Geografia

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Para minha surpresa hoje, nunca tinha ouvido (neste caso, lido) tal coisa, para mim, o (parte do) ribatejo nunca pertenceu ao alentejo.
Faz-me confusão, pois sou ribatejano de gema, e nunca, mas nunca, li e ouvi na comunicação social nacionais ou regionais, ou outros orgãos, que Santarém pertencia ao alentejo... :huh: :disgust:
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,157
Local
Belas
A NUTS europeia não transparece muitas vezes a realidade regional, digamos de cariz história e cultural. São fronteiras desenhadas de propósito, apenas para fins estatísticos. Sim, para fins estatísticos, Santarém é contabilizada para a região NUTS II Alentejo, e isso foi feito provavelmente de propósito de modo a que a população do Alentejo "parecesse maior", o que implica mais investimentos por parte da UE.

Já foi discutido recentemente a divisão da Area Metropolitana de Lisboa, para excluir a península de Setúbal e criar a sua própria "NUT", de forma a que consiga mais investimento europeu.

Santarém será sempre Ribatejo para todos nós, mas para o dinheiro europeu e estatísticas fica pelo Alentejo.
 

luigilias

Cirrus
Registo
15 Set 2021
Mensagens
13
Local
Abrantes
Santarém será sempre Ribatejo para todos nós, mas para o dinheiro europeu e estatísticas fica pelo Alentejo.
Poderá continuar a ser assim para nós, mas o que as crianças aprendem na Escola, pelo país fora e há quase duas décadas, é que municípios como Santarém, Golegã e Rio Maior pertencem à região do Alentejo! O mesmo acontece com muitos estrangeiros que se mudam para a região...
Aconteceu-me há poucos meses: falar com um casal de jovens com 20 anos que se preparava para ir passar o fim de semana num monte alentejano que a família dele tinha recentemente comprado... em Rio Maior!
Mais cedo ou mais tarde a estatística consolida-se como referência.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Epá, eu não sei o que ensinam na escola agora, eu tenho pouco mais de duas décadas de idade e nunca fui ensinado que essa zona era o Alentejo.

Muito pessoal de 20 anos não tem a melhor literacia geográfica, digamos...
Eu também sempre aprendi que o Ribatejo era uma região e o Alentejo era outra. Nunca na minha vida tinha ouvido dizer que o distrito de Santarém também era considerado Alentejo. :lol:
Quando se passa o concelho de Abrantes, um pouco antes de Gavião aparece uma placa onde diz “Alentejo” e o mesmo deve acontecer noutros concelhos fronteiriços com o Ribatejo. Para mim o Alentejo sempre foi os distrito de Portalegre, Évora, Beja e Setúbal e sempre será. No caso deste último, apenas a Península de Setúbal não integra a região.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Para minha surpresa hoje, nunca tinha ouvido (neste caso, lido) tal coisa, para mim, o (parte do) ribatejo nunca pertenceu ao alentejo.
Faz-me confusão, pois sou ribatejano de gema, e nunca, mas nunca, li e ouvi na comunicação social nacionais ou regionais, ou outros orgãos, que Santarém pertencia ao alentejo... :huh: :disgust:
Como o @guisilva5000 já explicou, é uma agregação "forçada" para fins estatísticos e afins.
Culturalmente, pelo menos para os que assim aprenderam, será sempre Ribatejo. Eu, como tu, considerar-me-ei, sempre um ribatejano de gema, e saberei sempre distinguir/sentir quando estou no "Ribatejo" ou no "Alentejo".
Nada contra o Alentejo, no entanto, já que tenho 50% de costelas alentejanas e uma ligação emocional muito grande ao território, gentes e cultura :)
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,343
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Eu apesar de ter um pouquinho costelas alentejanas já dos meus avós, tenho 28 anos e sempre cresci em Coruche e arredores (ainda por cima sou do lado oeste do concelho portanto sou a parte do concelho mais perto do Tejo, Salvaterra, Benavente e por ai vai, conheço muito melhor o oeste do que leste) e nasci no hospital de Santarém, vou me sempre considerar Ribatejano de gema, nunca alentejano, nem me passa pela cabeça isso, é uma coisa que não cabe na minha cabeça agora ser alentejano (nada contra os alentejanos). O clima acaba por ser parecido de extremos, muito quente no verão e bastantes geadas no inverno, o relevo também (a parte a sul do Tejo) mas de resto nada identifico semelhanças ao alentejo, até a flora consigo distinguir quando me estou a aproximar do Ribatejo, por exemplo se for para sul na direção de Montemor e Évora, nitidamente há uma linha que separa a flora em Lavre, de Lavre para cá (muitos eucaliptos, pinheiros mansos, muitos sobreiros ao molho) e depois de Lavre para lá (começa a surgir aquela paisagem já mesmo típica alentejana)

PS: uma coisa que não gosto é quando me perguntam de onde sou e digo de Coruche e responde "ah lá para o alentejo ne" fico fulo :p nada contra o Alentejo, mas detesto que me chamem alentejano
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Tal como o @guisilva5000 afirmou, tendo em vista uma distribuição mais equitativa dos fundos europeus, até porque as sub-regiões da Grande Lisboa e da Península de Setúbal eram muito ricas, desfez-se a antiga NUTS II de Lisboa e Vale do Tejo e:
  • Para a Região do Centro transitaram as sub-regiões do Oeste e Médio Tejo;
  • Para a Região do Alentejo passou a Lezíria do Tejo (Ribatejo);
  • As sub-regiões da Grande Lisboa e da Península de Setúbal mantiveram-se e surge a Região da Área Metropolitana de Lisboa;
Agora, isto nada tem a ver com o que é reconhecido culturalmente. Não se pode misturar as coisas.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Quando se passa o concelho de Abrantes, um pouco antes de Gavião aparece uma placa onde diz “Alentejo” e o mesmo deve acontecer noutros concelhos fronteiriços com o Ribatejo.
Mas Abrantes fica no Médio Tejo, ou seja, na NUTS II Centro, não fica na NUTS II Alentejo. :)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mais sorte nesse aspecto tem o litoral andaluz, entre Málaga e Almeria, com a Serra Nevada em pano de fundo.
Olha que não... As serras costeiras no litoral andaluz entre Málaga e Almeria, na maioria do trajeto, impedem que se veja a Serra Nevada. Só mesmo na zona de Motril/Salobreña (por causa do vale que sobe até Granada, que tem paisagens majestosas) e na zona de Roquetas del Mar (por causa da planície costeira, onde se encontram as estufas todas) é que dá para ver a Serra Nevada desde a costa, caso contrário é impossível.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,165
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Olha que não... As serras costeiras no litoral andaluz entre Málaga e Almeria, na maioria do trajeto, impedem que se veja a Serra Nevada. Só mesmo na zona de Motril/Salobreña (por causa do vale que sobe até Granada, que tem paisagens majestosas) e na zona de Roquetas del Mar (por causa da planície costeira, onde se encontram as estufas todas) é que dá para ver a Serra Nevada desde a costa, caso contrário é impossível.
Certo, a minha frase referia-se a esta parte do texto:
Tivéssemos nós estas altitudes e certamente nevaria bastante mais e com mais frequência.

A nossa Serra da Estrela chega aos 1993m, as montanhas da foto passam dos 2000 m.
Ou seja, ter neve ali perto, numa distância como de Lisboa a Sintra. Ver-se a neve desde as áreas metropolitanas das cidades costeiras depende realmente do local, tal como só de certos pontos da AML se vê Sintra. :) (mas sabemos que está lá...)
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial