Grande Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nas Caraíbas a sul da Republica Dominicana formou-se a Tempestade Tropical GUSTAV.
Os antecedentes do GUSTAV estão no tópico genérico Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2008).

Um avião de reconhecimento acabou de registar ventos que permitem a classificação do sistema como Tempestade Tropical e já não muito longe da classificação de Furacão.

gustav.jpg


No curto prazo o maior problema será no Oeste da Rep.Dominicana e sobretudo no Haiti que como sabemos não lida nada bem com sistemas tropicais. Há sinais de se estar a intensificar bastante, teremos que esperar mais um pouco pela previsão do NHC agora com novos dados do avião mas não surpreenderia se no próximo aviso já preverem um Furacão antes do Haiti.


-------------
Informação
Para o seguimento da época de furacões no Atlântico consulte também o tópico «Links Úteis e Climatologia da Época de Furacões no Atlântico» com dezenas de link's para imagens de satélite, modelos, observações, radares e serviços nacionais de meteorologia.

-------------
Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade.
Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do NHC (National Hurricane Center) ou outras entidades com essa função.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Aí está uma actualização e com a previsão já de Furacão.

181113W_sm.gif
[/IMG]

WTNT62 KNHC 251803
TCUAT2
TROPICAL STORM GUSTAV TROPICAL CYCLONE UPDATE
NWS TPC/NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL072008
200 PM EDT MON AUG 25 2008
REPORTS FROM AN AIR FORCE HURRICANE HUNTER AIRCRAFT INDICATE THAT
TROPICAL DEPRESSION SEVEN HAS STRENGTHENED TO BECOME TROPICAL STORM
GUSTAV WITH MAXIMUM WINDS NEAR 60 MPH...95 KM/HR. A SPECIAL
ADVISORY WILL BE ISSUED WITHIN THE NEXT 30 MINUTES TO UPDATE THE
INTENSITY FORECAST AND WATCHES AND WARNINGS FOR HISPANIOLA.


Há pelo menos um membro (bequinha) do forum neste momento na Rep.Dominicana e que está em La Romana.

romana.jpg



A esta hora estará a começar a ver bastante chuva e trovoada de uma banda convectiva. Mas à partida não será muito mais do que muita chuva pois já está fora dos limites de vento mais intenso e a Tempestade vai-se deslocando para noroeste apesar de estar previsto que se intensificará.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Aqui vai então uma análise ao GUSTAV, situação actual e do que se pode esperar para os próximos dias.

gustav-1.jpg


Situação actual
O Gustav nesta altura é um Furacão Cat1. Tem vindo a intensificar-se e as imagens mostram um CDO (Central dense overcast) já bem constituído. Vai trazer já hoje problemas graves ao Haiti, um país pobre, que como temos visto até umas trovoadas causam mortos pois é um país mal preparado para estas coisas.


Futuro

Como referi ontem, havia bastante incerteza quanto ao trajecto e o NHC referiu isso mesmo nas discussões.
Havia várias hipóteses que poderiam ter grandes implicações sobre o futuro do Gustav, nomeadamente um trajecto sobre Haiti e Cuba que não o deixaria intensificar muito devido à interacção com Terra, seria um cenário idêntico à Tempestade Tropcial Fay que nunca conseguiu chegar a Furacão devido a estar sempre com um "pé" na água e outra em terra.

Outra hipotese, seria um trajecto mais pela água, ou seja, não indo tanto para norte. Essa possibilidade é bastante mais perigosa pois a água está muito quente nessa zona, como podem ver na imagem a seguir. E tudo indica que será isso que vai acontecer. Ao contrário da tempestade Tropical Fay, o Gustav aparentemente não vai ser afectado pelas montanhas da Hispaniola nem por Cuba, de previsão em previsão a tendência é cada vez mais para Oeste e menos para norte.

Esse cenário é propício ao desenvolvimento de um furacão intenso, para já a previsão oficial é de Categoria 3, mas poderá ser superior.

Calor acumulado na água

och-3.gif





Trajecto oficial:
A previsão do trajecto oficial neste momento é este:

084813W_sm.gif



No entanto os modelos apontam para um trajecto ainda mais para oeste, em direcção ao Yukatan do México, ou até mais para sul, como indica o GFS. O NHC na discussão refere isso mesmo, a "guidance" aponta para um trajecto rumo ao Yukatan mas eles mantém para já esta previsão actual mais algum tempo e por cautela vão esperar provavelmente mais uma saída dos modelos.



Modelos:


modelos-4.gif


Ensemble do GFS
O GFS mete o Gustav ainda mais para sul

gfs-22.gif




ECMWF
O ECM no run da meia noite tem o Gustav no Yukatan no Domingo

ecm-11.gif


Intensidade:
A previsão oficial aponta para que Gustav chegue a Furacão Categoria 3 no próximo sábado a sul de Cuba.

Dos modelos tropicais há bastante divergência. O GFDL tem o Gustav como Cat5 e o HWRF como Cat3, talvez para já um cenário mais plausível neste trajecto. Chamo a atenção para a grande falibilidade dos modelos quanto a intensificação. O GFDL por vezes está muito bem, penso que foi o único que inicialmente pôs a Bertha como furacão Cat3, mas por exemplo com a Fay foi uma desgraça, muitas vezes tinha a Fay como Furacão e ela nunca o chegou a ser.


GFDL

gfdl-4.gif


HWRF

hwrf-4.gif





Conclusão
De Cuba ao México, todos tem que seguir com atenção as previsões pois podemos ter pela frente um Furacão bastante intenso e ainda não há grandes certezas de para onde irá e qual é a intensidade que acabará por ter. E depois no Golfo do México será outro capítulo conforme o que se passe até lá.
 

ritagomes

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
7
Local
Valença
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Vince, vou para Havana sexta-feira.
Estou muito preocupada com o furacão Gustav.:angry:

Segundo o que percebi, :eek: há grandes probabilidades do Gustav se dirigir mais para Oeste ou até mais para Sul. Se assim for, o Gustav poderá não afectar o funcionamento do aeroporto de Havana. Estou certa?

Em que dia será afectado o Norte de Cuba (Havana e Varadero)?

Apartir de que dia (mais ou menos) passará o sol a brilhar no norte de Cuba?

Obrigada!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

O Gustav fez landfall há pouco no Haiti. Tem a pressão estimada em 992mb.

Tem uma forma bastante assimétrica pois as montanhas da Hispaniola (algumas com 3000 m) afectam-lhe bastante a circulação. Provavelmente devido a isso nas próximas horas não se intensificará, só quando se libertar do Haiti à medida que for indo para Oeste, encontrando então águas muito quentes e menos Terra.


gustav-2.gif



Vince, vou para Havana sexta-feira.
Estou muito preocupada com o furacão Gustav.:angry:
Segundo o que percebi, :eek: há grandes probabilidades do Gustav se dirigir mais para Oeste ou até mais para Sul. Se assim for, o Gustav poderá não afectar o funcionamento do aeroporto de Havana. Estou certa?

A previsão oficial mantém-se idêntica, não esquecendo o cone de incerteza:

a-18.gif


Havia uma tendência mais para sul que o NHC não seguiu, e aparentemente bem, pois os modelos voltaram a regressar ao trajecto previsto pelo NHC.

b-13.gif


Se a previsão se mantivesse seria um Furacão Cat3 com o centro a passar a cerca de 210km a sul de Havana, ou a 240 km a norte de Cancun, uma margem pouco confortável dada a incerteza a tantos dias para ambos os locais. Uma pequena alteração do trajecto pode melhorar ou piorar bastante a situação de determinado local.


Em que dia será afectado o Norte de Cuba (Havana e Varadero)?

Dá para ver no mapa posto acima da previsão do NHC, tem os dias em inglês (Fri=Friday, Sat=Saturday,etc) e as horas (em EDT).


A partir de que dia (mais ou menos) passará o sol a brilhar no norte de Cuba?

De acordo com a previsão, só a partir de Domingo, isto se não for um furacão muito grande, pois se for poderá haver bandas laterais a continuar a afectar com chuva durante mais tempo, talvez até 2ªfeira.

Mas isto são previsões, e ainda a muitos dias, o trajecto e a intensidade pode evoluir. Como referi na resposta que lhe dei de manhã, não seria má ideia ir falando com a sua agência pois poderá nem sequer poder ir para Cuba na 6ªfeira, e é bom alguém das agências vá pensando em alternativas caso se confirmem ou agravem as previsões.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Furacão "Gustav" põe Cuba em alerta

O diretor de previsões do Instituto de Meteorologia de Cuba, José Rubiera, anunciou que o furacão "Gustav", que se desloca hoje pelo Caribe rumo ao Haiti, se "tornou bastante perigoso" para todo o país. Segundo o instituto, "Gustav" ganhou força hoje e, às 13h (Brasília) estava a cerca de 350 quilômetros do sudeste de Guantánamo, no extremo oriental de Cuba, e "agora seus ventos máximos sustentados são de 150 km/h, com seqüências superiores".
O ciclone "se tornou bastante perigoso para todo o país, fundamentalmente para o leste de Cuba e, após alguns dias, a ameaça seria para a parte oeste", disse Rubiera. É possível que "Gustav" percorra a costa sul de Cuba como furacão de nível 3 e 4 na escala Saffir-Simpson e, alguns especialistas, acreditam que possa chegar ao nível 5, número máximo.
As autoridades cubanas alertaram sobre o perigo de chuvas intensas em zonas montanhosas e no litoral sul, com possíveis inundações e deslizamentos de terra desde a manhã de quarta-feira, especialmente nas províncias de Guantánamo e Holguín. Segundo a imprensa oficial local, já foram listados albergues, transportes, alimentos, remédios e médicos que, em uma situação de emergência, poderiam ajudar a evitar mortes.

G1

Furacão "Gustav" atinge o Haiti

O olho do furacão "Gustav", com ventos máximos de 150 km/h (categoria 1), chegou hoje ao sudoeste da península do Haiti, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Os meteorologistas do órgão, com sede em Miami, informaram que, às 15h (de Brasília), o olho do "Gustav" estava cerca de 60 quilômetros a sudoeste de Porto Príncipe e a aproximadamente 310 quilômetros do sudeste de Guantánamo, em Cuba.
O "Gustav", terceiro ciclone da atual temporada de furacões no Atlântico, se movimenta em direção oeste-noroeste, a uma velocidade de translação de 16 km/h, informou o NHC. Segundo esta trajetória, o olho do furacão deverá atravessar a península do Haiti durante a "tarde de hoje" e se aproximar "do sudeste de Cuba amanhã".
Rebeca Waddington, meteorologista do NHC, disse que o "Gustav" tem força para virar um furacão de categoria 2 antes de atingir Cuba e, depois, se transformar em um ciclone de categoria maior (3,4 ou 5). "É possível que supere a categoria 3" na escala de intensidade de Saffir-Simpson, que vai até 5, em seu avanço pelo Caribe, acrescentou a especialista.
A meteorologista informou que ainda é cedo para dizer se o "Gustav" chegará a atingir os Estados Unidos. Porém, disse que esta possibilidade existe e que parte do estado da Flórida pode ficar em seu caminho.
Embora se espere que o "Gustav" perca um pouco de força durante sua passagem pelo Haiti, o NHC prevê que o fenômeno ganhe intensidade à medida que que aproximar do leste de Cuba. Na República Dominicana, está em vigor um aviso de furacão (passagem do ciclone em 24 horas), de Barahona até Le Mole St. Nicholas, no Haiti.
O Governo de Cuba também emitiu um aviso de furacão para as províncias de Guantánamo, Santiago de Cuba e Granma. Além disso, o estado de vigilância para ciclone permanece nas províncias de Holguín e Las Tunas. Outro país que também se encontra sob vigilância para furacões é a Jamaica.
Segundo o NHC, o "Gustav" provocará fortes chuvas na República Dominica e no Haiti, países que na semana passada foram atingidos pela tempestade "Fay". Ainda de acordo com os meteorologistas, as intensas chuvas podem causar deslizamentos de terra e inundações.

