 também houve sincelo durante 1 semana ou duas na região de Mirandela.

Bons registos :thumbsup:.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Belas imagens StormRic! :thumbsup:

Só a título de curiosidade, no dia de 1 de março de 2005, bateram-se muitos recordes de temperatura negativa no país para o mês de março,
e com a torneira aberta dá esse espectáculo.

Só para perceberem um pouco o frio :cold: :cold: :cold: que estava nesse dia pelo país:

-0,3ºC Lisboa-aeroporto

-4,8ºC Braga

-7,4ºC Tomar-Valdonas

-8,6ºC Bragança

-9,0ºC Trancoso

-10,1ºC Montalegre

-10,2ºC Guarda.

-12,9ºC Penhas Douradas
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Temperatura aos 850 hpa no dia 1/03/2005:

ISO -5 quase até Lisboa :cold:

Rrea00220050301.gif


Circulação de ENE continental bem fria sobre Portugal :cold:

Rrea00120050301.gif
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Obrigado a todos!

Já há muito tempo que queria investigar este fenómeno que ocorreu nesta zona, Linda-a-Velha/Carnaxide.
Lembro-me de no entanto vir no seguimento do dia anterior em que relatos locais davam conta de gelo nas ruas e passeios onde as pessoas escorregavam.
Por isso nesta manhã eu já estava de sobreaviso e assim que ouvi as pessoas a falarem deste sítio em que tinham deixado o sistema de rega ligado e havia gelo por todo o lado dirigi-me logo lá assim que pude (cerca das 15h). Sei que no entanto já foi tarde, muitas das peças artísticas de gelo já tinham feito as delícias de miúdos e graúdos. Parece que os próprios repuxos tinham gelado e havia estalactites de um metro.

Mais alguns dados desse dia:

zfsd.PNG


zzzz.PNG
Belas imagens StormRic! :thumbsup:

Só a título de curiosidade, no dia de 1 de março de 2005, bateram-se muitos recordes de temperatura negativa no país para o mês de março,
e com a torneira aberta dá esse espectáculo.

Só para perceberem um pouco o frio :cold: :cold: :cold: que estava nesse dia pelo país:

-0,3ºC Lisboa-aeroporto

-4,8ºC Braga

-7,4ºC Tomar-Valdonas

-8,6ºC Bragança

-9,0ºC Trancoso

-10,1ºC Montalegre

-10,2ºC Guarda.

-12,9ºC Penhas Douradas

Obrigado pelos registos! Neles, no entanto, esta zona de Oeiras não é incluída na área de temperaturas negativas, fruto talvez de terem considerado que seria uma extensão de Lisboa e ainda por cima estando mais perto do litoral.

Quem estiver habituado a ver o sincelo ou caramelo, como também é chamado, poderá talvez falar de quais as temperaturas necessárias para ocorrer este congelamento maciço. Penso que 0º ou -1º não chegam.
Julgo que a faixa amarela no mapa das temperaturas mínimas foi mal sustentada por verdadeiros registos. Provavelmente foi elaborado só com as estações de Cabo Raso e Cabo Carvoeiro, não sei, era preciso ver os registos de todas as estações da zona.

Ainda tenho muitas mais fotos desse dia e do dia anterior também, com gelo nos campos de Carnaxide (e não era no fundo vale).
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e CptRena

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
  • Gosto
Reactions: Thomar e StormRic

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
A formação de gelo em meio urbano traz inesperada beleza "natural" a locais onde não é normal ver o fenómeno.
Mas para haver gelo é necessário primeiro haver água, seja ela da precipitação natural ou artificial. Neste último caso em tais situações é natural a pergunta: quem se esqueceu da torneira aberta?
Em segundo lugar tem de ocorrer uma descida de temperatura que traga os valores decididamente abaixo de zero.
Foi esta segunda condição que aliada à primeira proporcionou as seguintes imagens em que o mais inesperado é o local onde ocorreu: no cimo da colina urbanizada de Linda-a-Velha, entre Oeiras e Lisboa, a escassos 1,4Km da costa, 50m acima do vale do jamor, à altitude de 65m. Data: 1 de Março de 2005, imagens captadas às 14:55!

ofiaAdt.jpg


Agora que as temperaturas vão começar a ficar propícias, vamos andar à caça destas obras de arte urbana. ;)
Espetaculares estas fotos! Nos EUA vi algumas vezes, o que eles chamam de "freezing rain". Cá pelo nosso cantinho é mesmo uma raridade. Lembro-me de ver algo semelhante no chafariz do miradouro de São Pedro de Alcântara há alguns anos.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mais algumas imagens de pormenores do gelo de 1 de Março de 2005 em Linda-a-Velha (Oeiras).

