Gerês - Agosto 2008

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Ora muito bem... como sabeis, estive no Gerês á uns dias, e não poderia deixar de relatar, aqui, em fotografias, a minha viagem...:D


Partida de Lisboa-Santa Apolónia, ás 14:00 de dia 22, no CPA 4004, que viria a avariar perto de Vila Nova de Gaia, sendo preciso mudar de comboio, para depois prosseguir até Braga...

10812kw5.jpg


Pelas 20:30, chegámos a Vilar da Veiga, Terras de Bouro, Gerês! Local onde já tinha estado em 2001, e, onde agora pude disfrutar do mesmo local, estes anos depois...:)

10872ol4.jpg


10881jk5.jpg


10884al7.jpg


O novo dia nasce! Este dia será de caminhadas, pela Vila do Gerês, e pelo parque nacional...

10886ao3.jpg


10889tt6.jpg


10895ri1.jpg


10907zc3.jpg


Antes de irmos á Vila, passámos ainda pelas pontes, e pela praia fluvial, muito boa, por sinal...:D

10928ge7.jpg


10930ax2.jpg


10932xo7.jpg


Apanhamos o Autocarro e chegamos á Vila! Aí, almoçamos, e depois vamos para o parque (um parque, que julgo já pertencer ao parque nacional, mas que está práticamente integrado na Vila, e no qual se tem de pagar para entrar...):hehe:

10958yy1.jpg


10960zp0.jpg


10962vc6.jpg


O parque...

10975uo0.jpg


10979sx7.jpg


10989js4.jpg


De regresso á Vila...

11005cs6.jpg


E de regresso a "casa"...

11017cv6.jpg


11023ln0.jpg


Vem a noite...

E mais um dia nasce! (Peço desculpa... coloquei, no copyright das fotos, como sendo de dia 23, mas são de dia 24;))

11029pi8.jpg


Sempre que vinhamos cá fora, tinhamos isto mesmo á frente do nariz!:D:D

11035jx5.jpg


Este dia foi dedicado á prática balnear fluvial...:p

11041id4.jpg


11042wv8.jpg


Começam então a aparecer alguns cumulus, que, com o evoluir do dia, se tranformam em belos cumulus congestus!

11077kp6.jpg


11084yj2.jpg


11094ox8.jpg


Mais um dia acaba e mais um dia nasce... logo de manhã apanhamos o autocarro para Braga...

Lá... apanhamos o CPA 4005, com destino a Lisboa-Santa Apolónia

11128jg1.jpg




Por volta das 19:00, chegámos cá...:D
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Belo sítio, mais um local para colocar na lista para visitar.:D
Excelente reportagem Gil:thumbsup:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Um dos sitios mais bonitos de Portugal, e Natureza em bruto:)
Exelente reportagem Gil:thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O novo dia nasce! Este dia será de caminhadas, pela Vila do Gerês, e pelo parque nacional...

10886ao3.jpg

Nem a 5km em linha recta estavas de mim. E não combinámos.:D
No entanto nunca nos chegámos a ver por lá.

Eu andei em reconhecimento profundo pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês. Saía de manhã com o nascer do sol e só voltava ao final do dia.
Fui a lugares incríveis. Cascatas, algumas, de difícil acesso. Lugares já falados aqui no fórum, como Leonte, Portela do Homem, Pitões das Júnias, Lamas de Mouro, Lindoso, Soajo, etc, etc... Acho que pouco me escapou.

O parque é sem dúvida um mundo aparte.
Os declives, a vegetação, as vacas no meio da estrada ao virar da curva...
Só pensava nos microclimas de cada encosta. Como seria interessante estuda-las ao nível climático.
Quando passei em Leonte e na Portela do Homem, lembrei-me do nosso amigo Grannevada. Ainda fiquei nostálgico a lembrar a memória do nosso forista.

Não conhecia o Gerês, mas sempre soube que era um lugar pelo qual me apaixonaria. E assim foi. Tenho milhares de fotos. Amanhã ou depois acrescento aqui algumas.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Obrigado pelos comentários pesoal! Foi a 1ª vez que fui ao Gerês com uma máquina fotográfica...:D

Nem a 5km em linha recta estavas de mim. E não combinámos.:D
No entanto nunca nos chegámos a ver por lá.

Bem...sempre pensei que estivesses mais longe...:D
Venham então as fotos!:thumbsup:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Grandes fotos Gil. Captaste muito bem a essência do Gerês. Para quem nunca foi ao Gerês essas fotos dão uma bela ideia :thumbsup:


Nem a 5km em linha recta estavas de mim. E não combinámos.:D
No entanto nunca nos chegámos a ver por lá.

Eu andei em reconhecimento profundo pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês. Saía de manhã com o nascer do sol e só voltava ao final do dia.
Fui a lugares incríveis. Cascatas, algumas, de difícil acesso. Lugares já falados aqui no fórum, como Leonte, Portela do Homem, Pitões das Júnias, Lamas de Mouro, Lindoso, Soajo, etc, etc... Acho que pouco me escapou.


Então passa-se a escassos 20 km da minha casa e não avisas? Olha que para a próxima digo ao guarda do parque para te cobrar portagem :)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Então passa-se a escassos 20 km da minha casa e não avisas? Olha que para a próxima digo ao guarda do parque para te cobrar portagem :)

Acho que foi menos que os 20km...:D

Castelo de Melgaço:


Vale do Minho:


E com direito a almoço junto ao Solar do Alvarinho.
Claro, que uma refeição assim ligeira, porque se é jovem e tal, e até estava calor e não se podia comer muito.
Umas sandochas do ecomarché, 1,5L de sumo de maçã, umas pêras, e segui caminho, até à foz do Minho.

Quanto à portagem, foi a única que paguei este verão todo. Mas aprendi que se entrasse no parque antes das 9h já não pagava os 1,5€ de portagem. :lol:



Bem, Gil, ontem acabei por nem fazer um comentário directo às tuas fotos.
Acho a foto da ponte magnifica! Essa passou-me ao lado. Não tenho nenhuma da ponte.:hehe:
E aquele nascer do dia está digna de um postal da região!:)
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Ena! Estiveste mesmo em Melgaço!! E tiraste umas excelentes fotos, essas sim, dignas de postais!:D

Eu cá... sem carro e com "pouco tempo" não me afastei muito da Vila do Gerês... fica para uma próxima...


Talvez para um encontro aí pelo norte, nas férias do Natal:D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ena! Estiveste mesmo em Melgaço!! E tiraste umas excelentes fotos, essas sim, dignas de postais!:D

Eu cá... sem carro e com "pouco tempo" não me afastei muito da Vila do Gerês... fica para uma próxima...


Talvez para um encontro aí pelo norte, nas férias do Natal:D

No inverno não sei se me aventurava tanto.
Mas ver aqueles cumes das serras cheios de neve, e ver as cascatas a transbordar deve ser algo surreal...:rolleyes:

Temos de lá voltar!;)