G1
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Como acima referido pelo Vince, as montanhas da Hispaniola serviram de travão à intensificação do Gustav. Durante a noite desceu de intensidade para a categoria de tempestade tropical com ventos na ordem dos 95 km/h.
A pressão subiu para os 998hpa. Deverá ainda hoje retomar à categoria de furacão à medida que se desloca para Oeste - Noroeste a cerca de 7km/h.

Quanto à precipitação segundo o NHC:
GUSTAV IS EXPECTED TO PRODUCE TOTAL RAINFALL CCUMULATIONS OF 6 TO 12 INCHES(150 a 300mm) ( OVER HISPANIOLA...EASTERN CUBA... JAMAICA... AND THE CAYMAN ISLANDS...WITH ISOLATED MAXIMUM AMOUNTS OF UP TO 25 INCHES (635mm) POSSIBLE.

Satélite:
rbl120027zl6.jpg


Possíveis trajectos
semttulo1de0.png


Potêncial máximo de intensidade em HPA
semedttulo1jb5.png


025013wsmee0.gif
 

ritagomes

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
7
Local
Valença
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Fui à agência para saber informações relativamente à minha viagem para Cuba. Não me souberam dizer nada... :huh: Somente me disseram que em principio se realizaria... Não me deram outro destino! :(

Sexta feira lá vou eu para o aeroporto para embarcar no voo para Havana. O voo está previsto chegar às 19h (hora local)... Na sexta feira o Gustav estará muito perto de Havana, não?!

Não há probabilidades de, quando o Gustav entrar em contacto com o mrr, mudar a sua rota mais para sul?
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Fui à agência para saber informações relativamente à minha viagem para Cuba. Não me souberam dizer nada... :huh: Somente me disseram que em principio se realizaria... Não me deram outro destino! :(

Sexta feira lá vou eu para o aeroporto para embarcar no voo para Havana. O voo está previsto chegar às 19h (hora local)... Na sexta feira o Gustav estará muito perto de Havana, não?!

Não há probabilidades de, quando o Gustav entrar em contacto com o mrr, mudar a sua rota mais para sul?




Vou utilizar uma palavra que só se deve dizer algumas vezes e esta será essa vez. Nunca, as probalidades são sempre para nordeste, e desculpa de te informar, desculpa de ser frio e racional, mas esta altura é a pior de todas de tirar férias para as caraibas(não só pelas tempestades, como também temperatura versus humidade).
Poderá-se dizer que só agora pode tirar férias nesta altura do ano mas existe a Europa com sitios quentes e com as suas aguas.:)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Barahona ,no extremo sudoeste da República Dominicana ( a região mais próxima do centro do Gustav) já registou 150 mm de precipitação em 12 horas (das 20h de ontem às 8h de hoje-hora local).
Do Haiti, não há registos disponíveis.Como sempre.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Defacto esta é uma das piores alturas do ano para ir às Caraibas...

O GUSTAV pode vir a ser muito preocupante para algumas cidades do Sul dos Estados Unidos, como New Orleans:(. A actual previsão indica que irá atravessar as águas quntes do Golfo do México, que o vão fortalecer bastante
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Fui à agência para saber informações relativamente à minha viagem para Cuba. Não me souberam dizer nada... :huh: Somente me disseram que em principio se realizaria... Não me deram outro destino! :(

Sexta feira lá vou eu para o aeroporto para embarcar no voo para Havana. O voo está previsto chegar às 19h (hora local)... Na sexta feira o Gustav estará muito perto de Havana, não?!

Não há probabilidades de, quando o Gustav entrar em contacto com o mrr, mudar a sua rota mais para sul?

O Gustav abrandou o passo e já não estaria mais próximo de Havana na Sexta-feira mas sim no sábado.

Baseando-me nas previsões oficiais, vou tentar explicar o que teria pela frente. Com este abrandar provavelmente conseguiria aterrar em Havana na Sexta-feira mas presumo que já com algum mau tempo, pelo que tenho algumas duvidas se seria possível ou não.

gustav-3.gif


Como está previsto, a situação não seria demasiado complexa em Havana, o centro passaria a cerca de 160km a sul/sudoeste, e num furacão os ventos mais destruidores estão próximos do centro e para já o Gustav não tem previsto um windfield muito alargado.