Estalagmites no chão:
ND0H95D.jpg


"Caverna" de gelo:
so6NQaV.jpg


"bonequinho"...
IjleU2g.jpg


"Rua Coelho da Rocha"
or0F3g7.jpg


"garça"
Q0ZY8As.jpg


(...) :rolleyes:
e8NdWqa.jpg


Ih4PWKa.jpg


havia relatos de estalactites que pendiam de uma palmeira e que tinham "vários" metros (foram logo as primeiras a serem levadas)
CceFpsT.jpg


folha que descongelou e se libertou do peso, mas as estalactites que dela pendiam e cujas extremidades tocavam outras folhas embaixo, permaneceram no lugar:
Aav6TFl.jpg


outra "ave de pescoço longo":
pPFci28.jpg
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
StormRic, como bem o disseste o sistema de rega estava ligado e proporcionou esse belo espectáculo.
Para se ver algo semelhante num fenómeno natural Sincelo (condições atmosféricas adequadas) "temos" de ir para o nordeste transmontano (principalmente).
Com temperaturas negativas inferiores a -2/3ºC e nevoeiro nos vales transmontanos deve ser lindo de ver...
Temos vários relatos aqui no fórum, julgo que o Dan tem variadíssimas fotos desse fenómeno.
Só para terminar, no ano de 2005, o mês de março teve uma anomalia positiva e o país sofria de seca moderada a extrema,
deixo aqui o link do relatório mensal (na altura do IM) do mês de março de 2005:
http://www.ipma.pt/resources.www/do...obmRse/cli_20050301_20050331_pcl_mm_co_pt.pdf

p.s. Reparem na quantidade de páginas que o relatório mensal tinha em 2005, mais do dobro do que actualmente.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
StormRic, como bem o disseste o sistema de rega estava ligado e proporcionou esse belo espectáculo.
Para se ver algo semelhante num fenómeno natural Sincelo (condições atmosféricas adequadas) "temos" de ir para o nordeste transmontano (principalmente).
Com temperaturas negativas inferiores a -2/3ºC e nevoeiro nos vales transmontanos deve ser lindo de ver...
Temos vários relatos aqui no fórum, julgo que o Dan tem variadíssimas fotos desse fenómeno.
Só para terminar, no ano de 2005, o mês de março teve uma anomalia positiva e o país sofria de seca moderada a extrema,
deixo aqui o link do relatório mensal (na altura do IM) do mês de março de 2005:
http://www.ipma.pt/resources.www/do...obmRse/cli_20050301_20050331_pcl_mm_co_pt.pdf

p.s. Reparem na quantidade de páginas que o relatório mensal tinha em 2005, mais do dobro do que actualmente.

Já vi duas definições de sincelo que são fenómenos distintos: congelamento e deposição das microgotículas de nevoeiro de encontro a uma superfície por um lado, e congelamento da água da chuva escorrendo dos beirais por exemplo. Julgo que a segunda tem o nome popular de "caramelo" e aquilo que estas fotos mostram será um fenómeno deste último tipo. Para o sincelo é necessário nevoeiro, logo uma humidade relativa de 100% ou quase, enquanto que o caramelo ocorre até com ar muito seco pois não é a água em suspensão na atmosfera que congela mas sim a água que já estava depositada ou em escorrência. Corrijam-me se estiver errado, a minha experiência deste fenómenos é muito escassa, lembro-me de ver sincelo na Serra da Estrela, na Torre, que eram esculturas do vento e do nevoeiro e de ver pingentes de caramelo nas zonas sombrias das rochas nas Penhas Douradas.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena