Grande Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

O Gustav já é categoria 4, com ventos médios de 230km/h na parede do olho. Parece-me que continua a desviar-se ainda mais um pouco para a direita. O olho apresenta o efeito estádio.

DATA FROM AN AIR FORCE RECONNAISSANCE AIRCRAFT INDICATE THAT
GUSTAV HAS CONTINUED TO STRENGTHEN AND NOW HAS MAXIMUM WINDS
NEAR 145 MPH...230 KM/HR WITH HIGHER GUSTS. THIS MAKES GUSTAV AN
EXTREMELY DANGEROUS CATEGORY FOUR HURRICANE
ON THE SAFFIR-SIMPSON
HURRICANE SCALE. A SPECIAL ADVISORY WILL BE ISSUED AT ABOUT 200 PM
EDT TO MODIFY THE INITIAL AND FORECAST INTENSITIES. THE SPECIAL
PUBLIC ADVISORY WILL TAKE THE PLACE OF THE INTERMEDIATE PUBLIC
ADVISORY PREVIOUSLY SCHEDULED FOR THAT TIME.

g-4.jpg
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Neste momento Gustav está com o centro a 110km a sul de Havana, pressão de 942mb e ventos de 240km/h. O diâmetro do olho é de cerca de 40km.

2008AL07_1KMSRVIS_200808302025.gif
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Cuba paralisa transporte aéreo, marítimo e terrestre por Gustav

O governo cubano paralisou todo o transporte aéreo nacional, marítimo e terrestre, diante da passagem do furacão Gustav, que atingiu Punta del Este, este sábado, na ilha de la Juventud (sudoeste), com categoria 4 e devastadores ventos de 230 km/h, informaram as autoridades. A suspensão dos vôos nacionais, das viagens interestaduais por estrada e da navegação foi anunciada pelo Ministério dos Transportes, em nota divulgada pela imprensa local. De acordo com o comunicado, "os vôos internacionais serão mantidos, enquanto permitirem as condições meteorológicas, que pioram paulatinamente".
Pouco antes de tocar Punta del Este, na Ilha de la Juventud, cerca de 170 km ao sudoeste de Havana, Gustav subiu para categoria 4 e avança como um furacão "extremamente perigoso", segundo o Centro Nacional de Furacões americano (NHC, sigla em inglês). O temido furacão atravessará a província de Pinar del Río, 140 km ao oeste de Havana, onde mais de 200.000 habitantes de povoados pesqueiros já foram levados para zonas seguras, enquanto que outros 20.000 foram evacuados em Havana, sobretudo, no litoral sul, sendo 5.500 deles na pequenina Batabanó.
Na Ilha de la Juventud, todos os vôos nacionais e o transporte marítimo estão suspensos. Já em Pinar del Río, onde se produz o melhor tabaco do mundo, os cultivos estão sendo protegidos.

Último Segundo

Olho do Gustav já atravessa Cuba rumo ao Golfo do México

O olho do furacão Gustav entrou, neste sábado, no fim do dia, no território de Cuba pelo povoado de Carraguao, 100 km ao oeste de Havana, e começou a atravessar a ilha pela província de Pinar del Río, rumo ao Golfo do México, anunciou o Instituto de Meteorologia de Cuba (Insmet). O furacão entrou por "um ponto que fica entre Punta Carraguao, no município Los Palacios, e Punta La Capitana, na localidade de San Cristóbal, em Pinar del Río", de acordo com o boletim meteorológico divulgado às 18h (19h de Brasília).
Árvores e postes de luz caídos e algumas casas destruídas pelas chuvas e os fortes ventos - de até 230 km/h - podiam ser observados em Carraguao, segundo os jornalistas da AFP.

AFP

Previsão: ondas entre três e cinco metros e inundações até 5 Km na costa Sul

A meteorologia cubana alertou as populações da costa Sul das províncias entre La Habana e Pinar de Rio para o efeito no mar da passagem nas suas proximidades do núcleo do furacão Gustav, indicando que prevê ondas em três e cinco metros e inundações costeiras que poderão levar o mar “entre 3 e 5 quilómetros terra adentro”.
O aviso do Centro de Pronósticos do Instituto de Meteorologia de Cuba (INSMET) foi emitido às 18h00 (23h00 em Lisboa) e começa por referir que a “zona de perigo encontra-se desde a província de Pinar del Rio até Matanzas, incluindo a isla de la Juventud”.
“O Gustav é um grande furacão que está a fustigar Cuba, e a sua área de influência é muito extensa, pelo que não se focar a atenção num ponto determinado, mas numa grande área”, acrescenta a informação, na qual é dito que pelo seu movimento actual a tempestade continuará a atingir o País até às primeiras horas de Domingo.
O INSMET diz também que ventos com força de furacão atingem a Isla de la Juventud e as regiões entre Pinar del Rio e a partes Este da província de La Habana.
A parte restante desta província e Matanzas, por sua vez, estão sujeitas a ventos de tempestade tropical, acrescenta a informação, onde se refere que o Gustav é um furacão de categoria 4 da escala Saffir-Simpson, com ventos mais continuados de 240 Km/hora e rajadas ainda superiores, mas continuar a intensificar-se.
O Instituto diz ainda que, nas últimas três horas, o “olho” do Gustav, que tem 60 quilómetros de diâmetro, se deslocou no sentido noroeste, à velocidade de 25 Km/hora.
Às 18h00 (23h00 de Lisboa), acrescenta, o centro do furacão situva-se entre Punta Carraguao, município de Los Palacios, e Punta la Capitana, município de San Cristobal, já província de Pinar del Rio.
A previsão do INSMET é de que o Gustav cruze a província de Pinar del Rio del Rio e chegue ao Golfo do México nas imediações de Manuél Sanguily, município la Palma, entre as 21h00 e as 22h00 de hoje (entre as 2h00 e as 3h00 de amamnhã em Lisboa).
A informação sublinha ainda que o Gustav “tem uma área de influência que abarca um diâmetro de uns 520 quilómetros, pelo que afecta todo o ocidente do País, incluindo a Isla de La Juventud”.
As notícias procedentes de Cuba dizem que mais de 200 mil habitantes de povoados de pescadores nas zonas costeiras de Pinar del Rio foram levados para zonas mais seguras, a que se somam mais 20 mil que em Havana foram deslocados para zonas mais abrigadas.
As notícias dizem ainda que os aeroportos foram fechados excepto para voos internacionais, que “serão mantidos enquanto permitirem as condições meteorológicas”.
Como o PressTUR noticiou cerca das 21h00, um dos voos que chegou hoje a Cuba, ao aeroporto de Varadero, foi um charter procedente de Lisboa em avião Airbus A310 da White, com 202 passageiros a bordo.

><PressTur><

"Gustav" ganha força e ameaça se transformar em furacão de categoria 5

O furacão "Gustav", que atingiu hoje Cuba, registra atualmente ventos de 240 km/h e ameaça se transformar em um fenômeno de categoria 5 nas próximas 24 horas. "Poderia atingir essa categoria por causa da águas quentes do Golfo do México e seria um furacão catastrófico", disse hoje à Agência Efe Evelyn Rivera, meteorologista do Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos, com sede em Miami. Essa categoria com ventos de no mínimo 250 km/h é a máxima da escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5.
"'Gustav' é um furacão extremamente perigoso de categoria 4, se prevêem algumas oscilações em sua intensidade e poderia alcançar a categoria 5", informou o NHC em seu boletim das 18h (Brasília) de hoje. O furacão atingiu hoje diretamente a Isla de la Juventud, no oeste de Cuba, com ventos de 230 km/h, segundo os meteorologistas do NHC.
Este é o segundo furacão de maior categoria a se formar na temporada do Atlântico de 2008, após "Bertha", de categoria três. O furacão continuará sobre o oeste da ilha caribenha até a noite de hoje e irá amanhã de manhã para o sul do Golfo do México em rota rumo à Louisiana (EUA), destacou o NHC.
"Segundo a trajetória prevista, é possível que alcance o oeste de Pierre Part, na Louisiana, na próxima terça-feira", explicou Rivera. Segundo previsões, permanecerá como um furacão de categoria maior quando atingir a costa norte do Golfo do México.
Perante a ameaça de "Gustav", a cidade de Nova Orleans iniciou hoje o plano de evacuação obrigatória e os estados da Louisiana, Texas, Alabama e Mississipi se encontram em emergência.
O olho de "Gustav" estava às 18h (Brasília) de hoje perto da latitude 22,1 graus norte e da longitude 82,9 graus oeste, 210 quilômetros ao lés-nordeste da parte mais oeste de Cuba e 135 quilômetros ao sul de Havana. "As pessoas não devem se aventurar a sair enquanto o olho do furacão passa, porque depois os ventos aumentam rapidamente", advertiu o NHC. O furacão "Gustav" se desloca em direção ao noroeste a 24 km/h e nesta trajetória cruzará o oeste de Cuba na noite de hoje.
"Gustav" se tornou na terça-feira passada o terceiro furacão da temporada no Atlântico e causou pelo menos 66 mortos no Haiti e oito na República Dominicana, e como tempestade deixou pelo menos 12 vítimas mortais na Jamaica.
Enquanto isso, a tempestade tropical "Hanna" segue em direção às Bahamas com ventos de 85 km/h e se prevê um fortalecimento gradual nas próximas 24 horas, assinalou o boletim das 18h (Brasília). "Hanna" chegaria às Bahamas como tempestade tropical na próxima terça-feira.
Meteorologistas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, em inglês) previram este mês que esta temporada será muito ativa, com a possível formação de 14 a 18 tempestades tropicais, das quais sete e dez poderiam se transformar em furacões.

G1
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Sobre Cuba, com o olho a perder definição devido à Terra.
Televisão cubana refere um registo não oficial de uma rajada de 340km/h, desconheço se credível ou não.

2008AL07_1KMSRVIS_200808302255.gif


rgb-l-2.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Gustav enfraqueceu com a passagem sobre Cuba, sendo agora um Furacão Categoria 3, pressão de 958mb e ventos de 205km/h.

r-1.jpg


O olho colapsou mas o CDO mantém-se com convecção muito profunda. Ao longo do dia de hoje deverá intensificar-se novamente para categoria 4 pelo menos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

O Gustav continua sem explodir como se esperava que já estivesse a fazer a esta hora. O NHC mantém a categoria 3 mas na verdade o ultimo avião de reconhecimento na tempestade não encontrou vento que suporte a categoria 3. Compreende-se a decisão do NHC pois poderia ser perigoso agora baixar a guarda e a qualquer momento deverá intensificar-se pelo menos para 3.


rgb-3.jpg



Em teoria era agora que deveria estar a explodir, mas isso não sucedeu até ao momento. Talvez haja alguma esperança da costa do Golfo não ter uma catástrofe. Vamos ver.

Ocean Heat Content:

och-5.jpg
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Vince a pouco vi no telejornal, o presidente d estado de new orleans (penso eu) que esta iria ser a tempestade do seculo e que seria pior que o Katrina.
Mais, disseram que o olho do furacão era de 60km
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

A pressão tem descido lentamente nas últimas horas e parece um pouco melhor organizado do que este todo o dia. Os ventos foram estimados em 185km/h embora seja uma estimativa generosa face aos ventos que efectivamente encontraram os aviões.

g-5.jpg


O olho ainda não se reformou. A intensificar-se para Categoria 4 como se ainda espera nas últimas previsões terá que ser nas próximas horas, de contrário já não conseguirá. Mas mesmo que se mantenha em Cat3 será um furacão perigoso dada a zona frágil a que se dirige e ao storm surge previsto e que é significativo.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Vince a pouco vi no telejornal, o presidente d estado de new orleans (penso eu) que esta iria ser a tempestade do seculo e que seria pior que o Katrina.
Mais, disseram que o olho do furacão era de 60km

Pois, durante o dia de hoje o olho do furacão andou muito debilitado.
Ao nível do vento não houve grandes intensificações desde o último post do Vince.
O furacão mantem-se em categoria 3, e assim parece que se vai manter.



Maximum sustained winds are near 115 mph...185 km/hr...with higher
gusts. Gustav is a category three hurricane on the Saffir-Simpson
scale. Some re-intensification is possible tonight. Fluctuations
in strength are likely thereafter...but Gustav is forecast to
remain a major hurricane until landfall.


Gustav is expected to produce total rainfall accumulations of 6 to
12 inches over portion of Louisiana...southern Mississippi and
southern Arkansas...with isolated maximum amounts of up to 20
inches possible through Wednesday morning. Additional rainfall
amounts of about an inch are possible over Florida Keys and
South Florida.


Isolated tornadoes are possible over the central Gulf Coast tonight.

O nível de precipitação acumulada é que deverá ser mesmo muito:
6 inches = 152,4mm
12 inches = 304,8mm:rain::rain:
20 inches = 508mm :surprise:
 

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

kc8pwxp9ebkdx62f1z3n.jpg


Aquela zona no centro esbranquiçada e com uns traços, é um erro do satélite ou algo assim?? :unsure::unsure:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

Aquela zona no centro esbranquiçada e com uns traços, é um erro do satélite ou algo assim?? :unsure::unsure:

Isso era o floater visible e quando fica de noite aparece essa barra e misturam com uma IR. Durante a noite tens que usar outro tipo de imagem que não o visível.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Furacão GUSTAV (Atlântico 2008 #07)

O Gustav manteve-se toda a noite como categoria 3 e tudo indica que será assim que fará landfall daqui a poucas horas. A pressão actual é de 954mb, ventos de 185km/h e rajadas superiores.


g-6.jpg



Radar

WUNIDS_map-3.gif