Em Havana (com estas previsões) haveria ventos próximos ou equivalentes de tempestade tropical, ou seja, passaria a noite de sexta e todo o dia de sábado e madrugada de domingo com chuva intensa e com ventos constantes de no mínimo de 70km/h, provavelmente superior.

Não sendo nada de radical, também não é nada agradável para quem quer passar férias, e passar mais de um dia inteiro fechado num hotel a ouvir ventos constantes é uma coisa que costuma desgastar bastante.

Mas como referi muitas vezes, isto são as previsões, neste caso oficiais, e algumas coisas ainda podem mudar.

Para já vamos ver como amanhã o Gustav consegue ou não reorganizar-se pois durante toda a noite e dia de hoje tem tido algumas dificuldades, mas que já eram previstas embora não tanto.

Depois é o trajecto e a intensidade, se ele for mais para norte devido a Cuba, será mais fraco mas no seu caso seria irrelevante pois sendo mais fraco passaria mais próximo, a não ser que fosse uma viragem mais supreendente que parece pouco provável. Se for mais para sul, seria bom para Cuba e mau para o Yukatan.
A tendência das últimas previsões tem sido ele ir mais para norte, embora muito muito ligeiramente.

Vá acompanhando as previsões.
 

ritagomes

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
7
Local
Valença
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Obrigada pelas respostas...

Não são nada animadoras...:(

Vou "rezar" para que mude a trajectória, dirigindo-se mais para sul...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Uns 20 mil evacuados nas províncias do leste diante da aproximação de Gustav

gustav-cono2.jpg

UMAS 20 mil pessoas foram evacuadas até a terça-feira, 26 de agosto, no leste de Cuba, diante da aproximação do furacão Gustav, agora convetido em tormenta tropical mas com possibilidades de ganhar novamente intensidade. Ao redor de 90 turistas estrangeiros foram transferidos do litoral de Santiago de Cuba (sudeste) para um hotel dessa cidade.
Santiago de Cuba, uma das seis províncias orientais mobilizadas, evacuou cerca de 11 mil pessoas para lugares mais seguros, como casas de amigos e parentes, ou albergues públicos habilitados com comida, atendimento médico e condições de vida, segundo divulgou a Agência de Informação Nacional.
Em Las Tunas, 2.300 pessoas foram evacuadas, segundo o noticiário noturno, que também afirmou que ao menos 1.700 pessoas foram evacuadas em Ciego de Ávila (centro), sem precisar os milhares de Holguín, Guantánamo, Granma e Camagüey.
Em todas essas províncias, em estado de "alerta", decretado pela Defesa Civil, procede-se com urgência ao translado do gado para lugares altos, à preservação de prédios e recursos, e à limpeza de esgotos e sarjetas.
Após passar pelo extremo oeste do Haiti, Gustav deixou um saldo de um óbito, chuvas torrenciais e ventos fortes.
O resto da Ilha acompanha com atenção o furacão, que poderia ganhar intensidade em seu avanço pelas cálidas águas do mar do Caribe.

Granma Internacional
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Não são nada animadoras...:(

Não desanime tanto, há coisas piores, como por exemplo já estar lá e surgir algo de rápido e inesperado a meio da estadia. Está portanto numa posição mais confortável, não foi ainda para lá e tem ainda oportunidade de nos próximos dois dias acompanhar a evolução das previsões e se existir realmente a previsão de um furacão perigoso na véspera julgo que a companhia aérea e/ou agência nem sequer voaria para lá, surgiria alguma solução alternativa.

Até Sexta algumas coisas podem mudar. Neste momento por exemplo o Gustav parece estar a passar por muitos problemas, não se deu nada bem com a Hispaniola e permanece quase parado e desorganizado, julgo que muito mais debilitado do que o previsto. Vamos ver como evolui amanhã.

gustavcy9.jpg