A neve forma-se em condições meteorológicas onde os movimentos verticais são de baixa intensidade.
Pelo contrário o granizo forma-se quando existem movimentos verticais mais intensos.
Penso eu de que...
Exato, e o granizo cai daquelas células pós frontais, onde o ar sobe, condensa, as gotas caem, derretem, voltam a ser apanhadas por ar que sobe, sobem, recongelam, etc...e assim geram-se bolas de gelo.
Quando essas células se movem para zonas mais interiores onde está frio tambem á superficie, os movimentos verticais diminuem, e ao mesmo tempo o ar frio prolonga-se em toda a extensão da nuvem, sem haver ar mais quente abaixo o ar condensa em cristais de gelo mas não passa pelos ciclos de descongelar-congelar, e cai sob forma de flocos de gelo.

! Mas no entanto não vejo onde é que está aqui as lamurias que me fala, simplesmente queria tirar uma dúvida, por acaso ocorreu isso aqui na minha localidade, mas podia não ter ocorrido! Penso que este fórum serve para tirar dúvidas, não introduzi qualquer sentimento ou lamuria na minha pergunta. Como a senhora, também eu estive no Caramulo na manhã em que nevou. Agora, lá por eu querer entender o que se podia ter passado nesse dia em que nevou, acho um absurdo isso ser interpretado como uma lamuria.

Não sei porque é que pensei que era uma senhora. Sim já fiquei a perceber mais qualquer coisa acerca do assunto com as vossas respostas! Obrigado!